O flocão de milho é um ingrediente muito utilizado em receitas típicas do Nordeste brasileiro, como o cuscuz, e vários tipos de farofas e bolo. Contudo, ele também pode ser utilizado no lugar no fubá para o preparo de uma receita de polenta diferente e deliciosa.
Confira nossas dicas de receitas com flocão de milho e aproveite estas delícias:
Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio e refogue o alho amassado até dourar. Adicione a água, o leite e o requeijão cremoso e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Quando começar a fazer bolhas, abaixe o fogo e acrescente o flocão de milho Caldo Bom misturando bem para que ele dissolva por completo. Cozinhe até a polenta começar a borbulhar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Deixe cozinhar por mais 3 a 4 minutos, tire do fogo, adicione a cebolinha picada e sirva.
Coloque o flocão de milho e o polvilho Caldo Bom em uma tigela e misture. Tempere com o sal. Adicione a água aos poucos mexendo sempre para hidratar o flocão sem deixar encharcado. Deixe descansar por 10 minutos.
Separe uma panela e um prato que possa ser colocado em cima dela, como se fosse uma tampa. Coloque água na panela para levar ao fogo como se fosse um banho-maria, sem deixar a água encostar no prato.
Coloque o prato sobre um pano limpo e úmido. Transfira a massa do cuscuz para o prato e faça um montinho, mas sem compactá-la. Amarre as pontas do pano por cima da massa e embrulhe o prato com ele.
Coloque o prato embrulhado sobre a panela com água e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos. Desligue o fogo e retire o prato com cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva em seguida.
Coloque o flocão de milho Caldo Bom em uma tigela, adicione 3 a 4 colheres de sopa de água e misture com as mãos, amassando os flocos para hidratá-los. Repita o procedimento até que todo o flocão esteja úmido, mas sem formar uma massa compacta. Reserve.
Aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue a cebola até dourar. Acrescente o bacon e deixe fritar por 3 minutos, sem deixar que ele escureça ou fique crocante. Junte as azeitonas e metade da salsinha.
Adicione o flocão de milho umedecido aos poucos e vá mexendo para incorporar com os demais ingredientes e absorver o azeite. Tempere com sal a gosto e sirva.
Bata a manteiga, o óleo, o leite, os ovos, o milho e açúcar no liquidificador até obter um creme liso. Adicione o flocão de milho Caldo Bom e acione o botão pulsar apenas para misturar rapidamente os ingredientes.
Acrescente o queijo ralado e o fermento em pó e misture com uma colher. Transfira a massa para uma forma redonda com furo no meio untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até o palito sair limpo.
Coloque o flocão de milho Caldo Bom, o leite, o açúcar, o óleo e uma pitada de sal em uma panela. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos mexendo sempre. Se começar a espirrar, tire a panela do fogo, espere parar de fazer bolhas e volte a cozinhar até obter uma massa com consistência de mingau grosso e uniforme.
Tire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, bata claras em neve com uma pitada de sal e reserve. Quando a massa já estiver fria, adicione o coco ralado e as gemas. Por último, acrescente o fermento em pó e as claras em neve e misture delicadamente.
Unte uma forma redonda com furo no meio e polvilhe com fubá Caldo Bom. Transfira a massa para a forma e leve ao forno aquecido a 180 graus por cerca de 60 minutos ou até a parte de cima do bolo ficar dourada. Deixe esfriar e desenforme.
*****
Qual dessas receitas com flocão de milho pareceu mais saborosa? Separe um tempinho do seu dia e experimente, pois vale a pena!