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Negociação estratégica para supermercados: como gerenciar fornecedores, equipe e clientes

Mercado

Negociação estratégica para supermercados: como gerenciar fornecedores, equipe e clientes

Algumas máximas que se aplicam às relações comerciais nem sempre são verdadeiras. Por exemplo, as ideias de que “o cliente sempre tem razão” e de que “os fornecedores que se adaptem aos clientes” precisam ser observadas sempre sob um contexto.

Uma boa negociação é aquela que termina em bons resultados para todos os envolvidos. Por isso, nem sempre colocar toda a razão em somente um dos lados é realista. É preciso entender o contexto de cada negociação, para que seja possível tomar as melhores decisões para aquele momento.

Quando falamos da relação dos gestores de um supermercado com clientes, fornecedores ou mesmo com os demais membros da equipe, essa lógica se mantém. Identificar e desenvolver habilidades básicas de negociação e compreender os detalhes desse processo pode elevar a qualidade dos seus resultados.

Negociando com clientes: quem é o elo mais fraco?

Quem é o elo mais fraco em uma negociação entre empresa e cliente? Dependo do contexto em questão. Em muitas situações, o supermercado pode até ter razão, mas os desdobramentos de uma eventual disputa com um cliente insatisfeito podem trazer prejuízos agregados pelos quais não vale entrar em combate.

strategic negotiation

Portanto, não se trata de identificar quem está certo ou quem está errado em uma disputa, mas sim em compreender de que maneira é possível encerrar a desavença com uma solução que seja a melhor possível para todas as partes. 

Obviamente, essa não é uma tarefa simples, e requer muito senso de observação por parte dos gestores. Porém, ao final, lembre-se de que ter razão não significa, necessariamente, sair vitorioso. Um consumidor satisfeito, que se mantenha seu cliente, e que não faça uma propaganda negativa do negócio pode ser mais valioso do que a falsa economia de alguns reais.

Negociando com a equipe: juntos em busca de um mesmo ideal

As perspectivas de negociação devem mudar um pouco quando se trata de entrar em negociação com membros da sua equipe. Antes de tudo, é preciso se lembrar que todos devem estar unidos em prol de um objetivo em comum. Portanto, adotar qualquer postura do tipo “nós contra eles” não será benéfico.

O espírito de colaboração sempre deve ser a base das negociações com membros da sua equipe. Construir uma cultura na qual todos possam expressar opiniões e pontos de vista é um bom caminho para que uma relação saudável se estabeleça.

Da mesma forma, cabe aos gestores oferecerem condições que atendam às expectativas dos colaboradores, como treinamento, um ambiente de trabalho saudável e perspectivas de crescimento. O sucesso da relação depende do esforço de todos aqui, e quanto maior for o senso de coletividade, melhores serão os resultados.

Negociando com fornecedores: estabelecendo parcerias

Por fim, quando se trata de estabelecer negociações com fornecedores, é importante selecionar primeiramente aqueles que têm maior potencial de se transformar em verdadeiros parceiros do negócio. Uma boa gestão de compras não significa apenas conseguir sempre produtos com os preços mais baixos.

A boa negociação é aquela que transforma o fornecedor em parceiro. Em outras palavras, entre aqueles capazes de oferecer as melhores condições, busque meios para que eles possam também pensar em estratégias de negócio que façam sentido para a sua realidade.

Isso pode significar não apenas preço mais baixo, mas melhores condições de pagamentos, exclusividade de certos itens, prazos de entrega mais curtos, taxas de frete menores ou até mesmo promoções criadas sob medida, beneficiando diretamente seus clientes.

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Você já parou para pensar nas estratégias de negociação que utiliza na hora de lidar com seus fornecedores, clientes e colaboradores? Ser transparente, buscar parcerias e compreender que todos podem sair ganhando em uma negociação são formas eficientes de conseguir bons resultados sempre. Que tal experimentar essas dicas com alguns dos seus contatos?