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Marketing para supermercados: 5 ideias para colocar em prática

Mercado

Marketing para supermercados: 5 ideias para colocar em prática

Como atrair mais clientes para o meu supermercado? Certamente, todos os dias essa pergunta passa pela sua cabeça. Existem várias respostas possíveis para ela, mas todas passam pelas estratégias de marketing colocadas em prática.

Vivemos um período de transformações no comércio e quando falamos da compra de produtos essenciais não é diferente. As melhores estratégias para atrair clientes variam de negócio para negócio, mas algumas ideias práticas funcionam para todos. 

1. O futuro é digital: aposte nele

Vivemos tempos em que o marketing digital se tornou uma ferramenta essencial também para os supermercados. Mesmo os estabelecimentos que vendiam apenas em um ponto físico tiveram que se adaptar para também receber pedidos online – e nem todos estavam prontos para abraçar o mundo digital.

Mesmo após o fim da pandemia de coronavírus, não há perspectivas de que as compras online sejam deixadas completamente de lado. Portanto, abrir um novo canal de vendas é essencial para se manter competitivo perante a concorrência.

marketing para supermercados

2. Ofereça descontos na primeira compra

Os consumidores recebem ofertas a todo momento, inclusive dos seus concorrentes, e é preciso criar algum diferencial que justifique a visita deles no seu estabelecimento. Se é a primeira vez do cliente em sua loja ou no seu aplicativo, por que não oferecer um desconto significativo na compra? Esse pode ser um incentivo e tanto para que seus clientes baixem e testem seu app de e-commerce, por exemplo.

3. Faça promoções relevantes

Promoções no estilo “Leve 3, Pague 2” sempre dão bons resultados e você deve apostar nelas quando possível. Entretanto, o segredo está na escolha dos produtos. Eles precisam ser relevantes e, de preferência, do tipo de consumo frequente. 

Uma promoção como essa de sabão em pó é menos atrativa do que uma relacionada a molho de tomate, por exemplo. Encontre os produtos certos e que tenham relação direta com os interesses dos seus consumidores.

4. Crie um cronograma de ofertas

Você já deve ter visto muitos supermercados com promoções relacionadas a dias específicos da semana como “terça-feira das frutas e verduras” ou “quinta-feira das carnes”. Essa estratégia não existe por acaso. 

Ao criar uma espécie de calendário de ofertas, o consumidor cria  o hábito de se programar para visitar a sua loja em dias específicos, de acordo com os interesses dele. Funciona também para novos clientes e facilita a comunicação de ofertas.

5. Invista nas redes sociais

Quais são os melhores canais para se comunicar com seus clientes? Muitos supermercados utilizam a TV, o rádio e a mídia exterior como meios de comunicação, mas eles não devem ser as suas únicas apostas. Além de custar um pouco mais caro, eles são considerados mídias de massa, o que dificulta a segmentação. 

Na internet, e mais especificamente nas redes sociais, o custo de veiculação é menor e a capacidade de segmentação é muito maior. Em outras palavras, mesmo com uma verba reduzida é possível obter ótimos resultados.

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Atrair e fidelizar clientes em supermercados é parte fundamental da estratégia de qualquer estabelecimento do setor. Com a pandemia de coronavírus, quando os hábitos da clientela se transformaram rapidamente, ações como essas se tornaram ainda mais relevantes. 

Afinal, muitas empresas já estabelecidas tiveram que repensar seus negócios em pouco tempo, em alguns casos adotando o e-commerce como ferramenta complementar. Novos canais de venda requerem estratégias diferenciadas: essa é a hora de repensar algumas das suas ações.

Atrair e fidelizar clientes é e continuará sendo um dos maiores desafios para qualquer tipo de negócio. Nos setor de supermercados, onde a concorrência é ampla, essa missão é ainda mais complexa e envolve dezenas de variáveis.