Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Aprenda como fazer um risoto de camarão fácil e cremoso

Coleção Receitas

Aprenda como fazer um risoto de camarão fácil e cremoso

Cozinhar pode ser um ato de carinho, e é só pensar naqueles almoços de família, geralmente aos domingos, que vem logo essa relação entre comida e afeto, não é mesmo? Hoje você vai aprender uma receita que transforma o almoço em uma reunião especial e agradável: risoto cremoso de camarão, um prato que é sinônimo de sucesso e que, de quebra, é de fácil preparo. Maravilha, né?

Além de prático e rápido em relação ao preparo, o risoto de camarão é versátil na hora de servir: pode ser prato principal no almoço e no jantar, ou pode até mesmo ser uma saborosa entrada — nesse último caso, você pode servir pequenas porções do risoto antes do prato principal, que pode ser outro preparo à base de frutos do mar.

Você sabe qual é a história do risoto?

Como se tornou um prato muito popular na culinária brasileira, inclusive quando falamos em alta gastronomia, pode ser uma surpresa saber que, na verdade, o risoto é uma receita originalmente italiana. Quando falamos em pratos tradicionais é difícil bater o martelo para afirmar a data de origem, mas, em termos de risoto, muitos historiadores garantem que o prato surgiu na região da Lombardia, no século 11.

O arroz foi levado para a região pelos sarracenos, forma pela qual os critãos da época se referiam aos povos árabes e aos muçulmanos. A partir de então, o preparo do arroz com outros ingredientes começou a se popularizar.

  • Você pode gostar:

A versão que conhecemos hoje foi preparada pela primeira vez para uma festa de casamento, em 1574, por Valério di Fiandra, um grande artista italiano que também se aventurou pela culinária — olha só que legal: a palavra “risoto” significa “pequeno arroz”.

Agora, além de aprender a fazer um delicioso risoto cremoso de camarão, você também poderá compartilhar com seus convidados um pouco sobre a história desse sucesso gastronômico. Confira a receita!

Risoto cremoso de camarão

Ingredientes:

  • 400 g de camarão cinza limpo
  • 1 cebola média bem picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres rasas (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 xícara (chá) de arroz tipo arbório
  • 2 envelopes de caldo de camarão
  • 1 colher rasa (sopa) de requeijão cremoso
  • 50 g de queijo provolone ralado de forma grosseira
  • 1 pitada de noz moscada
  • Suco de 1 limão
  • 1 taça de vinho branco de boa qualidade
  • 1 litro de água (aproximadamente)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela à parte, tempere o camarão utilizando metade da quantidade de alho, sal a gosto e o suco de limão. Deixe o camarão descansar por 10 minutos.
  2. Em seguida, frite metade da quantidade de cebola em uma frigideira, com 1 colher de manteiga, reduzindo até que água soltada pela cebola evapore. Reserve.
  3. Em uma panela média, misture o caldo de camarão com a água. Espere ferver.
  4. Em uma panela grande de fundo grosso, frite o que sobrou do alho e da cebola na outra colher de manteiga. 
  5. Acrescente o arroz, ajuste o sal conforme a sua preferência e deixe fritar um pouco.
  6. Coloque o vinho branco e deixe cozinhar por alguns instantes, para que o álcool evapore.
  7. Aos poucos, acrescente a água com o caldo de camarão. Mexa sempre.
  8. É importante não deixar que o caldo seque totalmente.
  9. Quando o arroz estiver al dente, adicione o requeijão cremoso e o provolone ralado. Mexa bem e coloque o camarão e a noz moscada. 
  10. Tampe a panela por alguns instantes, para que o queijo derreta bem.
  11. Pronto! Agora é só servir!

Observação: esse prato, assim como a maioria daqueles feitos com frutos do mar, fica muito bem acompanhado de uma boa taça de vinho branco. Tem crianças em casa ou não consome bebida alcoólica? Então um suco natural de abacaxi vai fazer sucesso!

E aí, ficou com vontade de preparar esse risoto? Pode ter certeza de que o resultado será acima das suas expectativas! Bom apetite!