Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

7 benefícios da lentilha

Alimentação Saudável

7 benefícios da lentilha

A lentilha é uma leguminosa que, talvez por falta de costume, está mais relacionada a datas comemorativas, como a ceia de Ano-Novo. A verdade, no entanto, é que consumir lentilha com frequência traz inúmeros benefícios à saúde e, de quebra, ajuda você a ter um cardápio mais diversificado e saboroso.

Aqui no Blog da Caldo Bom você tem não apenas uma, mas cinco receitas que ensinam como preparar a lentilha em situações diferentes: como salada, acompanhamento e até como prato principal — veja as nossas receitas com lentilha aqui.

Benefícios da lentilha

Rica em vitaminas e minerais, a lentilha é uma forte aliada da boa alimentação e pode ser uma ótima substituta do feijão. Se quiser diversificar as receitas aí na sua casa, aposte na lentilha sem medo, pois, além de saborosa, ela faz bem à saúde de diversas maneiras. Confira:

1. Faz bem à saúde dos ossos

Aqui, o mérito fica com as substâncias conhecidas como isoflavonas, que têm a capacidade de aumentar a retenção de cálcio pelos ossos. Além disso, a lentilha também é rica em fósforo e proteínas, ambos fundamentais para a saúde óssea.

É justamente por isso que a lentilha é um alimento especialmente importante para mulheres durante a menopausa, quando é preciso prevenir a osteoporose, doença que deixa os ossos mais fracos e quebradiços.

2. Ajuda no bom funcionamento intestinal

Se você sofre com a prisão de ventre, é importante buscar fazer ajustes alimentares, pois isso costuma resolver o problema sem que seja preciso tratamento médico. Consumir lentilha é uma boa ideia, pois ela tem um tipo de amido em sua composição que, por ser de difícil digestão, serve como alimento para as bactérias saudáveis do intestino.

Fortalecer a flora intestinal é importante para evitar a reprodução de micro-organismos nocivos à saúde. Além disso, a lentilha é rica em fibras, o que ajuda a promover um funcionamento regular do intestino, evitando episódios de prisão de ventre — lembre-se de que o consumo adequado de água é fundamental para evitar constipação intestinal.

3. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Alimentos com fibras solúveis, como é o caso da lentilha, são capazes de absorver parte da glicose dos alimentos, o que desacelera a digestão e evita a ocorrência de picos de glicemia na corrente sanguínea. Essa leguminosa é, portanto, uma boa opção de alimento para quem tem diabetes.

+ Você pode gostar:

4. Fortalece a saúde cardiovascular

Os méritos aqui são do potássio e do magnésio, nutrientes predominantes na lentilha e que são conhecidos por regular os batimentos cardíacos e ajudar no controle da pressão arterial. As fibras da lentilha também têm a função de regular os níveis de colesterol no sangue, ou seja: seu sistema cardiovascular agradece!

5. Ótima escolha alimentar para gestantes

A gravidez é um período que requer cuidados extras com a saúde da mãe e também do bebê. Em relação à dieta, a lentilha é ideal para quem está grávida justamente por ter poucas calorias, ser rica em fibras, fornecer proteínas vegetais, mas principalmente por conter ácido fólico, fundamental para a boa formação do sistema nervoso do bebê.

Uma boa porção de lentilha também é fonte de outros nutrientes essenciais para quem está gestando: fósforo, potássio, cálcio, magnésio e vitamina K, por exemplo.

Benefícios da lentilha

6. É uma aliada na perda de peso

Se você quer perder peso, aposte na lentilha! Essa leguminosa rica em fibras ajuda a promover a sensação de saciedade, facilitando sua missão de comer porções menores de comida. Lembre-se, porém, de que é preciso ajuda profissional para elaborar um cardápio que atenda todas as suas demandas. Da próxima vez que for ao nutricionista, peça para que ele crie um cronograma alimentar que tenha lentilha.

7. Auxilia no combate à anemia

Por ter altas concentrações de ácido fólico e ferro, a lentilha é um alimento importante para quem está com anemia. O ferro é essencial para a saúde do sangue, pois compõe a hemoglobina, e o ácido fólico é importante para a síntese dessas células sanguíneas.

Uma dica bacana para quem busca reter a maior quantidade possível do ferro presente nos alimentos é, depois das refeições, consumir alguma fruta cítrica, como a laranja. Isso faz diferença porque a vitamina C, presente em itens como laranja, limão e couve, facilita a absorção do ferro pelo organismo.

E entre o que precisa ser evitado, pois prejudica a absorção do ferro, está a cafeína, mas não se desespere: depois de uma hora do almoço, mais ou menos, você já pode tomar seu cafezinho. O importante é evitar a bebida logo depois de comer.

Viu só como não faltam motivos para que você insira a lentilha em suas receitas do dia a dia? Agora que você já sabe, é só experimentar!