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Como realizar a gestão de pessoas no ramo supermercadista

Negócios

Como realizar a gestão de pessoas no ramo supermercadista

Como um pequeno mercado pode fazer a diferença no cotidiano dos consumidores? Brigar pelo preço mais baixo nem sempre é uma opção, afinal concorrer com as grandes redes, que compram produtos em maiores quantidades e com custos unitários mais baixos, não é fácil.

Porém, entre os muitos recursos que esses estabelecimentos podem oferecer, um dos diferenciais ao qual você deveria dar mais atenção é o atendimento. Além de  ser uma carta na manga ao alcance de todos, o atendimento cordial e solícito é ainda um elemento-chave na fidelização de clientes.

Será que o seu negócio está preparado para oferecer diferenciais para os consumidores? Tudo começa na gestão de pessoas. Redobrar a atenção com treinamentos é o primeiro passo não só para manter bons profissionais, como também para transformar a sua equipe de colaboradores.

Aposte na capacitação

Por mais que um profissional seja qualificado, constantemente ele precisa receber treinamento para aperfeiçoar a execução das funções. Se engana quem pensa que qualificação profissional é algo restrito apenas às grandes redes: mesmo os proprietários de minimercados precisam estar constantemente reciclando seus colaboradores.

Isso implica em estar sempre atento às dúvidas, críticas e sugestões dos consumidores. Ao identificar os pontos que necessitam de melhorias, você pode partir deles para qualificar seus colaboradores, fazendo com que a evolução deles tenha reflexo direto na percepção positiva dos clientes.

Alta rotatividade é um ponto negativo

Nem sempre um estabelecimento de pequeno porte tem condições de pagar salários tão atrativos como o de grandes redes. Isso resulta em outro problema em médio e longo prazo: a alta rotatividade de colaboradores.

Assim como os treinamentos são importantes, a retenção de talentos também deve ser uma das prioridades dos gestores. Tenha uma noção clara dos pré-requisitos que você busca em um profissional: prefira contratar aqueles que estão mais aptos a serem desenvolvidos do que simplesmente aqueles que aceitam salários menos atrativos.

Ambiente de trabalho faz toda a diferença

Outra vantagem que os pequenos negócios podem proporcionar é a possibilidade de oferecerem ambientes de trabalho mais acolhedores. A relação entre os colaboradores e os gestores deve ser cordial e próxima, com espaço para que todos deem suas opiniões.

Como realizar a gestão de pessoas no ramo supermercadista

Obviamente, a remuneração e os benefícios são fatores essenciais para um trabalhador decidir se fica ou não na empresa, mas quando o ambiente é agradável mesmo propostas salariais melhores tendem a ser recusadas em prol da expectativa de crescimento combinada a uma melhor qualidade de vida.

Bom atendimento deve ser prioridade

Um bom atendimento ao consumidor é reflexo direto de uma relação saudável entre os gestores e os colaboradores. Por mais que se qualifique um funcionário para atender bem um cliente, certamente ele não conseguirá fazer isso da melhor forma possível se não receber um tratamento adequado.

Portanto, se você espera que seus profissionais tratem bem os clientes, comece tratando-os como se eles fossem seus consumidores. Acredite: proximidade e gentileza terão reflexo direto no dia a dia e são armas importantes na fidelização daqueles que visitam seu estabelecimento.

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Quais são os maiores desafios que você enfrenta na gestão do seu negócio? Você sabia que o bom relacionamento com os fornecedores também pode ser uma ferramenta importante na hora de conseguir melhores condições de gerenciamento de um minimercado? 

Os relacionamentos são a base de qualquer tipo de negócio – e no seu supermercado não é diferente. Que tal começar ouvindo seus funcionários e clientes e preparar estratégias para combater os problemas mais pontuais?