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Os principais relatórios gerenciais para mercados

Negócios

Os principais relatórios gerenciais para mercados

Quais são os principais relatórios gerenciais que o seu supermercado utiliza para manter a administração em ordem? Os negócios familiares nem sempre conhecem metodologias capazes de explorar todo o potencial do empreendimento e o aperfeiçoamento nunca é demais.

Conhecer boas práticas de organização e controle é fundamental para ter sucesso no seu empreendimento, reduzir custos e aumentar a lucratividade. Porém, para isso é preciso ficar de olho em alguns indicadores. Você sabe quais são eles?

Neste artigo, falamos sobre alguns dos relatórios gerenciais que você deve produzir mensalmente. Os números auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e contribuem para uma gestão mais eficiente.

Custo operacional

Vamos começar do índice mais básico possível: o custo operacional. O gestor precisa saber qual é o valor mínimo que precisa faturar todos os meses para encontrar o ponto de equilíbrio. Isso significa pagar todas as despesas e obrigações sem precisar recorrer ao caixa ou às aplicações.

Se por alguma razão a sua empresa está operando no vermelho, esse é o primeiro sinal de alerta. Reduza custos, corte despesas, aumente as margens ou encontre formas de aumentar o faturamento, mas não mantenha a sua operação dessa forma por muito tempo, sob risco de tornar o negócio insustentável.

Ticket médio

O ticket médio é o índice obtido a partir da soma total das vendas dividida pela quantidade de clientes. Se a sua loja recebeu R$50 mil ao longo do mês com mil clientes, isso significa que cada compra rende em média R$50. Quanto maior for o ticket médio, melhor.

Descobrir esse valor é essencial em períodos de crise: por exemplo, pode ser que a quantidade de clientes seja a mesma, mas como eles estão comprando menos, na prática seu faturamento será menor. Identifique esse fator e elabore estratégias para aumentar o ticket médio.

Relatório ABC

O Relatório ABC ou ABC de Vendas é uma forma de classificar os produtos por volume de vendas. Em outras palavras, esse é o momento no qual você constata quais são os itens mais importantes do seu estabelecimento, que representam maior volume ou maior faturamento.

Importante: um item com grande volume de vendas não é, necessariamente, o responsável pela maior parcela do seu lucro. É preciso encontrar um equilíbrio entre os itens mais buscados e aqueles que mais dão retorno – não deixe que nenhum deles falte no seu estoque.

Os principais relatórios gerenciais para mercados

Contribuição marginal

O que é melhor: vender 20 pacotes de feijão ou 40 pacotes de sal? A resposta para essa pergunta é: depende da contribuição marginal que cada um representa. Em teoria, um volume de vendas de 40 é melhor do que 20, mas será que isso significa maior lucratividade?

Para descobrir, desconte os custos do item do preço final unitário; depois, multiplique pelo volume de vendas e o resultado será a contribuição marginal do produto. Se seu mercado ganha 5% sobre cada pacote de feijão e 1% sobre cada pacote de sal, na prática o produto que vendeu menos itens se mostra mais interessante para o negócio.

Índice de rupturas

Por rupturas entendemos aqueles produtos cujo volume de vendas em um determinado período foi inexistente ou menor do que a média. Se você vende 20 pacotes de feijão por dia, por exemplo, datas em que as vendas ficam abaixo da média podem representar indícios de rupturas.

O ideal é obter relatórios diários sobre as rupturas e agir imediatamente quando elas se acumulam por períodos mais longos. Pode ser que seu preço esteja alto, que a qualidade do item seja baixa ou ainda que ele esteja exposto de maneira inadequada na loja. As razões das rupturas são amplas e cabe ao gestor encontrar formas de eliminá-las.

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Quais são os índices mais importantes na gestão do seu negócio? Crie o hábito de analisar relatórios gerenciais diariamente. É a partir da análise de dados que identificamos problemas e nos antecipamos a cenários negativos.