Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer pipoca de cinema

Coleção Receitas

Como fazer pipoca de cinema

A tela é muito maior que a da sua TV e o som coloca você em outra dimensão, mas a gente sabe que, na verdade, o melhor motivo para assistir a um filme no cinema é a pipoca! Afinal, além de possuir diversos benefícios para sua saúde, essa delícia tem um sabor único que você não consegue reproduzir em casa… sem conhecer alguns truques! Embora a pipoca de cinema pareça ser uma exclusividade vendida apenas ao lado da bilheteria, existem alguns segredinhos para preparar essa guloseima na sua própria cozinha. Assim, até mesmo sua série preferida vai ficar com um gostinho todo especial.

Segredos para fazer pipoca de cinema em casa

Para reproduzir a pipoca de cinema na sua cozinha, você vai precisar adaptar um pouco os ingredientes utilizados no preparo da pipoca convencional, mas vai valer a pena. Confira::

1. Escolha o melhor milho para pipoca

Um dos segredos da pipoca de cinema é que ela é feita com um tipo de milho diferente. Ao estourar, esse grão especial forma uma “flor” um pouco maior que aquela obtida com o milho comum. Para conseguir esse mesmo efeito em casa, a dica é usar o Milho para Pipoca Super Premium da Caldo Bom. Além de originar uma flor maior, ele ainda tem a vantagem de vir em uma embalagem mais resistente e com fecho em zip, conservando as características do produto por muito mais tempo.

2. Saiba qual óleo utilizar

Muita gente pensa que a pipoca de cinema é estourada com manteiga, mas isso é um equívoco. Inclusive, se você tentar fazer isso em casa, tanto a manteiga quanto a pipoca provavelmente ficarão queimadas. Na verdade, os cinemas costumam utilizar óleo de canola ou de coco misturados com um aromatizante artificial com sabor de manteiga. Assim, o truque para preparar a pipoca na sua cozinha é utilizar um desses dois óleos e acrescentar a manteiga depois.

3. Prepare a manteiga clarificada

Você já se perguntou por que a pipoca de cinema não murcha quando o atendente coloca uma dose de manteiga extra? Isso acontece porque eles não usam a manteiga comum, e sim a manteiga clarificada, que tem menos água. Para fazer essa manteiga em casa, você deve levar 500 gramas de manteiga sem sal ao fogo baixo para derreter lentamente, deixando cozinhar até que se forme uma espuma branca na superfície. Remova essa espuma com uma escumadeira e repita o processo até que ela pare de se formar, o que deve levar cerca de 45 minutos. Depois de remover toda a espuma, aguarde 30 minutos para que a parte sólida da manteiga se deposite no fundo da panela. Em seguida, coloque a massa obtida em um pano limpo ou em uma gaze estéril, comprima bem para tirar todo o líquido e guarde na geladeira em um pote fechado com tampa. Pronto, esta é a sua manteiga clarificada!

4. Faça seu próprio sal de pipoca

Outro truque que faz a pipoca de cinema ser tão gostosa é que ela utiliza o sal micronizado ou sal Alberger, que tem grãos menores do que o sal de cozinha comum. A vantagem desse ingrediente é que, por ser mais fino, ele se espalha de maneira mais uniforme, aderindo com mais facilidade à superfície da pipoca estourada. Se você não encontrar esse sal à venda, é possível fazê-lo na sua casa. Para isso, você deve passar o sal de cozinha no processador ou no moedor de café.

Como fazer pipoca de cinema em casa

Assim como você precisa adaptar os ingredientes, o modo de preparo da pipoca de cinema também é um pouco diferente do tradicional. Agora que você já tem tudo à mão, acompanhe o passo a passo:

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de Milho para Pipoca Super Premium Caldo Bom
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola ou de coco
  • 4 colheres de sopa de manteiga clarificada
  • Sal micronizado a gosto

Modo de preparo

Coloque o óleo de canola ou de coco em uma panela grande e leve ao fogo médio. Espere o óleo ficar bem quente, acrescente o Milho para Pipoca Super Premium Caldo Bom e mexa bem para envolver todos os grãos. Tampe a panela e aguarde os grãos estourarem, chacoalhando de vez em quando. Levante um pouco a tampa para deixar o vapor sair, o que evita que a pipoca fique murcha. Quando o intervalo entre os estouros chegar a 2 segundos, apague o fogo e chacoalhe a panela novamente. Em seguida, adicione sal micronizado a gosto e mexa bem. Transfira a pipoca para uma tigela de servir. Derreta a manteiga clarificada no micro-ondas, despeje por cima da pipoca e misture. Agora, é só se sentar no sofá, dar play no filme que você quer assistir e se deliciar com essa incrível pipoca de cinema feita em casa! Que tal convidar os amigos e fazer uma sessão de cinema especial?