Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer uma gestão de fornecedores mais eficiente?

Negócios

Como fazer uma gestão de fornecedores mais eficiente?

A sua lista de fornecedores provavelmente é bastante extensa. Porém, será que todas as empresas que trabalham com você estão oferecendo as melhores condições para o seu negócio? É bem provável que exista um grande potencial a ser explorado nesse sentido.

Quando aperfeiçoamos o relacionamento com os fornecedores de maior confiança, além de preços e condições melhores, passamos a oferecer produtos de melhor qualidade para os nossos clientes. Em um sistema no qual todos saem ganhando, é fundamental escolher com critério quais empresas fornecerão produtos para o seu estabelecimento.

Aqui estão algumas maneiras de obter resultados mais eficientes nesse relacionamento. Que tal transformar a maneira como os fornecedores percebem a sua empresa?

Faça uma seleção prévia

Nem todos os fornecedores têm a capacidade de atendê-lo de forma eficiente. O seu planejamento deve priorizar aqueles que oferecem não apenas melhores condições de pagamento, mas também produtos de qualidade, respeitando prazos de entrega.

Por mais que as empresas tenham processos distintos entre si, sejam eles quais forem, é preciso que elas atendam às suas expectativas. Se possível, ajuste seus processos para ficar em conformidade com prazos e evitar que faltem produtos no seu estoque.

Estabeleça parcerias

À medida que sua empresa se relaciona com fornecedores, alguns deles podem se destacar por uma série de fatores. Priorize aqueles que são capazes de oferecer parcerias mais duradouras e benéficas para ambas as partes. Isso pode impactar diretamente na sua margem de lucro ou no fluxo de caixa.

Se a sua estratégia contempla ações diferenciadas, chame um representante e converse, apresentando suas expectativas. Você ficará surpreso ao descobrir que muitos dos fornecedores são solícitos e estão dispostos a ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Como fazer uma gestão de fornecedores mais eficiente

Use a tecnologia a seu favor

Por mais que o relacionamento pessoal seja uma variável imprescindível, em muitos cenários já é possível resolver tudo online. Utilizando ferramentas adequadas é possível ganhar tempo e ter mais precisão nos relatórios na hora da compra ou da conferência dos produtos adquiridos.

O bom fornecedor é aquele que facilita o seu trabalho, disponibilizando o maior volume possível de informações, respeitando prazos de entrega e oferecendo condições mais atrativas de negociação. Valorize aqueles que disponibilizam sistemas eficientes de compras.

Estruture processos internos

Como gestor, você deve ter uma visão clara dos processos internos no seu supermercado. Independentemente se você é o responsável pelas compras ou se essa função é exercida por um profissional de confiança, o fato é que todas as etapas devem ser registradas para que sejam consultadas de forma clara a qualquer momento.

A organização é parte fundamental do sucesso de qualquer companhia e não há como exigir pontualidade e eficiência dos fornecedores quando seus próprios processos internos não estão sendo executados de maneira adequada. 

Avalie a capacidade de resolução de problemas

Por mais que os processos internos estejam organizados e que o fornecedor seja de qualidade, erros acontecem. A grande questão é: quando isso acontece, o que é feito para resolver o problema da melhor forma possível?

Empresas que fornecem canais específicos de assistência ou que contam com soluções eficazes para troca ou devolução de itens contribuem para que o gestor perca menos tempo. Uma boa relação comercial é aquela realizada da forma mais transparente possível: valorize aqueles que oferecem essa possibilidade.

.....

Quais são os aspectos que você mais valoriza na sua relação com os fornecedores? Invista em tecnologia e estruture seus processos internos como forma de preparar melhor a sua empresa para encontrar relacionamentos mais duradouros e com melhores oportunidades de negócio.