Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Arroz e feijão no micro-ondas: aprenda a preparar e economize tempo na cozinha

Coleção Receitas

Arroz e feijão no micro-ondas: aprenda a preparar e economize tempo na cozinha

Nada mais gostoso e com mais cara de refeição caseira do que um prato de arroz e feijão bem-feitinhos! Afinal, essa combinação está sempre presente na mesa dos brasileiros e é um dos maiores símbolos da nossa culinária. Mas você sabia que, apesar de toda a tradição, é possível fazer arroz e feijão no micro-ondas?

Com a correria do dia a dia, muitas vezes falta tempo para preparar uma comidinha de verdade, mas o micro-ondas pode ser de grande ajuda para fazer arroz e feijão de forma prática. 

Como fazer arroz no micro-ondas

Embora frequentemente seja visto como um prato básico, não é todo mundo que sabe como fazer arroz soltinho – ainda mais no micro-ondas! Porém, seguindo as dicas certas, você pode fazer arroz branco, arroz integral e outras variedades com esse eletrodoméstico. Confira:

Como fazer arroz branco no micro-ondas

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco
  • 2 xícaras de água
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sobremesa de azeite

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente de vidro, misture bem e cubra com uma tampa própria para micro-ondas. Programe o aparelho para a função “arroz” ou coloque na potência máxima por 5 minutos.

Ao fim desse tempo, observe se a água já secou. Caso ainda haja líquido, aqueça por mais 5 minutos e repita esse procedimento até a água secar (cerca de 15 minutos no total). Quando o arroz estiver cozido e toda a água tiver secado, espere descansar por 5 minutos e sirva. 

Nas próximas vezes que preparar arroz no micro-ondas, você já saberá qual é o tempo necessário no seu forno e não precisará interromper o cozimento a cada 5 minutos para verificar a água, bastando programá-lo com o tempo total.

Como fazer arroz integral no micro-ondas

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral Caldo Bom
  • 3 xícaras de água
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

O modo de preparo do arroz integral no micro-ondas é igual ao do arroz branco: basta colocar todos os ingredientes em um recipiente de vidro, misturar bem, tampar e levar ao micro-ondas em potência alta por 5 minutos, repetindo esse procedimento até secar toda a água.

Porém, como o arroz integral demora um pouco mais para cozinhar, o tempo total pode variar de 25 a 30 minutos. Caso seu micro-ondas tenha a função “arroz”, você pode acioná-la duas vezes – lembre-se apenas de verificar o nível de água no segundo ciclo para que o arroz não queime.

No fim do cozimento, deixe o arroz descansar no recipiente tampado por 5 minutos e sirva em seguida.

Como fazer feijão no micro-ondas

O feijão leva cerca de 90 minutos para cozinhar na panela comum, por isso ele geralmente é feito na panela de pressão, que reduz o tempo de cozimento para 15 minutos depois que ela começar a chiar.

O problema é que muita gente tem medo desse tipo de panela, que realmente pode ser perigoso se não for muito bem utilizado. Se esse for o seu caso, saber como fazer feijão no micro-ondas pode ser a melhor solução.

A receita a seguir serve para feijão preto, feijão carioca e feijão vermelho. Basta escolher sua variedade preferida e preparar conforme o passo a passo:

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de feijão Caldo Bom
  • ½ colher de sopa de óleo
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picada
  • 1 folha de louro
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 colher de café de sal

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho em água por pelo menos 12 horas antes do preparo. Depois desse período, descarte a água, enxágue os grãos e reserve.

Coloque o óleo, o alho e a cebola em um recipiente de vidro, tampe e leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima. Acrescente o feijão, o louro, a água e o sal e misture bem. Retorne o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 30 minutos em potência alta, abrindo o forno a cada 10 minutos para mexer o caldo e verificar se os grãos já estão macios.

Viu como é fácil fazer arroz e feijão no micro-ondas? Com um pouco de prática, você poderá ajustar o tempo e a potência de acordo com o seu eletrodoméstico e o resultado será ainda mais gostoso. Bom apetite!

Fonte(s): Panela Terapia e Terra