Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

7 benefícios de alimentos preparados no vapor

Dicas

7 benefícios de alimentos preparados no vapor

Já pensou como a vida era mais difícil antes de termos acesso a aparelhos como forno de micro-ondas, geladeira e fogão a gás? Esses eletrodomésticos revolucionaram a forma como preparamos as nossas refeições, tanto é que nem nos imaginamos mais sem eles. Agora, temos acesso também a alimentos que, cozidos no vapor e embalados a vácuo, oferecem praticidade e muitas outras vantagens.

Benefícios dos alimentos cozidos a vapor

Sempre que cozinhamos um alimento, seja ele o feijão de todo dia ou até aquele legume que seu filho adora, parte de seu valor nutricional é perdido. Além disso, em alguns tipos de preparos, o uso excessivo de óleos e outras gorduras pode aumentar consideravelmente as calorias do alimento, o que é prejudicial para quem pretende não ganhar peso.

Os alimentos cozidos a vapor têm uma perda nutricional bem menor e, de quebra, são menos calóricos, pois o processo não usa manteiga e outras fontes de gordura. O cozimento no vapor é, portanto, uma técnica saudável e prática.

Carnes feitas no vapor ficam mais macias e suculentas, por exemplo, e os legumes, quando cozidos da mesma maneira, ficam mais crocantes e perdem menos cor. Só para você ter ideia, em termos comparativos, o brócolis, quando preparado em água fervente, tem apenas 40% de seus nutrientes preservados; agora, quando é feito a vapor, esse índice sobe para 80%! O mesmo acontece com outros produtos da horta, como a cenoura, a couve e a beterraba.

brócolis cozidos no vapor

Pessoas que fazem tratamentos para doenças como hipertensão e diabetes são especialmente beneficiadas pelo consumo de alimentos feitos no vapor. Isso tem a ver com a redução do uso de gorduras, que são responsáveis pelos índices aumentados de triglicérides e colesterol.

Outra vantagem interessante dos produtos feitos a vapor está no fato de que eles têm um teor mais alto de fibras. Para quem tem problemas como prisão de ventre, por exemplo, combinar o consumo de fibras alimentares com uma boa ingestão de água ao longo do dia é uma forma de controlar o problema.

Se você se lembra de quando o micro-ondas começou a ficar mais popular ou se já ouviu alguém comentando a respeito, sabe que, lá nos anos de 1990, as pessoas ficavam surpresas ao descobrir, por exemplo, que era possível preparar pipoca nesse eletrodoméstico.

Hoje, quando falamos do cozimento a vapor, ainda é comum encontrarmos quem se surpreenda com a quantidade de alimentos que podem ser feitos dessa maneira. Entre eles, destacamos: legumes, peixes, carnes, verduras e frutos do mar.

A lista não para por aí, pois é possível também preparar grãos e cereais, como feijão, arroz, lentilha, canjica e grão-de-bico. Nesses casos, o cozimento a vapor precisa de mais técnica e é feito de forma industrial.

De forma resumida, podemos listar os benefícios do cozimento a vapor da seguinte maneira:

  • Mantém maior valor nutricional dos alimentos
  • Preserva as fibras alimentares
  • Usa pouca gordura, o que torna os alimentos mais saudáveis
  • É um preparo indicado para quem busca perder peso
  • Auxilia no tratamento de doenças como diabetes e hipertensão
  • Diminui o valor calórico dos pratos
  • Mantém ingredientes crocantes sem precisar fritar

Linha a Vapor Caldo Bom

Linha a Vapor Caldo Bom

A Linha a Vapor Caldo Bom foi pensada justamente para facilitar a vida de quem busca comer melhor, mas não tem muito tempo para ficar na cozinha. Para que você só se preocupe com o preparo do brócolis e da carne a vapor, desenvolvemos uma técnica que se provou extremamente segura e eficiente.

Funciona assim: cozinhamos nossos produtos dentro de embalagens próprias, sem a adição de conservantes e corantes, e de modo que seja possível esterilizar o alimento depois de pronto.

Dessa forma, ao embalar nossos pratos já cozidos e esterilizados, o alimento dura muito mais (até um ano!) e não precisa ser mantido na geladeira. O que explica essa conservação é o fato de que, para estragar, a comida precisa entrar em contato com o oxigênio e também com micro-organismos, como fungos e bactérias.

Ao prepararmos nossos produtos a vapor e esterilizarmos todos eles com cuidado, eles deixam de ter contato com o ar e com possíveis micro-organismos. Parece magia, mas é ciência, tecnologia de ponta e, claro, um desejo enorme de entregar produtos de qualidade para que mais pessoas possam comer bem e com saúde, mesmo quando estão sem tempo para cozinhar.

Você pode comprar os produtos da Linha a Vapor Caldo Bom agora mesmo, sem sair de casa, e de forma rápida e segura. Pensando em possibilitar um cardápio saboroso, saudável, mas com algumas variações para que você e sua família experimentem tipos diferentes de feijão, por exemplo, elaboramos os seguintes produtos feitos a vapor e embalados a vácuo:

  • Arroz Integral
  • Canjica
  • Feijão Branco
  • Feijão Carioca
  • Feijão Fradinho
  • Feijão Preto
  • Feijão Vermelho
  • Grão-de-bico
  • Lentilha
  • Mix completo
  • Mix essencial

+ Você pode gostar:

Agora que você já conhece os benefícios dos alimentos preparados a vapor e que também viu quais são os nossos produtos, vai ficar muito mais fácil preparar as refeições da sua família e lidar com a correria de todo dia. Bom apetite!