Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer farofa de arroz integral?

Coleção Receitas

Como fazer farofa de arroz integral?

A simples substituição do arroz comum (branco ou amarelo) pelo arroz integral é algo que, por si só, já traz inúmeros benefícios à saúde. Rico em fibras, vitaminas, minerais, carboidratos e substâncias como polifenóis, orizanol e tocotrienóis (antioxidantes que enfraquecem a ação dos radicais livres), este cereal contribui para uma boa manutenção da saúde, ajudando a manter o peso, proporcionando saciedade e, além disso, prevenindo o desenvolvimento de doenças como o diabetes.

Benefícios do arroz integral

Já deu para ver que a versão integral de um dos pratos mais tradicionais na culinária brasileira é, de fato, muito mais saudável. Confira a seguir alguns dos principais benefícios do arroz integral para a sua saúde e seus hábitos alimentares:

1. O arroz integral é rico em fibras e melhora o funcionamento intestinal

Diferente do arroz branco, que vem sem germe e casca, o arroz integral mantém essas duas características, o que faz dele um alimento muito rico em fibras. São elas, as fibras, que ajudam seu intestino a funcionar bem, portanto este cereal é um ótimo aliado de quem tem problemas como prisão de ventre. Lembre-se, no entanto, de que é preciso ter um consumo saudável de água ao longo do dia para que as fibras possam cumprir o seu papel.

farofa de arroz integral

2. O arroz integral controla a absorção de açúcar pelo corpo

De novo, o mérito é da alta concentração de fibra presente neste cereal. O arroz integral, embora tenha carboidrato em sua formação, tem uma quantidade moderada de glicemia, o que faz com que você não tenha grandes picos glicêmicos depois do consumo. Além disso, há indícios de que o arroz integral tem propriedades antidiabéticas devido ao gama orizanol, um protetor do pâncreas, órgão que produz e secreta insulina, o hormônio responsável pelo equilíbrio de açúcar no sangue.

3. O arroz integral é um ótimo aliado de quem busca perder peso

Como é rico em fibras, o arroz integral contribui com a sensação de saciedade, o que faz com que você coma menos. Além disso, o composto gama orizanol, presente neste cereal, é conhecido por ajudar na prevenção da obesidade.

4. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

Repleto de poderosos antioxidantes que amenizam a ação dos radicais livres, o arroz integral reduz e previne a oxidação das gorduras, o que acaba fazendo com que você tenha menos riscos de desenvolver doenças do coração.

5. O arroz integral atua na prevenção do câncer

Os mesmos antioxidantes que fazem bem à saúde do coração também reduzem as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer. As propriedades anti-inflamatórias desses cereais também são ótimas neste quesito.

6. Tem propriedades neuroprotetoras

Consumir arroz integral regularmente ajuda também na prevenção de patologias neurológicas degenerativas, como a Doença de Alzheimer.

7. Ótima opção proteica para vegetarianos e veganos

Quem não consome produtos de origem animal pode apostar no arroz integral como um aliado da boa alimentação, afinal, ele também é uma boa fonte proteica. A dica é consumir o arroz integral com outras leguminosas, como feijão ou grão-de-bico, para ter uma ingestão equilibrada de proteína vegetal.

Receitas de farofa de arroz integral

Já falamos aqui sobre formas de fazer arroz integral (desde o preparo simples até versões com outros ingredientes ou na panela de pressão) e, para evitar o desperdício, temos até algumas receitas que podem ser feitas com a sobra do arroz integral.

farofa de arroz integral

Outra forma deliciosa de incorporar o arroz integral à sua alimentação é através de farofas deliciosas feitas com este cereal tão rico em sabor e saúde. Confira:

Farofa crocante de arroz integral com ervas

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 3 xícaras (chá) de arroz integral Caldo Bom cozido
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 1 cebola cortada em cubos
  • ½ xícara (chá) de folhas de manjericão picadas
  • ¼ xícara (chá) de tomilho picado
  • 3 xícaras (chá) de farinha de milho Caldo Bom
  • Sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto

Aqueça o óleo em uma frigideira grande antiaderente, junte o arroz e frite, misturando até começar a pipocar. Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite com a margarina, refogue a cebola e adicione as ervas; depois, coloque a farinha de milho, o sal e a pimenta. Misture tudo até obter uma farofa úmida. Com o fogo desligado, adicione o arroz, mexa bem e sirva em seguida.

Farofa de arroz integral com carnes

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de arroz integral Caldo Bom cozido
  • ½  xícara (chá) de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho
  • 1 cenoura média ralada
  • 200 gramas de bacon picado
  • 200 gramas de presunto picado
  • 100 gramas de azeitonas fatiadas
  • Cheiro verde a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca Caldo Bom
  • Ovos cozidos e azeitona para decorar

Em uma panela aqueça o óleo, frite o bacon, a cebola, o alho e a cenoura. Depois, adicione o presunto e a azeitona. Em seguida, coloque a pimenta e a farinha de mandioca, tendo o cuidado de mexer bem para garantir que os ingredientes estejam bem misturados. Depois de alguns minutos de cozimento, desligue o fogo e adicione o arroz integral cozido e o cheiro verde, misturando bem.

Coloque a farofa em uma travessa e decore com as fatias de ovos cozidos e as azeitonas. Está pronto para servir. 

Agora que você sabe dos benefícios do arroz integral e aprendeu até mesmo a fazer farofas saborosas com este cereal versátil e saudável, é só se programar para que este produto faça parte da sua alimentação. Você só tem a ganhar!

+ Veja também: