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Como criar uma cultura organizacional eficiente?

Negócios

Como criar uma cultura organizacional eficiente?

Não são apenas as grandes empresas que precisam se preocupar com a cultura organizacional. Mesmo nas pequenas redes, é fundamental que o estilo de gestão e as características de atendimento sejam únicas entre as lojas, pois isso ajuda a fortalecer a marca como um todo. 

Porém, como estabelecer uma cultura organizacional de maneira eficiente? A relação dos colaboradores com os gestores e a maneira como você comunica as ações do dia a dia impactam diretamente na qualidade do atendimento, nos relacionamentos e no volume de vendas.

Chegou a hora de colocar em prática estratégias que vão tornar a gestão do seu negócio mais simples e prazerosa para todos os envolvidos.

Cultura organizacional: o que é isso?

Por cultura organizacional podemos entender as normas, os valores e as crenças responsáveis por nortear as ações de uma empresa, seja com relação a fornecedores e clientes ou entre os próprios colaboradores.

Ainda que não existam regras rígidas definindo o que é certo e o que é errado nesse quesito, uma cultura organizacional estabelecida é capaz de valorizar os colaboradores à medida que os deixa alinhados com as expectativas dos gestores. Em muitos casos, esses valores podem ter reflexo também no posicionamento da marca perante os concorrentes.

As principais características de uma cultura organizacional sólida

Quais são os principais aspectos a serem levados em consideração quando se trata de estabelecer uma cultura organizacional de sucesso? Ao entender os benefícios de se investir em um ambiente de trabalho que esteja de acordo com os valores dos proprietários e gestores, torna-se mais fácil atrair e reter talentos que estejam alinhados com as mesmas premissas.

Como criar uma cultura organizacional eficiente

O exemplo que vem de cima

O primeiro aspecto de uma cultura organizacional vencedora, seja ela qual for, os gestores  devem estar alinhados com aquilo que se espera dos demais colaboradores. De nada adianta os gestores pedirem cordialidade, por exemplo, aos demais funcionários, se eles mesmos não tratarem  seus subordinados dessa forma.

Busque colaboradores com perfil definido

A definição de uma cultura organizacional é importante também na escolha de futuros colaboradores. Já no processo seletivo é possível escolher aqueles cujos valores estejam mais alinhados com os da companhia, reduzindo futuramente os índices de turnover e proporcionando mais estabilidade para o negócio como um todo.

Atenção aos detalhes: análise e treinamento

Para que os colaboradores possam desempenhar um papel dentro daquilo que se espera, é fundamental que eles recebam treinamento constante. Os valores da empresa precisam ser comunicados no dia a dia, por meio de ações ou abordagens específicas. Posteriormente, analise o desempenho e ofereça feedbacks com oportunidades de reflexão e melhorias.

Reforce a importância do trabalho em equipe

Uma equipe unida está mais propensa a conseguir resultados mais interessantes do que pequenos grupos trabalhando isolados entre si. Algumas maneiras  de estimular o sentimento de unicidade entre os colaboradores incluem uso de uniforme, processos contínuos de integração e capacitação e bonificações coletivas baseadas em metas.

Documente as mudanças esperadas

Muitas empresas se limitam a definir a cultura organizacional a partir da “missão” e dos “valores”. De fato, essas premissas são importantes, mas não devem ser as únicas. Documente também os princípios éticos que são aceitáveis – e os que não são – e certifique-se de que todos os colaboradores tenham acesso ao material. Sempre que necessário, faça revisões e atualizações.

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Um bom atendimento ao consumidor é reflexo direto de uma relação saudável entre os gestores e os colaboradores. Por mais que se qualifique um funcionário para atender bem um cliente, certamente ele não conseguirá fazer isso da melhor forma possível se não receber um tratamento adequado.

Portanto, se você espera que seus profissionais tratem bem os clientes, comece tratando-os como se eles fossem seus consumidores. Acredite: proximidade e gentileza terão reflexo direto no dia a dia e são armas importantes na fidelização daqueles que visitam seu estabelecimento.