Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Festas Juninas pelo Brasil

Especiais

Festas Juninas pelo Brasil

Falar sobre festa junina é tão bom que a nossa equipe desenvolveu uma página específica para reunir os posts relacionados ao assunto. Com receitas, curiosidades e dicas para organizar um festerê de respeito, o Arraiá Caldo Bom foi pensado com todo o carinho para quem também adora as festas de junho e julho. Dando continuidade a um dos temas mais queridos pelos brasileiros, hoje falaremos a respeito das melhores festas juninas do Brasil. Confira!

São João de Campina Grande, Paraíba

Os paraibanos se orgulham muito da fama que têm por produzirem não apenas a maior festa junina do país, mas de todo o mundo. O festerê por lá é assunto sério e, só para você ter ideia, são 31 dias de festa no Parque do Povo, conhecido pelo apelido carinhoso de “Quartel general do forró”.

mulher tocando sanfona vestida para festa junina

Campina Grande é conhecida como o Quartel General do Forró.

É em Campina Grande, cidade natal da querida Juliette, que o maior arraiá do mundo acontece. O evento reúne uma diversidade linda de apresentações, danças, espetáculos e quadrilhas para que o mês de junho se torne sinônimo de alegria e diversão. 

Em 2022, a festa de São João de Campina Grande chegará à sua 39ª edição e, como você deve imaginar, pessoas do mundo todo já se planejam para comparecer ao arraiá e aproveitar todas as delícias dessa comemoração tão especial.

Bumba-meu-boi de São Luís, Maranhão

O Bumba-meu-boi é uma festa tão importante que foi denominada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título dado a eventos e cerimônias especiais e que têm grande relevância em termos de cultura.

boneco do Bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O arraiá de São Luís é uma daquelas comemorações que só quem viu de perto consegue adjetivar da forma correta, mas nós vamos tentar. Realizada desde o século 18, a festa do Bumba-meu-boi acontece nos meses de junho e julho e atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo.

O festerê reúne eventos e atrações que agradam pessoas de todas as idades, então, se você gosta de viajar em família, pode ir sem medo, pois as crianças e as vovós aproveitam com a mesma intensidade.

Mossoró Cidade Junina, Rio Grande do Norte

A cidade de Mossoró também capricha nos eventos quando o assunto são as festas de São João. Atualmente, a festa é considerada a terceira maior do país e consegue atrair mais de 1 milhão de turistas todos os anos, em vários dias de evento.

Contando com shows de artistas nacionais, fogueira, apresentações de stand-up, quadrilha e diversas barraquinhas com comidas típicas, a Mossoró Cidade Junina é uma festa enorme, que acontece em um espaço próprio, abrigado em mais de 48 mil metros quadrados.

homem dançando em festa junina

Mossoró Cidade Junina é considerada a terceira maior festa do Brasil.

Quem visita a cidade durante os dias de festerê também pode conferir o famoso espetáculo “Chuva de Bala”, que emociona os turistas e encanta os pequenos. 

+ Você pode gostar:

São João de Caruaru, Pernambuco

Se você for a Caruaru durante o mês de junho, vai saber o que é uma festa junina de respeito. O Nordeste brasileiro é uma região que sempre comemora o São João com estilo, mas Caruaru faz bonito demais!

Além das apresentações mais clássicas, como quadrilha e shows de fogos de artifício, o arraiá famoso de Caruaru manda muito bem na oferta de quitutes tradicionais, aqueles feitos com milho, e que têm a cara das festas juninas.

pessoas dançando quadrilha em festa junina

São João de Caruaru é famosa pela apresentação de quadrilha.

Só para você ter ideia, o São João de Caruaru está registrado no Livro dos Recordes, o Guinness Book, como a maior festa ao ar livre do mundo! Vai dizer que não dá vontade de conhecer de pertinho?

São João de Aracaju, Sergipe

A cidade sergipana comemora o mês de junho em grande estilo, com muita música boa, apresentações de grandes artistas nacionais e comidas típicas que não deixarão ninguém com fome.

comidas típicas de festa junina

Comidas típicas de festa junina, encontradas no São João de Aracaju.

Uma das maiores atrações desse festerê animado é a cidade cenográfica onde é apresentado o famoso Arraial do Povo, que foi pensado e organizado para homenagear a vida simples das pessoas que moram no interior do país e dependem da agricultura para sobreviver. 

Quem gosta de dançar se esbalda com o Forró Caju, um evento que acontece sempre entre os dias 18 e 29 de junho e atrai aproximadamente 1 milhão de pessoas que se divertem dançando ao som de zabumbas e sanfonas. É lindo demais!

E aí, você já foi em alguma dessas festas? Se ama arraiá e tiver a oportunidade de conhecer um desses eventos, não perca tempo! Pode ter certeza de que será uma experiência incrível!