Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

7 brincadeiras de Festa Junina para deixar o arraiá ainda mais divertido

Dicas

7 brincadeiras de Festa Junina para deixar o arraiá ainda mais divertido

Não importa qual é a idade dos convidados do seu arraiá: as brincadeiras para Festa Junina sempre proporcionam muitas risadas para crianças e adultos.

Com alguns objetos e materiais simples, você pode organizar uma série de jogos e atividades para animar a festa. Confira nossas dicas:

1. Correio elegante

Funciona como um serviço de entrega de mensagens: os convidados escolhem um bilhetinho decorado com fitas e corações, escrevem um recado e indicam a quem ele deve ser entregue.

correio elegante

2. Cadeia

Deve-se isolar um canto da festa com o auxílio de cadeiras ou outros objetos, e alguns convidados devem fazer o papel da polícia. Ao receber um pedido de prisão, a “polícia” deve se dirigir até o alvo e levá-lo para a cadeia, de onde ele só poderá sair depois de pagar uma prenda como cantar, recitar um poema, dançar etc.

3. Pescaria

Recorte vários peixes de cartolina e escreva um número em cada um. Faça um furinho na boca dos peixes, prenda um clipe de papel e enterre-os em uma bacia com areia, deixando somente o clipe para fora.

pescaria

Os convidados devem usar uma vara de pescar adaptada feita com barbante e um clipe de papel aberto amarrado na ponta para servir de anzol. Ao fisgar um peixe e retirá-lo da bacia, o convidado terá direito ao prêmio correspondente ao número que ele pescou.

4. Derrubar latas

Coloque latas de refrigerante vazias sobre uma mesa. Posicionados a uma distância de cerca de 2 metros, os convidados terão três tentativas para arremessar uma bolinha em direção a elas. O vencedor será aquele que derrubar mais latas.

5. Boca do palhaço

Providencie um molde de palhaço e faça um orifício no local da boca. Os convidados devem se posicionar na linha de arremesso (cerca de 1,5 metro) e tentar acertar uma bolinha na boca do palhaço. Ganha quem acertar mais vezes.

6. Rabo no burro

Fixe um painel de madeira ou papelão com o desenho de um burro em uma parede ou árvore e providencie o rabo do animal, que pode ser feito com barbante ou feltro e deve ter fita dupla-face na extremidade.

Um de cada vez, os convidados devem ser vendados para tentar colocar o rabo no burro. Vence aquele que colocar o rabo mais próximo do local correto.

7. Quadrilha

A quadrilha não é uma brincadeira propriamente dita, e sim a dança mais famosa das festas juninas. Porém, como este é um momento muito divertido, ele não poderia ficar de fora da nossa lista!

Depois de organizar os casais em fila, damas e cavalheiros devem ficar frente a frente, a uma distância de cerca de 2,5 metros, para executar os comandos. Conheça alguns deles:

  • Balancê: todos se balançam em seus lugares no ritmo da música;
  • Cavalheiros cumprimentam as damas: dançando, os cavalheiros caminham até as damas, tiram o chapéu e se ajoelham para cumprimentá-las, voltando ao seu lugar em seguida;
  • Damas cumprimentam os cavalheiros: desta vez, são as damas que vão até os cavalheiros e fazem uma reverência com a saia para cumprimentá-los;
  • Grande passeio: os casais dão os braços e caminham formando um círculo;
  • Cavalheiros trocam de dama: posicionados em frente às damas correspondentes, os cavalheiros dão um passo para o lado, ficando em frente à dama seguinte. O passo se repete até os casais se encontrarem novamente;
  • Damas trocam de cavalheiros: mesma coisa, mas com as damas trocando de par;
  • Túnel: os casais formam uma fila e cada par levanta os braços, formando um arco. O último casal passa por baixo do túnel e faz um novo arco ao sair do outro lado. A brincadeira continua até todos os casais terem passado pelo túnel;
  • Grande roda: damas e cavalheiros dão as mãos e todos formam um grande círculo;
  • Caminho da roça: damas e cavalheiros caminham na grande roda e fazendo o balancê;
  • Olha a cobra/olha a chuva: todos dão um grito, pulam e mudam o sentido da caminhada;
  • É mentira: todos falam “aaah”, pulam e mudam o sentido da caminhada novamente;
  • Despedida: os pares se formam novamente e saem em fila, acenando animadamente para o público.

Agora que você já sabe como preparar as brincadeiras e atividades para Festa Junina, confira também nossas dicas de decoração e de receitas típicas para o seu arraiá.

Fonte(s): EBC e Sua Pesquisa