Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

5 formas da fazer prevenção de perdas em mercados e minimercados

Negócios

5 formas da fazer prevenção de perdas em mercados e minimercados

Quanto o seu supermercado deixa de ganhar todos os meses em decorrência de perdas? É bem provável que você já tenha um valor médio direcionado para isso todos os meses. Porém, existem muitas maneiras de reduzir esses índices e aumentar a sua receita. 

Entre as perdas identificadas e não identificadas, é possível que cerca de 2% da sua receita esteja sendo desperdiçada todos os meses. A boa notícia é que é possível virar o jogo e deixar de mandar esse dinheiro embora. 

Preparamos um conteúdo especial, baseado em dicas da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, mostrando algumas estratégias que podem ser adotadas para tornar esse cenário mais positivo.

1. Capacite seus colaboradores

O primeiro passo é criar uma cultura de prevenção de perdas entre os seus funcionários. Todos eles devem ter a capacidade de identificar potenciais cenários de perdas, tendo uma certa autonomia para resolvê-los sempre que possível.

Quando todos os colaboradores se mostram engajados na busca por soluções, naturalmente há uma redução no volume de perdas. Muito se fala que esse é um pensamento associado ao “olhar do dono”, mas na prática todos podem ser orientados a observar as situações a partir desse perfil.

2. Invista em segurança

Um dos grandes problemas enfrentados pelos minimercados é a questão da segurança. Furtos podem se tornar recorrentes se não houver soluções capazes de inibir pessoas mal-intencionadas. Portanto, câmeras de segurança e alarmes precisam estar presentes em diversos pontos da loja.

Todas essas soluções requerem investimentos, mas esse é um valor que se paga em médio e longo prazo em decorrência da economia gerada com a prevenção de perdas. Não subestime a capacidade dos meliantes: eles encontram formas criativas de driblar o monitoramento, portanto esteja sempre atento.

3. Mantenha um controle rígido de pedidos

A tecnologia é a melhor companheira do gestor de um mercado, independentemente do porte. Nos pequenos estabelecimentos o controle de pedidos deve ser ainda mais rígido, pois eventuais perdas têm um impacto muito mais significativo na lucratividade.

formas da fazer prevenção de perdas em mercados e minimercados

Sendo assim, adote sistemas de controle de pedidos e sua relação com volume médio de vendas e prazos de reabastecimento. Ao reduzir as possibilidades de comprar mercadorias demais e não conseguir vendê-las, especialmente em se tratando de perecíveis, diminuem as perdas causadas por erros de planejamento.

4. Tenha estratégias de exposição de produtos nas gôndolas

A disposição dos produtos na loja deve ser pensada tendo em vista a redução das perdas. Por exemplo, produtos mais próximos da data de vencimento precisam estar mais visíveis para os consumidores, pois isso aumenta as chances de que eles sejam a primeira escolha deles.

Fatores como qualidade e praticidade operacional também devem ser considerados, porém o posicionamento deve ser flexível. Produtos colocados nas proximidades do caixa, especialmente em locais com maior fluxo de pessoas, tendem a ser mais vendidos em compras por impulso.

5. Faça inventários e avaliações constantes

A gestão do estoque de um minimercado é um trabalho constante e que requer muita atenção. Inventários periódicos podem prevenir que produtos deixem de ser comercializados, ainda que a preço de custo, minimizando perdas decorrentes de expiração do prazo de validade.

Da mesma forma, os indicadores de vendas precisam ser consultados ao menos uma vez por semana. Identificar sazonalidades ou rever prioridades é fundamental para equilibrar o volume de pedidos com a demanda dos consumidores. Trata-se de uma ação recorrente e para a qual, se possível, deve haver um responsável permanentemente atento.

.....

Quando se trata de reduzir perdas, planejamento e análise de indicadores são aspectos essenciais para que esse número seja cada vez menor. A redução das perdas é um processo que demanda atenção contínua e as estratégias precisam ser permanentemente revistas. Não deixe de dedicar um tempo da sua atenção para esse aspecto.