Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como consumir chia na sua dieta

Dicas

Como consumir chia na sua dieta

Considerada um alimento funcional por seus benefícios à nossa saúde, a chia é uma semente rica em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Por isso, saber como consumir chia na sua dieta é uma ótima forma de ter uma alimentação com muito mais qualidade. Além de fornecer cinco vezes mais cálcio em relação ao leite, contribuindo para o fortalecimento de dentes e ossos, a chia é uma excelente fonte de ômega-3, um ácido graxo essencial para a prevenção das doenças cardiovasculares, e de kaempferol, um antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres e reduz o risco de câncer. Outro benefício dessa sementinha é que ela é composta por cerca de 15% de proteínas de alto valor biológico, fornecendo aminoácidos que não são produzidos pelo nosso organismo. Ainda, a chia é rica em fibras que estimulam o bom funcionamento do intestino e prolongam a sensação de saciedade, contribuindo para o processo de emagrecimento. De sabor neutro, esse alimento funcional pode fazer parte da alimentação de diversas maneiras. Confira nossas dicas de como consumir chia na sua dieta e aproveite todos esses benefícios:

1. Consuma no máximo 2 colheres de sopa de chia por dia

Apesar de ser um alimento rico em fibras, proteínas e gorduras boas, que contribuem para prolongar a sensação de saciedade, a chia é bastante calórica: são 73 kcal em uma colher de sopa. Por isso, quem quer emagrecer ou controlar o peso deve restringir seu consumo a no máximo duas colheres ao longo do dia.

2. Tome muita água ou consuma a chia em forma de gel

O consumo da chia sem uma ingestão suficiente de água pode levar a uma indesejável prisão de ventre. Por isso, é necessário tomar pelo menos 2,5 litros de fluidos por dia para garantir o bom funcionamento do intestino e retardar o esvaziamento gástrico com o efeito mucilaginoso. Além disso, você pode consumir a chia já em forma de gel: basta deixar uma colher de sopa de molho em meia xícara de água por cerca de 30 minutos e ingerir logo em seguida.

3. Acrescente a chia a saladas de frutas, iogurtes e vitaminas

Por ter sabor neutro, a chia pode ser combinada com alimentos e bebidas à base de frutas, acrescentando ainda mais fibras e minerais ao café da manhã ou aos lanches entre as refeições principais. Além disso, a chia ajuda a reduzir o índice glicêmico desses alimentos, fazendo com que a glicose seja absorvida mais lentamente e não cause picos de insulina – um efeito especialmente benéfico para pessoas com diabetes e para quem quer emagrecer.

4. Enriqueça a salada com chia

Por serem crocantes, essas sementinhas são excelentes para dar uma textura diferente às saladas, com um efeito semelhante ao do gergelim, mas com muito mais benefícios. Para complementar, tempere as folhas com azeite de oliva, limão e pouco sal. Você também pode acrescentá-la aos legumes cozidos ou misturá-la ao arroz para deixar sua refeição ainda mais nutritiva.

5. Utilize a chia inteira ou a farinha de chia no preparo de massas e pães

Massas e pães costumam ser alimentos pouco nutritivos e de alto índice glicêmico devido à grande quantidade de farinha branca, mas a chia pode torná-los mais saudáveis. Você pode tanto adicionar as sementinhas no meio da massa ou polvilhá-las por cima de pães, bolos e biscoitos. Outra opção é substituir parte da farinha principal pela farinha de chia, que você pode preparar em casa triturando as sementes no liquidificador ou no processador. Nesse caso, a dica é preparar somente a quantidade que será utilizada, evitando que a farinha se oxide e perca suas propriedades.

6. Dê mais consistência ou liga aos pratos usando chia

Devido à sua capacidade de absorver água e formar um gel, a farinha de chia pode ser utilizada no lugar do amido de milho para engrossar cremes, caldos e molhos, acrescentando proteínas e fibras ao seu prato. Além disso, a chia pode substituir a farinha de rosca para dar liga a hambúrgueres, bolinhos e outros pratos com carne moída. Utilize uma colher de sopa das sementes e uma colher de sopa da farinha de chia para cada 500 gramas de carne.

7. Prepare um mingau de chia com propriedades funcionais

No café da manhã ou na ceia, você pode preparar um mingau de chia supernutritivo e com a maior cara de comfort food. Para isso, cozinhe 1 colher de sopa de gel de chia e 1 xícara de leite desnatado ou vegetal em fogo baixo até engrossar. Se desejar, acrescente açúcar demerara, adoçante, canela, castanhas, frutas ou outros ingredientes da sua preferência.

*****

Viu só como é fácil incluir essa sementinha na sua alimentação diária? Coloque essas dicas de como consumir chia na sua dieta em prática e aproveite todos os benefícios que ela oferece para a sua saúde. Você encontra a Chia Caldo Bom nos supermercados da sua região. Fonte(s): Minha Vida, Vix e Permaculture News