Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Aprenda a fazer bolo de tapioca

Coleção Receitas

Aprenda a fazer bolo de tapioca

Quem nunca fez uma tapioca para o café da manhã ou até mesmo para aquele lanchinho da tarde não sabe o que está perdendo. O ingrediente, queridinho tanto pela versatilidade quanto pelo sabor, é uma fécula extraída da mandioca, usada inicialmente como uma substituta do trigo no preparo de pães.

A receita da tapioca mais popular hoje veio de Olinda, onde o beiju, prato típico feito à base dessa goma, é apreciado desde o século 16. Muito comum na alimentação de povos indígenas do Norte e do Nordeste, a tapioca acabou se tornando uma grande representante da culinária nordestina – além de possibilitar o preparo de diversos pratos, o ingrediente serve também como base para algumas bebidas alcoólicas, como o pajuari e a tiquira.

Hoje, a tapioca é um alimento muito popular em pessoas adeptas de um estilo de vida fitness, já que muitos atletas e profissionais de educação física defendem a ideia de que esse alimento ajuda a controlar a ingestão de calorias – é muito importante, caso seja esse o objetivo, maneirar na hora de escolher os acompanhamentos, hein!

farinha de tapioca

O fato é que, devido ao sucesso do ingrediente, que é usado também por quem tem algumas restrições alimentares, hoje temos alguns bolos feitos à base de tapioca. São receitas práticas, rápidas e com resultados cheios de sabor. Confira a seguir:

Bolo de tapioca que não vai ao forno

Bolo de tapioca

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 500 gramas de tapioca granulada pré-hidratada
  • 100 gramas de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Em uma panela em fogo baixo, misture o leite integral com o leite de coco e o leite condensado até amornar. Desligue o fogo e coloque a tapioca granulada, o coco ralado e o extrato de baunilha – misture tudo e, então, adicione uma pitadinha de sal.
  2. Unte uma forma de pudim e despeje nela a mistura da panela. Depois é só levar a forma até a geladeira e deixar lá até que o bolo adquira uma consistência bem firme.
  3. Após retirar o bolo da geladeira, desenforme-o em um prato redondo e comece a fazer a cobertura, que é muito simples. Para ela, misture meia lata de leite condensado com o leite de coco – é só isso: agora você despeja essa calda sobre o bolo e finaliza com coco ralado. É sucesso garantido, pode acreditar!

Bolo de tapioca que vai ao forno

Bolo de tapioca feito no forno

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de tapioca em flocos
  • 200 gramas de leite de coco
  • ¼ de xícara (chá) de leite integral
  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ colher (chá) de sal refinado
  • 1 colher (sopa) mais 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de coco seco ralado (opcional)
  • Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno em uma temperatura de 180 °C, unte e enfarinhe uma forma redonda que seja furada ao meio. Em uma vasilha, misture o leite integral, o leite de coco e a tapioca em flocos – deixe essa massa curtindo por no mínimo 20 minutos.
  2. Quebre um ovo de cada vez, para verificar se todos estão em boas condições de uso, e separe as claras das gemas. 
  3. Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado e leve. Feito isso, adicione as gemas, uma a uma – é importante que você desligue a batedeira de tempos em tempos para raspar resíduos de massa que tenham ficado ao fundo ou nas bordas da tigela.
  4. Ainda com a batedeira desligada, coloque a farinha e a mistura da tapioca hidratada, mexendo cuidadosamente a massa com a ajuda de uma espátula. Reserve essa mistura em outro recipiente.
  5. Limpe a tigela da batedeira e garanta que ela esteja bem seca para bater as claras em neve até que elas fiquem com uma consistência firme. Misture cerca de ¾ das claras em neve à massa, fazendo movimentos delicados e, depois, coloque o restante das claras. É importante mexer sempre de baixo para cima enquanto gira a tigela com a outra mão para que a massa fique bem aerada. Por último, coloque o fermento.
  6. Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos – você pode espetar um palito na massa para verificar se ela está bem assada; se o palito sair sequinho, já pode retirar o bolo do forno. Aguarde cinco minutos até desenformar o bolo e sirva em seguida ou quando desejar – se quiser, polvilhe o bolo com um pouco de coco ralado.

+ Você pode gostar:

Farinha de trigo, de mandioca, de milho ou de rosca: entenda as diferenças e saiba quando usá-las

Quais tipos de farinha não têm glúten? 

Receita de Pão de Tapioca

E aí, agora que você já tem duas receitas incríveis de bolo de tapioca, qual delas será a sua escolha? Independentemente de preferir fazer o bolo que vai ao forno ou o que não vai, uma coisa é certa: o resultado será surpreendente e delicioso!

JÁ VIU NOSSO CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS? VAI LÁ!

Facebook - Instagram