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Dicas de ativação para o período de festas juninas

Negócios

Dicas de ativação para o período de festas juninas

Há alguns dias, o B2Blog publicou um artigo apresentando 5 dicas de como você pode melhorar a gestão da sua loja (se ainda não viu, leia urgentemente).

Com a chegada do período de festas juninas, decidimos então dar continuidade ao tema, trazendo algumas dicas de ativação que seu negócio pode promover para chamar atenção do público, causar uma experiência positiva e garantir mais vendas. Assim sendo, confira as ideias a seguir, veja quais se aproximam da sua realidade e as execute. 

Qualquer dúvida, você também pode falar com a gente.

Melhores ideias de ativação para o São João 2021

O ano passado foi turbulento, mas trouxe oportunidades aos supermercados, atacarejo, redes e varejos de vizinhanças. O brasileiro teve que ficar mais em casa, as restrições limitaram o funcionamento de lojas de consumo local, e isso enquanto o abastecimento das despensas cresceu 55%, segundo recente relatório da NielsenIQ. Mais pessoas passaram a comprar online (13,2 milhões), com a pandemia acelerando o setor de e-commerce.

Ao entrarmos no período de festas juninas em 2021, o cenário econômico mudou dramaticamente os hábitos do shopper. E, embora o varejo moderno tivera que se adaptar à nova realidade, continua registrando crescimento e provando que ainda há muito que você pode fazer para gerar mais vendas.

Enquanto os consumidores dão as boas-vindas a mais um arraiá em casa, seu negócio já deve estar no espírito junino e uma ativação surpreendente e disruptiva irá incentivá-los ainda mais a comprar de você. Então, mesmo que até hoje suas ações tenham sido tímidas, não é tarde demais. Temos várias ideias, por meio das quais você pode impulsionar seu negócio.

Ativações físicas

Gondola com tematica junina

Aposte na tradição junina

Sem dúvidas, a exposição temática é um dos maiores atrativos que sua loja pode ter. Portanto, vale a pena continuar investindo na montagem de barracas, pontas de gôndolas, bandeirolas e outros pontos extras que costumam encantar os clientes. 

Recomendamos que nesse momento de persistência da pandemia, converse bastante com os promotores de venda para encontrar a melhor maneira de executar o PDV sem com isso invadir espaços de circulação do shopper.

Você pode montar duas pontas de gôndolas com telhado, por exemplo, para deixar o estabelecimento divertido, mais acolhedor e quem sabe até nostálgico. Vale, portanto, apostar na criatividade, fugindo da zona de conforto.

Apele para além dos produtos sazonais 

Geralmente, nesta época do ano, o varejista direciona os esforços para um mesmo mix de produtos, sem apresentar ao cliente uma maior variedade de itens que case com o momento. Essa “cultura” é uma deficiência das empresas que, se revista, trará melhores resultados. Afinal, à sua disposição também existem a inovação, linhas focos e um apelo diferenciado para o shopper.

No Sul do país, por exemplo, o período de festas juninas leva automaticamente à disposição máxima da canjica branca, arroz cateto, batata palha, amendoim, milho de pipoca, bolo… Contudo, será mesmo que no inverno o seu consumidor não quer uma sopa, em vez de uma sobremesa? Será que não existe um mix para o almoço, a janta ou até mesmo um mix de indulgência para esse momento?

Ao ampliar o mix da loja você dá ao cliente mais possibilidade de compra e – talvez o mais importante – demonstra estar genuinamente atento a seus desejos, anseios e hábitos.

Ativações promocionadas

promocao Caldo Bom

Agora é hora de pensar em promoções

Quando se trata da resistência do shopper, não há melhor maneira de fulminá-la do que executando boas promoções.

Para donos de mercados regionais, contudo, o mais sensato continua sendo a escolha de descontos menos agressivos, até mesmo para repassarem menor preço nas vendas regulares.

Então, como você se destaca promocionando?

Promovendo descontos packs, por exemplo: leve duas, pague uma; 50% Off na segunda unidade; leve canjica, sagu e quirera e ganhe uma pipoca de microondas. 

Você pode chamar a ação de “Queima de preços”, deve ser sobre itens específicos e é importante que seja temporário. Deve ficar claro para o consumidor que a promoção é exclusiva dessa época. Seja sincero, o shopper atual sabe pesquisar no smartphone, comparar e reconhecer quando a queima é só uma chamuscada. 

Além dos descontos, você também pode incluir condições especiais e brindes. Assim, sua ação não será limitada à derrubada de preços. Também fará com que os consumidores se sintam lembrados, priorizados e que sua loja se preocupa com eles. Dessa forma, você pode usar a promoção inteligente ao seu favor.

Presença online

aumento de vendas online

Use as ferramentas disponíveis

Em 2020, as vendas no e-commerce atingiram a marca histórica de R$ 87 bilhões. Aumentou o número de consumidores online e a frequência de compras. Ao nos debruçarmos no relatório da NielsenIQ, verificamos também novo crescimento de 38% já no Q12021. 

Portanto, se você ainda não abriu os olhos para os canais de comércio virtual, invista, sem perda de mais tempo.

Algumas redes estão direcionando esforços de exposição no Marketplace e outras nas lojas virtuais. Ainda mais democrático, o WhatsApp Business é uma ferramenta que você certamente pode utilizar para auxiliá-lo no processo de vendas. Aqui, vale explorar a variedade de canais, divulgar seus produtos nas redes sociais, site de buscas e, por que não, aceitar encomendas por aplicativos. 

Você apenas deve lembrar que nem todas as plataformas são compatíveis com seu negócio e, portanto, as escolhas precisam ser adequadas a sua realidade, pois cobrarão tempo e recursos.

Comunique-se com seus fornecedores

Em outro artigo, também já abordamos sobre porque é tão importante existir um ambiente colaborativo entre varejistas, fornecedores e promotores. Uma possível rachadura nessa relação pode dificultar a estruturação e execução da campanha junina, refletindo na ponta de gôndola.

Como os passos são lógicos em direção ao omnichannel, o bom relacionamento entre os atores ainda pode viabilizar ativações nos espaços virtuais de seus parceiros. Resumimos os benefícios mais importantes nesta lista:

  1. Uso dos ativações do seu fornecedor para impulsionar as vendas, sendo os consumidores da marca parceira direcionados para seu estabelecimento
  2. Uso de dados compartilhados para tirar o máximo de proveito do período de festas juninas
  3. Ativação da sua marca num ambiente em que faz sentido, para todos, a execução diferenciada do PDV, promoções e e-commerce
  4. Sacudir a natureza monótona das relações no setor alimentício, de uma forma que surja uma conexão duradoura entre seus atores
  5. Aumento da exposição de sua marca alinhando sua campanha com os interesses dos consumidores do fornecedor
  6. Promoções mais chamativas

Impressione o consumidor

Como forma de atrair e fidelizar o cliente, a experiência positiva é um aspecto fundamental para você obter maiores margens no São João. O consumidor deve sempre ser lembrado, disponibilizando-os produtos de seu interesse e, sobretudo, que sejam úteis a eles.

+ Você pode gostar: Negociações estratégica para supermercados: como gerenciar fornecedores, equipe e clientes

Após ter nos acompanhado até aqui, você já entende como um junino bem planejado tem potencial para alavancar suas vendas, não? Por isso, nossa última dica é deixar a execução das quermesses – menores e com pouco sortimento – de lado e garantir suas margens com nosso Arraiá du Bão. Até a próxima!