Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer arroz integral: 5 receitas deliciosas

Coleção Receitas

Como fazer arroz integral: 5 receitas deliciosas

O arroz integral oferece mais benefícios do que o arroz branco, mas muitas pessoas acham que ele fica duro e deixam de consumi-lo. Porém, muitas vezes o problema está apenas no modo de preparo. Pensando nisso, nós selecionamos algumas receitas para você descobrir como fazer arroz integral e deixar os grãos bem macios e saborosos. 

As receitas incluem desde o preparo de um arroz integral básico para o dia a dia até pratos um pouquinho mais elaborados para você ter mais variedade na sua alimentação – com elas, você vai aprender como cozinhar arroz integral com mais facilidade e praticidade. Confira:

1. Arroz integral simples

Lave o arroz integral Caldo Bom e escorra bem a água. Em seguida, aqueça o óleo em uma panela e frite os grãos por alguns minutos, mexendo sempre para não queimar. Adicione a água e o sal e deixe cozinhar em fogo alto até ferver com a panela aberta. A partir da fervura, abaixe o fogo e deixe a panela semitampada. Espere cozinhar por 30 minutos, desligue o fogo e tampe a panela por mais 5 minutos. Está pronto para servir.

2. Arroz integral bem temperado

Rale ou pique a cebola bem fininha e leve para refogar com o óleo de cozinha por cerca de 2 minutos. Em seguida, acrescente os dentes de alho amassados ou picados e refogue por mais 1 minuto. Adicione o arroz integral Caldo Bom já lavado e bem escorrido e frite os grãos junto com os temperos, mexendo sempre para não queimar. Acrescente a água e o sal e deixe cozinhar em fogo alto com a panela aberta até levantar fervura. Depois disso, cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos com a panela semitampada. Transcorrido esse tempo, verifique se os grãos estão bem macios. Se necessário, adicione mais uma xícara de água. Quando o arroz integral estiver bem cozido, desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos. Sirva em seguida.

3. Arroz integral na panela de pressão

Lave o arroz integral Caldo Bom, escorra e coloque na panela de pressão com o caldo de legumes e o sal (o líquido deve ficar pelo menos 1 dedo acima do arroz). Feche a panela e leve-a ao fogo alto até começar a apitar. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Espere a pressão sair sozinha. O arroz integral deverá estar al dente e pronto para servir.

4. Arroz integral com linguiça de frango e abobrinha

  • 1 xícara de arroz integral Caldo Bom
  • 1 colher de sopa de margarina sem sal
  • 200 gramas de linguiça de frango fresca picada e sem pele
  • 1 abobrinha pequena cortada em cubinhos
  • 1 sachê de tempero pronto sabor frango
  • 3 xícaras de água fervente

Leve a margarina ao fogo em uma panela média e junte a linguiça, a abobrinha e o sachê de tempero pronto, refogando até a abobrinha ficar al dente (cerca de 5 minutos). Adicione o arroz integral Caldo Bom, misture bem e acrescente a água. Deixe cozinhar em fogo médio com a panela semitampada até secar a água (aproximadamente 30 minutos). Desligue o fogo, tampe a panela por 5 minutos e sirva.

5. Arroz integral crocante

Cozinhe o arroz integral Caldo Bom conforme indicado nas receitas 1, 2 ou 3, de acordo com a sua preferência. Meia xícara de arroz integral cru rende cerca de 1 xícara e meia de arroz cozido. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola por 2 minutos. Acrescente a cenoura e os talos de espinafre e deixe refogar por mais 2 minutos. Acrescente o arroz integral cozido, misture bem e sirva. Agora que você sabe como fazer arroz integral, você pode criar suas próprias receitas e utilizar os legumes da sua preferência para servir um prato diferente e muito mais rico em fibras, vitaminas e sais minerais. Aproveite!

6. Como cozinhar arroz integral soltinho

Muitas pessoas acham que é difícil fazer com que o arroz integral fique soltinho, mas isso não é verdade. O segredo, nesse caso, está na preparação do prato, que precisa ser feita com algumas horas de antecedência. Veja uma receita infalível:

 

  • 2 dentes de alho já picadinhos
  • 1 fio de azeite
  • 1 xícara (chá) de arroz integral Caldo Bom que tenha ficado de molho por seis horas
  • 2 e ⅓ de xícaras (chá) de água em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de sal

 

Refogue o alho no fio de azeite até que ele doure. Em seguida, adicione o arroz e misture bem para, então, colocar o sal. Coloque a água e deixe a panela em fogo alto até que inicie a fervura e, em seguida, diminua o fogo e tampe a panela até que o arroz esteja seco e sem água sobrando. Com o arroz já sequinho, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 15 minutos e ele estará bem soltinho e pronto para ser servido.

Diferença entre o arroz integral e o arroz branco

O arroz branco é muito comum e bastante consumido no Brasil. O modo de processamento desse alimento resulta em grãos feitos basicamente de amido, uma vez que sua casca e o germe são removidos, o que impacta o valor nutricional do produto, ainda que ele seja fortificado com ferro e outras vitaminas ao longo do processo.

Em termos nutricionais, é importante saber que o arroz branco é rico em carboidratos simples e tem pouca proteína.

O arroz integral, por outro lado, é considerado mais saudável por ser um grão não polido, o que mantém seus nutrientes e confere um sabor amendoado com textura fibrosa, por isso a forma de cocção precisa ser diferenciada.

Rico em sais minerais, vitaminas, fibras e proteínas, o arroz integral é um alimento excelente para o bom funcionamento intestinal e, inclusive, para quem busca perder ou manter o peso, uma vez que esses grãos ajudam a promover a sensação de saciedade e a regular os níveis de açúcares na corrente sanguínea. 

Agora que você sabe como fazer arroz integral, você pode criar suas próprias receitas e utilizar os legumes da sua preferência para servir um prato diferente e muito mais rico em fibras, vitaminas e sais minerais. Aproveite!