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5 dicas para melhorar a gestão das suas lojas

Negócios

5 dicas para melhorar a gestão das suas lojas

Quais são os maiores desafios enfrentados pelos gestores de mercados e minimercados? Sem dúvida, cada negócio tem as suas particularidades, mas em todos eles encontramos alguns pontos em comum que acabam tirando o sono dos empreendedores.

Para melhorar a gestão das suas lojas, é necessário agir. Por isso, separamos algumas dicas práticas que você pode começar a implantar hoje mesmo no seu negócio. Desde a transformação digital passando pela qualidade dos produtos e pelo atendimento diferenciado, há muitas formas de crescer de forma sólida.

1. Comece pela qualificação

A forma como os colaboradores atuam reflete diretamente o trabalho realizado pelo gestor. Mercados que almejam o sucesso devem estar constantemente preocupados com a qualificação profissional dos trabalhadores e atingir bons índices nesse quesito só é possível por meio de treinamento.

Por mais simples que eles possam ser, inclua programas de treinamento na rotina dos seus funcionários. Eles precisam ser constantemente lembrados sobre aspectos que podem ser melhorados. Avaliações periódicas para identificação de pontos a serem trabalhados contribuem para uma gestão mais eficaz.

2. Não deixe de observar indicadores

Quando um gestor não dá a devida atenção para os principais indicadores do estabelecimento – como volume de vendas, relatório ABC, ticket médio e controle de estoque – é como se ele estivesse navegando às cegas. Sem números, a tomada de decisão fica comprometida e os “achismos” podem representar prejuízo no final do período.

A partir do uso de ferramentas de controle, como softwares de gestão ou mesmo simples planilhas, torna-se possível compreender os pontos fortes e fracos do negócio e elaborar estratégias para explorar cada um deles. A tomada de decisão deve ser sempre embasada em fatos.

3. Priorize o bom atendimento

Se em um supermercado a qualidade do atendimento é vista como um fator importante, em um mercado de pequeno porte esse aspecto é primordial. Como competir por preços mais baixos nem sempre é uma tarefa simples, se destacar pela qualidade do atendimento é o melhor caminho para fazer a diferença.

dicas para melhorar a gestão das suas lojas

Ouça seus consumidores, seja solícito com eles e crie programas de fidelização para mantê-los sempre visitando suas lojas. Um bom atendimento, é claro, requer treinamento dos colaboradores, mas essa é uma solução de baixo custo e capaz de trazer muitos bons resultados para o negócio.

4. Tenha produtos “chamariz”

Um produto chamariz é aquele que é comercializado com uma margem de lucro muito baixa ou mesmo a preço de custo como uma estratégia para atrair mais clientes. Em muitos casos, essas ofertas atraem consumidores que acabam levando outros produtos. Trata-se, portanto, de um investimento.

O grande segredo está na escolha desses produtos. O chamariz ideal varia de loja para loja e de região para região. Faça testes e descubra quais são os itens que funcionam melhor para você, mas não deixe de ter um cronograma de ofertas como essas. Converse com seus fornecedores e estabeleça parcerias para obter resultados ainda melhores.

5. Abra canais de diálogo com o consumidor

Vivemos tempos em que as lojas físicas precisam pensar em uma operação multicanal. Seja para marketing ou para contato com os clientes, disponibilize múltiplos canais para que eles possam expressar dúvidas, críticas e sugestões.

Redes sociais, mensageiros, telefone, e-mail, formulários presenciais... Qualquer forma de comunicação é válida. Lembre-se apenas de que as respostas devem ser dadas de forma rápida e precisa e que os colaboradores envolvidos nesse processo são também potenciais vendedores, responsáveis por aumentar seus índices de conversão e satisfação.

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Um bom atendimento ao consumidor é reflexo direto de uma relação saudável entre os gestores e os colaboradores. Por mais que se qualifique um funcionário para atender bem um cliente, certamente ele não conseguirá fazer isso da melhor forma possível se não receber um tratamento adequado.

Portanto, se você espera que seus profissionais tratem bem os clientes, comece tratando-os como se eles fossem seus consumidores. Acredite: proximidade e gentileza terão reflexo direto no dia a dia e são armas importantes na fidelização daqueles que visitam seu estabelecimento.