Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como deixar o bolo fofinho e macio: 10 dicas de sucesso

Dicas

Como deixar o bolo fofinho e macio: 10 dicas de sucesso

Se você já teve a experiência frustrante de fazer um bolo e não gostar do resultado, é muito provável que isso tenha acontecido pela textura do bolo que, quando não fica bem fofinho e macio, acaba pesado demais e fica um pouco sem graça. A boa notícia é que a Cozinha Caldo Bom se preocupa não apenas em preparar receitas criativas e saborosas, mas também em compartilhar técnicas para que você não erre quando estiver cozinhando, por isso hoje vamos dividir alguns segredos quando o assunto é fazer um bolo macio e fofinho. Confira!

10 dicas para que seu bolo fique fofinho

1. Preste atenção na temperatura dos ingredientes

Para que um bolo fique bem feito, é preciso seguir à risca os ingredientes da receita, mas nem sempre falamos a respeito de um ponto importante nesse quesito: a temperatura dos ingredientes!

Produtos como ovos, leite e manteiga interferem diretamente na consistência do seu bolo, por isso não cometa mais os mesmos erros: esses três ingredientes devem ser usados na temperatura ambiente! Para garantir, retire-os da geladeira mais ou menos 30 minutos antes de começar a preparar a receita.

2. Organize bem os ingredientes e utensílios

Começar a fazer uma receita e pegar os ingredientes aos poucos é uma ótima forma de comprometer negativamente a textura do seu bolo. O ideal é organizar tudo em uma mesa: os ingredientes já nas porções recomendadas, os utensílios necessários e a forma já untada e enfarinhada, caso seja necessário.

A gente sabe que a sua avó sabe aquela receita especial de memória e faz mágica na hora de cozinhar, mas é improvável que você tenha o mesmo dom, então organize tudo bem certinho.

3. Cuide com a temperatura do forno

Algumas pessoas acham que basta que o forno esteja ligado para assar um bolo, mas não é bem assim. Sempre preaqueça o forno antes de colocar o bolo para assar, pois isso garante que todo o conteúdo da forma seja assado uniformemente.

Quer evitar que o bolo resseque? Então coloque uma panela pequena com água pertinho do bolo enquanto ele assa. Ah, e não se esqueça: é importante seguir as recomendações de temperatura de cada receita, viu?

4. Misture os ingredientes seguindo as orientações da receita

Fazer bolo é uma alquimia! É muito importante seguir as recomendações de preparo da receita escolhida e, claro, adicionar os ingredientes conforme especificado.

5. Já separe a peneira!

Sabia que a farinha deve ser acrescentada aos poucos e precisa ser peneirada? Isso evita que a massa empelote e também ajuda seu bolo a ficar mais macio. Recomendamos que você também peneire o açúcar e o fermento.

+ Você pode gostar:

6. Vai clara em neve na receita?

Para deixar as claras em neve do jeito certo, é preciso seguir algumas dicas, como bater as claras à mão, com fouet ou garfo, cuidando para que os movimentos sejam sempre no mesmo sentido. Na hora de misturar as claras na massa de bolo, capriche na delicadeza e não tenha pressa.

E, sim, você também pode usar a batedeira se preferir, mas bater as claras à mão é considerado melhor por muitos especialistas.

7. Coloque o fermento sempre por último

O fermento deve ser o último ingrediente adicionado à sua receita. Peneire-o sobre a massa, misture com delicadeza e pronto: já pode ir para o forno! Lembre-se de conferir a data de validade do seu fermento, pois ele é o ingrediente principal para que o bolo fique macio e fofinho.

8. Unte bem a forma

Para que seu bolo seja desenformado do jeito certo, unte a forma e enfarinhe, caso seja necessário. Você também pode untar e forrar a forma com papel-manteiga. O importante é nunca assar um bolo em uma forma que não esteja bem untada.

9. Não fique abrindo o forno

É preciso esperar o tempo de cozimento para abrir o forno e verificar se o bolo já está bem assado. Se você tiver curiosidade para ver o crescimento da massa, use a iluminação do forno, mas não o abra antes do tempo.

10. Cuide na hora de desenformar

Depois que o bolo estiver pronto, retire-o do forno, mas não desenforme-o enquanto a massa ainda estiver quente. O ideal é esperar que o bolo fique na temperatura ambiente para, enfim, desenformá-lo.

Que tal colocar essas dicas em prática?

Bolo fofinho e macio

Receita de bolo fofinho e macio

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento para bolo

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 °C.
  2. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar e o óleo até obter um creme homogêneo (isso leva aproximadamente um minuto e meio).
  3. Adicione o leite e a farinha de trigo, peneirando-a. Bata bem.
  4. Por último, adicione o fermento e bata por mais um minuto na batedeira.
  5. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada.
  6. Para assar, siga estas recomendações: por 15 minutos, deixe o forno na temperatura de 250 °C; depois, diminua para 180 °C e deixe assar por mais 20 minutos.
  7. Passado esse tempo, espete um palito no bolo para ver se ele já está sequinho.
  8. Pronto! Agora é só retirar do forno e esperar esfriar para desenformar.

Depois das nossas dicas e dessa receita de bolo simples, que você pode finalizar com cobertura ou não, esperamos que seus bolos sejam sempre macios e saborosos!