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3 benefícios da canjica para a saúde

Alimentação Saudável

3 benefícios da canjica para a saúde

A canjica de milho branca e a canjica de milho amarela são dois grãos que estão sempre presentes na mesa dos brasileiros, especialmente nas festas regionais dos meses de junho e julho. Porém, você sabia que além de deliciosas elas são ótimas para a saúde?

Seja doce ou salgada opções de receitas não faltam para que você possa prepará-la em qualquer época do ano. E aqui vão alguns bons motivos pelos quais você deveria incluí-la na sua dieta durante o ano todo. Conforme uma publicação do blog do Ministério da Saúde, há muitas razões pelas quais você deveria considerar a canjica na sua alimentação.

1. É um alimento rico em ácido fólico (B9)

Entre os muitos nutrientes que possui, o ácido fólico (também conhecido como Vitamina B9) é um dos que se destaca na canjica. Ele é um dos responsáveis pela formação das células do corpo humano e contribui para o equilíbrio do organismo. Além da canjica, lentilhas e feijões também são ricas nessa substância.

Importante na produção de glóbulos vermelhos, a vitamina B9 pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Alimentos ricos em ácido fólico também são indicados para o período de gravidez, pois trata-se de um elemento que auxilia na redução de deficiências no cérebro especialmente durante o primeiro mês de gestação.

2. Ótima fonte de carboidratos

Uma porção de 50 gramas de canjica de milho branca tem cerca de 40 gramas de carboidratos. O índice é um pouco menor na canjica de milho amarela: 37 gramas por porção de 50 gramas. Entretanto, ambas as variações do grão são consideradas excelentes fontes de carboidrato para o organismo.

Além de fornecer energia para nossas atividades, eles desempenham funções como nutrição das células do sistema nervoso central. Eles se tornam mais eficazes quando consumidos junto às fibras. Para quem pratica atividades físicas, o consumo de canjica é uma alternativa saudável e que pode auxiliar na recuperação pós-treino.

3. Rica em fibras

Mencionamos as fibras no último tópico e na canjica elas também estão presentes, e em grande quantidade, especialmente na amarela: são 3,7 gramas por porção de 50 gramas, o que corresponde a cerca de 15% da ingestão diária com base em uma dieta de 2 mil kcal. 

Por essa razão, de acordo com o Ministério da Saúde o consumo de canjica contribui para reduzir as ocorrências de prisão de ventre, pois facilita o trânsito intestinal e melhora o processo digestivo. Tome cuidado apenas com os outros ingredientes que compõem o prato para não o deixar muito calórico.

Algumas receitas saborosas de canjica

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da canjica para a saúde, nada melhor do que colocar esse conhecimento à prova e preparar deliciosas receitas, doces e salgadas. Listamos abaixo dois pratos à base de canjica para você se deliciar.

Canjica com leite condensado

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave a canjica e deixe-a de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar.
  2. Cozinhe na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia.
  3. Coloque em outra panela, se necessário maior, e acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  4. Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo quando estiver bem cremosa. Acrescente a canela antes de servir.

Canjica salgada com carne

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Deixe de molho a canjica por, no mínimo 2 horas.
  2. Na panela de pressão coloque uma colher de óleo e alho picado. Deixe dourar, coloque a carne e espere refogar. Depois, coloque o caldo de carne e mexa bem.
  3. Escorra a canjica e misture com a carne. Coloque água o suficiente para cozinhar e aguarde 20 minutos.