Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como conservar os alimentos na despensa após abrir a embalagem?

Dicas

Como conservar os alimentos na despensa após abrir a embalagem?

Qual é a melhor maneira de guardar alimentos depois que as embalagens estiverem abertas? Quando falamos dos itens que não vão à geladeira, recipientes ou potes de vidro para guardar alimentos são as primeiras coisas que nos vêm à cabeça. Agora vamos aprender como conservar os alimentos na despensa ou armários em sua casa. Em artigos anteriores, nós já abordamos quais são os alimentos que devem ser guardados dentro ou fora da geladeira. Nesse artigo vamos falar sobre aqueles alimentos não perecíveis que vêm embalados. Depois de abertos, há um lugar mais adequado para colocá-los? Cada caso precisa ser analisado individualmente. No entanto, existem algumas recomendações gerais que podem ser compartilhadas e valem para diversos grupos de alimentos. Além disso, é fundamental que você observe as instruções de cada produto em sua embalagem. Em muitos delas está escrito o que fazer depois de aberto, inclusive com menção à durabilidade do alimento em questão.

Preste atenção à data de validade

A data de validade de um produto é um indicativo de até quando é possível consumi-lo sem que as suas principais características sejam perdidas. Não quer dizer que, misteriosamente, em um dia ele esteja bom e no dia seguinte ele fique ruim. Trata-se de um processo contínuo e gradativo e produtos próximos da data de validade devem ser consumidos mais rapidamente. Contudo, o que poucos se dão conta é que a data de validade faz referência ao produto fechado. Depois de aberto, uma nova data de validade começa a vigorar. É justamente por isso que os fabricantes incluem na embalagem informações como “depois de aberto, consumir esse produto em até 15 dias”. Sem a proteção da embalagem, muitas vezes hermeticamente fechada, ou seja, sem a possibilidade de entrada ou saída de ar, o produto pode se deteriorar com mais facilidade. Na dúvida, consulte as instruções no rótulo ou siga as orientações recomendadas pelo fabricante.

Deixar na embalagem ou procurar outro recipiente?

Novamente, não há uma regra rígida com relação a isso. No entanto, sabe-se que alguns produtos ficam melhor acondicionados quando são colocados em um recipiente. É o caso do molho de tomate. A melhor maneira de guardá-lo depois que a embalagem for aberta é dentro de um recipiente de vidro coberto com filme plástico. Regra similar se aplica aos enlatados. As latas possuem uma espécie de verniz interno, que impede que o alumínio entre em contato direto com os alimentos. É por essa razão que latas amassadas ou estufadas não são recomendadas para o consumo, pois o verniz pode se romper e substâncias tóxicas podem alterar o gosto dos alimentos. Se não utilizar tudo, guarde o conteúdo também em um recipiente de vidro – e consuma-o o quanto antes. Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade. Além disso, pacotes fechados impedem que insetos também se aproveitem dos seus mantimentos.

Dicas para evitar que os alimentos ultrapassem a data de validade

Para evitar que os alimentos estraguem por cruzar a data de validade, é importante ficar atento ao gerenciamento dos itens na despensa. Consuma sempre por primeiro aqueles que têm data de validade mais próxima. Certifique-se de os colocar sempre à frente na prateleira para não cometer erros na hora de utilizá-los. No caso de alimentos que são guardados dentro de potes de vidro, o conselho é esvaziar por completo o recipiente antes de adicionar mais itens. Por exemplo, um pote de feijão que nunca é esvaziado faz com que os feijões do fundo passem mais tempo dentro da embalagem. Há risco, portanto, que eles estraguem e você os consuma sem perceber. Por fim, não se esqueça de manter sempre limpos os armários e recipientes nos quais guardará os alimentos. Há casos em que as comidas estragam em função de umidade ou mofo presente em potes, tigelas e tupperwares. Em caso de dúvida sobre a qualidade de um alimento aberto há muito, não o consuma.