Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

8 benefícios da pipoca para a saúde

Curiosidades

8 benefícios da pipoca para a saúde

Ela é deliciosa, fácil de preparar, indispensável para acompanhar o cinema, a série na TV, o jogo de futebol e ainda faz bem para a saúde: se você é fã dessa guloseima, você vai adorar conhecer os benefícios da pipoca para o seu organismo. Confira:

1. É mais saudável que outros aperitivos

Em comparação com os salgadinhos de pacote e os petiscos fritos, a pipoca é uma opção muito mais saudável de aperitivo – principalmente se for preparada ao natural, sem adição de manteiga, óleo ou sal em excesso. Quando estourada somente com o calor, uma porção de uma xícara de pipoca tem apenas 31 calorias e oferece um teor muito maior de fibras, vitaminas e antioxidantes que outras guloseimas.

2. Colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo

Quando falamos em grãos integrais, a pipoca não costuma fazer parte da lista de alimentos que vêm à nossa mente, mas ela pertence a esse grupo por manter o endosperma, o gérmen e o farelo.

Assim, por conservar seu revestimento, a pipoca é rica em fibras que despertam a liberação dos sucos gástricos quando os alimentos chegam ao estômago, estimulam os movimentos peristálticos (intestinais) e aumentam o volume do bolo fecal, o que contribui para o processo de digestão e evita problemas como a prisão de ventre.

3. Controla a absorção do açúcar e é boa para quem tem diabetes

Outro benefício das fibras da pipoca é o controle da absorção do açúcar pelo sistema digestivo, retardando sua liberação para o sangue. Isso acontece porque elas formam um gel que diminui a velocidade com que os carboidratos são metabolizados.

Dessa forma, a pipoca evita os picos glicêmicos que acontecem quando uma grande quantidade de açúcar é jogada na corrente sanguínea, demandando uma alta secreção de insulina – o que pode ser um grave problema para pessoas com diabetes.

4. Auxilia no controle do colesterol e protege o sistema cardiovascular

Níveis de colesterol alterados favorecem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, que podem levar a diversos problemas graves no sistema cardiovascular, como a obstrução das artérias (aterosclerose), derrame e infarto.

Porém, se você é fã de pipoca, pode comemorar, porque ela ajuda a manter o equilíbrio entre as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) de várias formas. A primeira delas é pela presença das fibras, que reduz a absorção da gordura proveniente da alimentação.

Além disso, ela contém niacina, ou vitamina B3, que contribui para o metabolismo das gorduras e favorece o colesterol bom.

Por fim, os antioxidantes, como seu próprio nome indica, ajudam a evitar a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos, reduzindo a chance da formação de placas de gordura.

5. Combate o envelhecimento cutâneo

Os radicais livres são moléculas instáveis que se ligam às nossas células e causam uma série de efeitos prejudiciais. Um deles é o chamado estresse oxidativo, que resulta na destruição do colágeno – a proteína que confere sustentação à pele. Em consequência, o tecido cutâneo perde a sua firmeza e começa a apresentar rugas e flacidez. Uma das formas de retardar esse efeito é consumindo alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso da pipoca, que contém um grupo específico dessas substâncias chamado polifenóis. Além disso, os polifenóis previnem o surgimento de manchas senis e a queda de cabelo.

6. Protege contra doenças degenerativas e câncer

Além de combater o envelhecimento cutâneo, a pipoca ajuda a prevenir doenças e condições que costumam surgir ou se agravar com o avanço da idade – e esse benefício também é proveniente do teor de antioxidantes presente nesse alimento, junto com suas fibras.

Dessa forma, a pipoca contribui para a prevenção doenças degenerativas como mal de Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer – que também podem ter origem na ação dos radicais livres. Para aproveitar esses benefícios ao máximo, é preciso consumir também aquelas casquinhas do milho de pipoca que costumam ficar presas entre os dentes, pois é nelas que está a maior concentração desses elementos.

7. Combate o estresse e melhora o humor

A pipoca é uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso.

A vitamina B1, ou tiamina, por exemplo, combate os efeitos do estresse crônico no organismo ao fortalecer a imunidade e manter a saúde dos cabelos e das unhas. Já a vitamina B6 é precursora da serotonina, uma substância química que atua no cérebro e está relacionada à sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, a pipoca também ajuda a controlar a irritação e a ansiedade, melhorando o humor.

8. É coadjuvante no processo de emagrecimento

Você sabia que a pipoca pode ser uma excelente aliada se o seu objetivo for emagrecer alguns quilinhos? Isso é possível graças ao seu teor de fibras, que prolongam a sensação de saciedade e inibem a secreção do hormônio da fome. Além disso, o emagrecimento é favorecido pelo controle da liberação da insulina (que aumenta o apetite e induz ao acúmulo de gordura na região abdominal) e pelo combate à ansiedade, evitando que você coma por compulsão.

Para aproveitar melhor todos esses benefícios da pipoca, ela deve ser incluída na dieta de forma moderada e sem a adição de manteiga, margarina, coberturas doces ou sal. Porém, lembre-se de que isso que não impede você de consumir essas delícias de vez em quando – é só não exagerar!

Como incluir a pipoca na dieta

Cada 100 gramas de pipoca feita sem nenhum outro ingrediente tem 74 gramas de carboidratos, 13 gramas de fibra alimentar e 11 gramas de proteína. Essa quantidade corresponde a 10% do pacote de pipoca Caldo Bom, o que rende uma boa porção para um petisco durante a sua série favorita ou até mesmo para considerar como seu lanche da tarde.

Se você estiver contabilizando os principais elementos em sua dieta, ou seja, pesando quantidades de carboidratos e proteínas, com os dados acima fica mais fácil ajustar a pipoca à sua dieta sem ter medo de sair de seu plano alimentar. Viu só como esse alimento é realmente versátil e saudável? 

+ Veja também:  Mitos e verdades sobre a pipoca

Fonte(s): Mundo Educação, Derma Club, Mundo Boa Forma [1] e [2] e Saúde Dica, Clube da Pipoca