Nova Linha Vegan Semeando sabor e colhendo o bem.
Nova Linha Vegan Semeando sabor e colhendo o bem.
Bom é comer bem Bom é comer bem

Conheça os benefícios de consumir o amendoim

Curiosidades

Conheça os benefícios de consumir o amendoim

Talvez você nunca tenha se dado conta de como o amendoim está presente em sua vida: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, ele é consumido por 75% dos brasileiros, seja como aperitivo ou ingrediente de uma receita. Por isso é importante saber se há benefícios de consumir o amendoim.

Apesar de o amendoim ser tão apreciado, essa mesma pesquisa revelou que mais de 60% dos entrevistados desconhecem as propriedades nutricionais desse “primo” do feijão e da lentilha, enquanto 12% acham que ele contém apenas gordura e colesterol ruim – o que é uma grande injustiça!

benefícios do amendoim

Conheça os benefícios do amendoim e descubra como esse alimento pode oferecer vantagens para a sua saúde:

1. O amendoim pode contribuir para a perda de peso

É verdade: o amendoim é um alimento bastante calórico. Porém, se consumido com moderação, ele pode facilitar processos de emagrecimento por conferir uma sensação prolongada de saciedade.

Apesar de ser uma leguminosa, assim como o feijão, a ervilha, a lentilha e a soja, o conteúdo nutricional do amendoim é mais semelhante aos das castanhas e nozes. Dessa forma, ele é rico em fibras, gorduras boas e proteínas vegetais, uma combinação que auxilia o controle do apetite.

2. Ele ajuda a regular os níveis de colesterol

Diferente do que muitas pessoas pensam, o amendoim é um alimento livre de colesterol. Além disso, a maior parte de seu teor lipídico é composta por gorduras boas, como os ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a regular as taxas de colesterol total e a reduzir as de colesterol ruim (LDL).

Outro benefício do amendoim é que ele contém fitoesteróis, substâncias que têm uma estrutura química parecida com a do colesterol ruim e “roubam” seu ponto de ligação nas células, reduzindo sua absorção. Assim, o LDL fica livre e pode ser eliminado do organismo.

3. O amendoim protege a saúde cardiovascular

Os efeitos benéficos do amendoim sobre a redução das taxas de colesterol LDL são diretamente responsáveis pela proteção do coração e dos vasos sanguíneos, pois há menos “material” para a formação de placas nas artérias.

Além disso, o amendoim é rico em resveratrol, uma molécula mais conhecida pela sua presença no vinho tinto. Por ser um poderoso antioxidante, o resveratrol bloqueia a reação bioquímica que faz o colesterol se acumular na forma de placas, prevenindo o enrijecimento das artérias (aterosclerose) e, consequentemente, reduzindo o risco de infarto.

4. Previne o envelhecimento precoce e o câncer

Além do resveratrol, o amendoim contém outras substâncias com poder antioxidante, podendo ser comparado às frutas vermelhas em termos de quantidade. Essas moléculas incluem o ácido p-cumárico (cuja concentração aumenta até 22% no amendoim torrado), outros polifenóis e a vitamina E.

tipos de amendoim

A vantagem das substâncias antioxidantes é que elas combatem os danos que os radicais livres causam ao DNA das células, prevenindo o surgimento de sinais de envelhecimento precoce (como rugas, manchas e flacidez) e até mesmo alguns tipos de câncer.

Em relação aos tumores malignos, o amendoim é especialmente útil na prevenção do câncer de cólon devido à presença do resveratrol, do ácido fólico e do ácido fítico. O consumo dessa leguminosa pelo menos duas vezes por semana foi associado a uma redução de 27% no risco de desenvolvimento desse tumor entre os homens e de 58% entre as mulheres.

5. Ele pode contribuir para a prevenção da diabetes e da obesidade

Um estudo realizado por pesquisadores da USP demonstrou que a pele do amendoim contém compostos naturais que ajudam a prevenir a diabetes e a obesidade. Isso acontece porque esses compostos reduzem o processo de quebra dos açúcares e gorduras, que seria necessário para que esses nutrientes fossem absorvidos e utilizados pelo organismo.

Além disso, outras pesquisas concluíram que o amendoim reduz o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em mulheres porque ele contém substâncias que favorecem o controle da insulina pelo corpo.

Petisco de amendoim: veja como fazer

O amendoim é uma excelente opção para servir como aperitivo na hora de receber os amigos. Veja como preparar um petisco de amendoim de forma fácil:

Ingredientes:

  • 2 pacotes de amendoim gigante Caldo Bom (torrado e sem pele)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • ¼ de colher de chá de páprica defumada
  • ¼ de colher de chá de páprica picante
  • ¼ de colher de chá de cominho

Modo de preparo:

Ligue o forno em 160 °C para preaquecer. Enquanto isso, coloque o amendoim gigante Caldo Bom e o óleo vegetal em uma tigela e misture com auxílio de uma colher. Em seguida, junte os temperos e mexa bem.

Coloque os amendoins temperados em uma assadeira antiaderente e leve ao forno por 10 minutos. Retire a assadeira, mexa os amendoins e coloque no forno por mais 5 minutos. Espere o amendoim esfriar e sirva.

Dica para servir:

Uma ótima ideia para receber os amigos é fazer um mix de amendoins. Para isso, prepare vários bowls com o petisco de amendoim da receita acima e adicione o amendoim tradicional e o amendoim japonês da Caldo Bom.

Se preferir, você pode adicionar outros ingredientes, como salame, queijo e azeitonas, que também são excelentes opções para preparar uma mesa completa de aperitivos.

Fonte(s): Abril Saúde, Jornal da USP, JAMA Network, The American Journal of Clinical Nutrition, National Center of Biotechnology Information e Mundo Boa Forma