Nova Linha Vegan Semeando sabor e colhendo o bem.
Nova Linha Vegan Semeando sabor e colhendo o bem.
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer quibe?

Coleção Receitas

Como fazer quibe?

Kibbeh, kokeba, kibe ou quibe é um daqueles pratos típicos da culinária árabe que ao chegar no Brasil se popularizou e incorporou nossa identidade. Feito há milênios no Oriente Médio com carne magra de cordeiro, por aqui adquiriu novo recheio e hoje é preparado principalmente com carne de vaca moída e trigo fino.

Tal como seu nome, o quitute possui vários modos de fazer, nas suas encarnações frita, assada, crua e em tabuleiro. Democrático como é, o aperitivo agrada todos os gostos, seja de carnívoros ou veganos. Gosta dele com pimenta da Jamaica, canela, requeijão cremoso, molho de iogurte, alho picado ou pinhões torrados? Pois é, basta escolher o recheio e você já terá garantido uma mordida tenra, deliciosa e inebriante. 

Embora demande tempo, o preparo do quibe não é difícil. Nosso passo a passo para esse clássico carnudo é simples e perfeito para iniciantes. Se esta é sua primeira vez cozinhando com o triguilho, certifique-se de usar o Trigo para Quibe Caldo Bom - produzido com cereais selecionados, como centeio, cevada, aveia e soja, para criar uma maior imersão no sabor e suculência.

Nas cozinhas libanesas, é normal a iguaria ser servida crua em um dia e assada no outro. O porquê desse costume? Bem, pela mesma razão que permitirá a você fazer grandes porções e reservar os extras na geladeira por mais uma noite: o quibe congela maravilhosamente.

O que é o trigo para quibe?

Também conhecido como triguilho ou bulgar, ele nada mais é que o grão integral, torrado e moído do trigo. Para chegar a sua aparência final, o grão passa por alguns processamentos mínimos, mantendo intactas as fibras que ajudam na digestão e plenitude, além de evitar picos de açúcar no sangue.

Como hidratar o trigo para quibe?

Quem acompanha as publicações do nosso Blog certamente já aprendeu essa super dica: não há necessidade de você ensopar o trigo. Coloque um pouquinho de água quente no fundo de uma vasilha e o adicione. Mexa de vez em quando e sinta a textura. É rápido, não precisa escoar e ainda fica sequinho.

O que fazer para evitar que a massa do quibe fique mole?

Deixe o triguilho de molho para hidratar por pelo menos meia hora. Amasse-o por cerca de 10 minutos - esse tempo é necessário para liberar o glúten e não abrir ou desmanchar no momento da fritura. Você pode ainda colocar 1 ou 2 colheres de farinha de trigo para ajudar na liga da massa, mas cuidado, não acrescente muito senão altera o sabor.

Pode congelar massa de quibe cru?

A essa altura, você já deve saber a resposta (sim), mas aqui vai uma sugestão: não congele o quibe frito ou assado, pois quando for esquentá-lo, ele vai ressecar e perder a qualidade. No caso de tirá-lo do congelador e consumir, inicie a fritura ou cozimento com fogo brando, para evitar que ele queime em cima e permaneça cru por dentro. Reponha o azeite na crosta antes de levá-lo ao forno ou à frigideira grande. É importante pré-aquecer o óleo a 180ºC, também.

Como fazer um quibe sem carne?

As dicas e combinações apresentadas neste post são para te inspirar no preparo da versão tradicional, ou seja, traz muita carne. Mas, se você está procurando sua contraparte vegana, você pode clicar aqui e aprender 4 receitas de quibe vegetarianas e surpreendentes.

+ Veja também: Veganismo e vegetarianismo: tudo que você precisa saber

Esse quitute das Arábias realmente aguça a curiosidade dos brasileiros, mas agora que você tirou algumas dúvidas sobre ele, chegou a hora de pôr a mão na massa. E oh, atenção aos detalhes de cada preparo!

Receitas de quibe

Ingredientes:

MASSA

RECHEIO

  • 250g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 4 colheres (sopa) de hortelã picada
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 100g de requeijão cremoso
  • ½ xícara de azeite extra virgem
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo (se escolher o quibe frito)
  • 300g de queijo muçarela ralada (se preferir o assado)
  • 1 tomate picado (se preferir o assado)

Como fazer quibe cru

  1. Antes de começar a fazer a receita, não esqueça de hidratar o trigo. Aqui, aconselhamos deixá-lo de molho por no mínimo 2 horas, na água bem gelada.
  2. Após esse período, transfira o triguilho para uma vasilha larga e adicione a carne fresca, a cebola picada, salsinha, hortelã, azeite, sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até ficar super homogêneo e temperado.
  3. Troque a massa para uma travessa e a espalhe até que esteja uniforme. Use uma faquinha para riscar e porcionar o quibe. Regue com alguns fios de azeite e leve à geladeira
  4.  Sirva depois de 1 hora com torradinhas, pão sírio, molho de iogurte ou o que preferir.

Como fazer quibe frito

  1. Em uma panela aquecida, derrame o óleo e a cebola picada e refogue até ela ficar transparente. Jogue o alho e misture.
  2. Acrescente a carne moída, tempere com o sal e a pimenta-do-reino, deixando refogar.
  3. Fora do fogo, adicione a hortelã picada, salsa, requeijão cremoso, mexa e reserve.
  4. Com o trigo já hidratado na água quente, transfira-o para uma tigela e junte os 200 gramas de carne moída, a cebola, o sal e a pimenta. 
  5. Sempre umedecendo a mão na água gelada, misture a massa até incorporar.
  6. Utilize uma colher de sopa para ajudar a modelar o quibe, fazendo várias bolinhas.
  7. Com o dedo, abra o interior de cada uma delas e recheie. Feche-as novamente, dando o formato do quibe.
  8. Frite no óleo quente até dourar.

Como fazer quibe assado

  1. Aqui, nossa dica é hidratar o triguilho na água quente por pelo menos 1 hora.
  2. Depois disso, jogue em uma vasilha o trigo, a carne, o azeite, sal, tomate, a cebola, alho, pimenta-do-reino e hortelã. Unte as mãos com azeite e sove a massa até todos os ingredientes incorporarem.
  3. Em um refratário untado com azeite, coloque metade da massa do trigo e espalhe com uma colher.
  4. Acrescente o requeijão, dispersando pelo recipiente. Em seguida, adicione a muçarela.
  5. Cubra o recheio com outra camada de trigo e regue com azeite (você pode caprichar). Use uma faquinha para riscar e porcionar o quibe.
  6. Leve o quibe ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe assar por 20 minutos, ou até dourar. Bom apetite!

Por hoje é só, pessoal! ;)

---

Gostou?! Deixe seu comentário ou sugestão no Facebook e Instagram da marca e não se esqueça de nos seguir. Tanto lá como aqui, a cozinha Caldo Bom tem inúmeras receitas, dicas e curiosidades para te fazer craque entre mestres!