Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer um delicioso e simples feijão bolinha

Coleção Receitas

Como fazer um delicioso e simples feijão bolinha

Chamado também de feijão canário, o feijão bolinha é um dos mais consumidos no Brasil — e não é para menos, até mesmo porque se tem uma coisa que agrada brasileiros de todas as regiões é o bom e velho feijão com arroz

Essa variedade da leguminosa mais popular do país é comum também nos preparos de receitas portuguesas, além de combinar com saladas, refogados e sopas. Com aspecto bem arredondado e de coloração mais amarelada, o feijão bolinha é um alimento extremamente saboroso e muito saudável. Conheça melhor as suas propriedades nutricionais:

Benefícios do feijão bolinha

mae-e-filha-fortes-e-saudaveis

Consumir esse tipo de feijão frequentemente é uma ótima pedida para manter uma dieta saudável, mais natural e rica em nutrientes. Esses são alguns dos benefícios do feijão bolinha:

  • Ótima fonte de proteínas: se você busca uma forma de consumir mais proteínas vegetais, aposte em leguminosas, como é o caso do feijão bolinha.
  • Rico em minerais: esses grãos amarelinhos são uma fonte de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco, necessários para o bom funcionamento do organismo e também para prevenir doenças cardíacas e anemias.
  • Fonte de fibras: consumir fibras regularmente tem vários benefícios para a saúde, como melhorar o funcionamento intestinal e promover a sensação de saciedade, o que é ótimo para quem busca controlar o peso. Lembre-se de que uma dieta rica em fibras precisa do consumo de água para funcionar.
  • Fonte de carboidratos: essas substâncias são importantes para o nosso organismo e nos ajudam a ter aquela sensação boa de energia lá em cima.
  • Baixo valor calórico: se você controla a quantidade de calorias que ingere ao longo do dia, saiba que uma concha de feijão bolinha tem aproximadamente 95 calorias.
  • Fonte de ferro: o ferro é um elemento fundamental para a saúde do sangue. Comer feijão bolinha frequentemente diminui seus riscos de desenvolver anemia em decorrência da deficiência de ferro. Para melhorar, sempre consuma algum alimento rico em vitamina C, que ajuda o corpo a absorver ferro (laranja, couve, limão etc).
  • Melhora a saúde cardiovascular: por ser rico em fibras, o feijão bolinha ajuda o corpo a regular seus níveis de colesterol e glicose, o que faz bem à saúde do coração.
  • Fonte de antioxidantes: essa variedade de feijão é uma ótima fonte de antioxidantes, substâncias que conseguem diminuir a ação dos radicais-livres no organismo, evitando alguns tipos de doenças e também o envelhecimento precoce.

Viu só como esse ingrediente é poderoso mesmo em termos de benefícios para a saúde do seu corpo? Para que os alimentos saudáveis tenham seus benefícios aplicados, combine seu consumo com hábitos de vida que também fazem bem, como praticar atividades físicas, ter um sono de qualidade e tomar bastante água.

  • Você pode gostar:

Preparar o feijão bolinha não é nada de outro mundo, mas é possível caprichar na receita e conquistar a família toda pela barriga.

Receita de feijão bolinha

mulher-cozinhando-feijao-bolinha-em-casa

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de feijão bolinha
  • 1 e  ½ litro de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola média picada 
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

  1. Coloque os grãos de feijão e a água em uma panela de pressão. Tampe-a e deixe cozinhar por 25 minutos depois de pegar a pressão.
  2. Desligue o fogo e espere que toda a pressão saia sozinha. Reserve.
  3. Em uma outra panela grande, refogue a cebola no azeite de oliva, em fogo médio. Cuide para não queimar.
  4. Acrescente 1 concha do feijão pronto, amassando os grãos com a parte de trás da concha. Isso ajudará seu caldo a ficar mais grosso e cremoso.
  5. Depois, coloque todo o feijão cozido, ajuste o sal e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que o caldo fique com a espessura que você mais gosta.
  6. Sirva em seguida.

Viu só como é fácil preparar um feijão bolinha no capricho? Agora é só escolher os acompanhamentos que você e sua família mais gostam e bom apetite!