Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Os benefícios do milho para sua saúde

Alimentação Saudável

Os benefícios do milho para sua saúde

A partir do México e parte da América Central, há cerca de 10 mil anos começaram os primeiros cultivos do grão de milho que se tem registro. Trazendo uma infinitude de benefícios para a saúde, se popularizou pelo globo e, hoje, é alimento super indicado seja para quem deseja perder peso, cuidar da pele, evitar doenças degenerativas ou para quem tem diabetes.

Pode ser apenas uma curiosidade, mas você sabia que além da tradicional cor amarela, existem outras variedades do milho, ao redor do mundo, como o vermelho, laranja, preto, roxo, branco e até azul? 

Rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, se você adora mastigar esses pequeninos grãos de ouro, aqui vão mais motivos para adicioná-los à sua dieta.

O milho na mesa do brasileiro

Talvez por sua versatilidade, o cereal em seus diferentes usos se tornou presença quase obrigatória nos lares brasileiros. É ao lado do arroz e feijão que ele forma a famosa trinca de alimentos essenciais à nossa cesta básica, tanto no Sul e Sudeste quanto no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Se o tema é milho, a sua mãe certamente tem uma receita!

Prato de salada com milho

Aliás, como hoje estamos apresentando curiosidades, vale ressaltar também que o grão contém vários carboidratos complexos, digeridos em um ritmo bastante lento, que, por sua vez, fornecem energia por longos períodos. Ao mesmo tempo, um conhecido potencializador do complexo B (niacina) colabora para criar uma sensação de bom humor. Possivelmente por causa dessa dobradinha, o brasileiro seja o povo mais alegre e perceptível do mundo. O que me diz?

Qual a importância do milho para nossa saúde

Em todas as formas que se apresenta, esse grão dourado oferece vantagens preciosas para a sua vida. Confira agora seis importantíssimas propriedades que não devem ser negligenciadas:

1. Milho é rico em antioxidantes

O milho possui licopeno (antioxidantes) e vitamina C, que ajudam o nosso corpo a produzir mais colágeno e evitar que radicais livres gerados por UV prejudiquem a pele. Essas características também colaboram para a saúde dos olhos, uma vez que os carotenóides presentes no cereal têm como principal função proteger a retina de possíveis danos causados pela luz em excesso.

2. O grão representa boa fonte de proteínas

Seja ele como pipoca, quirera risotada, polenta, cuscuz… Todos os pratos são ricos em proteínas. A substância é intimamente ligada à atividade metabólica, na liberação de hormônios e no fortalecimento dos ossos e músculos. Além disso, manter o nível saudável do nutriente no seu organismo é super indicado porque ajuda inclusive a amenizar sintomas da TPM e menopausa.

3. Milho contém fibras em abundância

Consumir esse alimento pode ainda garantir um excelente funcionamento do trânsito intestinal. Rico em fibras, ele favorece a formação das fezes e facilita o descongestionamento dos resíduos. De quebra, diminui o colesterol no corpo e reduz os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

4. O cereal contém ácido fólico

Você está grávida? Essa propriedade virá sob medida. Uma vez que nosso corpo é incapaz de produzir ácido fólico por si só, a inclusão do milho em seu cardápio ajudará a diminuir o risco de anemia ao fornecer nutrientes necessários para a produção de glóbulos vermelhos. E, ressalte-se, ainda protege o bebê de degeneração muscular e problemas fisiológicos.  

5. O milho é uma fonte rica de calorias

Caso você esteja acima do peso, com dificuldades para perder alguns quilos, esse cereal também deve ajudar. Ele pode ser um complemento saudável às suas refeições e, o que é importante, quebra as gorduras no seu organismo. Com o milho, você ganha apenas calorias saudáveis.

6. Seus grãos são intensificadores de energia

Agora, se você adora suar na academia, inclua o alimento em seu prato com mais frequência. O milho é uma boa fonte de carboidratos que não apenas fornecem energia física, mas também garante o funcionamento adequado do cérebro e do sistema nervoso. Ou seja, seu corpo agradece! 

Uma última dica

Como tudo na vida, o ideal é consumir o milho sem excessos, assim, algo que deve ser um benefício não se torna tóxico ao seu organismo. Dito isto, vá em frente e encontre maneiras interessantes de adicionar esse super grão às suas refeições. 

Prepare um delicioso bolo de milho ou um cuscuz nordestino; crie uma torta cremosa com farinha de milho ou faça uma pipoca para comer assistindo a um filme. Bom apetite!