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5 passos para desenvolver um bom relacionamento com fornecedores

Mercado

5 passos para desenvolver um bom relacionamento com fornecedores

Um bom relacionamento com seus fornecedores pode significar um diferencial competitivo vital para o seu negócio. Melhores condições de pagamento, prazos maiores e até mesmo produtos exclusivos são algumas das possibilidades. Porém, como fazer isso na prática?

Preparamos um conteúdo especial no nosso blog mostrando 5 passos para desenvolver um bom relacionamento com fornecedores. São dicas simples como alinhar processos, estabelecer canais de comunicação ou monitorar indicadores de desempenho. Será que você consegue colocá-las em prática?

1. Faça uma seleção com os melhores fornecedores

Nem todos os fornecedores são  essenciais para o seu negócio. Com alguns deles você terá baixa demanda de pedidos e, consequentemente, fará compras de menor porte. Entretanto, com outros é possível se aprofundar no relacionamento. Esse grupo seleto deve ser composto pelos fornecedores com os quais você estiver mais alinhado.

Parta do princípio de que é preciso fazer uma seleção. Os mais importantes – ou os que oferecem as melhores condições – devem ser tratados como prioridade. Negocie individualmente com cada um deles e veja quais condições podem ser compostas para que todos saiam ganhando.

2. Preço baixo não é sinônimo de qualidade

A variável preço é um aspecto importante em qualquer negociação, mas não deve ser o principal item avaliado. Muitos fornecedores que oferecem preços baixos também precisam adotar políticas de redução de custos para cumprir essa estratégia, o que pode resultar em redução na qualidade.

Portanto, para não cair na armadilha do “barato que sai caro”, adote uma linha de corte: exija dos seus fornecedores uma qualificação mínima para atender as demandas, tanto em volume quanto em qualidade, evitando que eventuais prejuízos minem a sua lucratividade.

3. Alinhe os processos quando possível

Cada empresa tem as suas regras operacionais e nem sempre elas são as mais adequadas para o seu negócio. Ainda que não seja possível mudar processos dos fornecedores, o simples fato de alinhar o modo operacional das duas companhias pode facilitar as coisas em uma parceria duradoura.

 passos para desenvolver um bom relacionamento com fornecedores

Privilegie empresas capazes de garantir os volumes de estoque que você precisa, as que ofereçam melhores prazos de entrega e pagamento e aquelas com políticas de troca e devolução claras. Quanto mais ágil for o processo para seus gestores, menos tempo eles demandam  para deixar tudo alinhado – o que também é uma forma de economia.

4. Acompanhe indicadores de desempenho

Uma parceria que pode funcionar bem nos primeiros meses, não necessariamente continuará sendo bem-sucedida nos meses seguintes. Por isso, mais do que cultivar um bom relacionamento, é importante ainda adotar indicadores de desempenho que o permitam avaliar a evolução do relacionamento.

A escolha dos KPIs (Key Perfomance Indicator) que serão avaliados deve ser compatível com as metas da empresa e, por essa razão, variam de mercado para mercado. Para que o alinhamento seja total, deixe claro para os seus fornecedores os aspectos que você valoriza e abra os índices para que também eles possam investir em melhorias.

5. Diversifique: não se torne refém

Em muitos cenários, contratos de fidelidade ou exclusividade podem ser interessantes, auxiliando a reduzir custos e aumentar a lucratividade. Porém, essa possibilidade deve ser tratada como uma exceção, não como regra.

A partir do momento que você diversifica sua carteira de fornecedores passa a ter alternativas imediatas em situações de incerteza. Pense no longo prazo: valorize os bons fornecedores e compartilhe seus planos de comercialização, dando tempo para que eles possam se adaptar às suas demandas.

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Quais são os aspectos que você mais valoriza na sua relação com os fornecedores? Invista em tecnologia e estruture seus processos internos como forma de preparar melhor a sua empresa para encontrar relacionamentos mais duradouros e com melhores oportunidades de negócio.