Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Caldo Bom é parceira do ILOG e recebe o selo Nós Reciclamos

Imprensa

Caldo Bom é parceira do ILOG e recebe o selo Nós Reciclamos

Em função de seu compromisso com o meio ambiente, a Caldo Bom tornou-se parceira do Instituto de Logística Reversa (ILOG) e recebeu o selo Nós Reciclamos, conferido às empresas que se responsabilizam pela logística reversa de suas embalagens.

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), são produzidos mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos no país todos os anos – dado que comprova a urgência em encontrar formas adequadas e sustentáveis de lidar com esses materiais.

Criado em 2016 como uma iniciativa do Sindibebidas do Paraná, o ILOG conta com mais de 300 empresas associadas e tem como objetivo a colaboração entre seus parceiros e o meio ambiente por meio do atendimento às exigências relacionadas a esse tema.

O ILOG se dedica a prestar assistência a seus associados no cumprimento das regulamentações ambientais, especialmente em relação à logística reversa de embalagens, que fazem parte da enorme quantidade de resíduos sólidos descartados no Brasil. 

Foi nesse contexto que surgiu o selo Nós Reciclamos, uma garantia conferida às empresas que cumprem todos os requisitos referentes à destinação de materiais recicláveis.

O que é logística reversa?

Logística reversa é um conjunto de medidas para fazer a coleta de resíduos sólidos, como as embalagens recicláveis, e restituí-los às empresas e indústrias que os produziram para que eles sejam reaproveitados ou recebam uma destinação final ambientalmente adequada.

A logística reversa foi estabelecida em 2010 pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto 7.404/2010), observando-se ainda o Edital de Chamamento no 01/2012 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).

Na prática, a logística reversa funciona como um ciclo que se inicia nas indústrias, onde os produtos são fabricados e embalados. Em seguida, esses produtos são distribuídos aos comércios, entrando então no setor de varejo, quando são vendidos pelas lojas.

O próximo elemento do ciclo é o consumidor, que consume esses produtos e descarta as embalagens. Posteriormente, os catadores coletam e selecionam os materiais recicláveis, que, por fim, são transformados em matéria-prima para a produção de novas embalagens pelas indústrias, iniciando-se o ciclo novamente.

Selo Nós Reciclamos

Uma das ações do ILOG é sua atuação como entidade certificadora ao emitir certificados de logística reversa, comprovados por meio de notas fiscais, às empresas que promovem a destinação correta dos materiais recicláveis, como é o caso da Caldo Bom.

Esses certificados consistem no selo Nós Reciclamos, que é conferido às empresas que se tornam parceiras do ILOG para ser utilizado em suas embalagens e meios de divulgação. 

caldo-bom-e-parceira-do-ilog-e-recebe-o-selo-nos-reciclamos

O uso do selo tem o objetivo de incentivar a reciclagem por meio de ações concretas do setor industrial e de promover a conscientização ambiental dos consumidores, que podem dar preferência às empresas que busquem e coloquem em prática soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos.

Além das questões ambientais

Além do impacto positivo no meio ambiente, o selo Nós Reciclamos promove vantagens sociais para a comunidade. Isso acontece porque a Política Nacional de Resíduos Sólidos engloba o trabalho dos catadores, que é essencial para o ciclo da logística reversa.

Dentro de um contexto de país com baixos níveis de reciclagem, uma das formas de reconhecer a importância dos catadores nesse sistema foi o estabelecimento de créditos de logística reversa.

caldo-bom-e-parceira-do-ilog-e-recebe-o-selo-nos-reciclamos

Dessa forma, as cooperativas e associações de catadores podem ser remuneradas pelo serviço ambiental prestado pelos trabalhadores responsáveis pela coleta e seleção dos materiais recicláveis, proporcionando maiores níveis de renda e inclusão social.

Além disso, é por meio dos créditos conferidos pelo cumprimento das exigências ambientais que as empresas recebem os certificados de logística reversa, como o selo Nós Reciclamos, que são originados pela comprovação da venda dos materiais selecionados com emissão de nota fiscal eletrônica.

Já no âmbito do consumidor, o selo Nós Reciclamos exibido nas embalagens é um instrumento que permite dar preferência a produtos fabricados por empresas verdadeiramente comprometidas com o meio ambiente.

Como resultado, o consumidor se torna um agente mais consciente, exigente e envolvido com a sustentabilidade, voltando suas escolhas para o impacto positivo das empresas e da sociedade nas questões ambientais.

Por isso, ao receber o selo Nós Reciclamos do ILOG, a Caldo Bom reassume seu compromisso com a natureza. Mais do que cumprir as exigências estabelecidas por lei, atender às políticas de reciclagem é uma forma de contribuir ainda mais com o meio ambiente e a sociedade.

Fonte(s): ILOG