Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer broto de feijão caseiro: um jeito diferente de aproveitar os nutrientes

Coleção Receitas

Como fazer broto de feijão caseiro: um jeito diferente de aproveitar os nutrientes

Você já deve conhecer os nutrientes do feijão, como as proteínas de origem vegetal, as fibras e o ferro, que fazem desse grão um dos mais importantes para o nosso consumo. Mas você já ouviu falar das propriedades do broto do feijão?

Isto mesmo: se você já fez aquela famosa experiência de deixar o feijão brotando em um pedaço de algodão, saiba que aquela pequena plantinha inicial é muito rica em nutrientes e oferece muitos benefícios para o nosso organismo.

Para que serve broto de feijão?

O broto de feijão pode oferecer ainda mais vantagens para a nossa saúde do que o feijão em si. Ele é bastante consumido na culinária japonesa, na qual também é conhecido como moyashi, mas tem conquistado muitos adeptos no mundo todo.

broto-de-feijao

Devido à presença de boas quantidades de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, o broto de feijão oferece diversos benefícios à saúde, incluindo:

  • Combate à anemia ferropriva em função da presença de ferro e vitamina C (que facilita a absorção do ferro de origem vegetal);
  • Controle da pressão arterial pelo teor de potássio;
  • Preservação da saúde cardiovascular devido à redução da pressão, à inibição da formação de trombos pela vitamina K e à diminuição do colesterol ruim (LDL) por substâncias chamadas saponinas;
  • Fornecimento de proteínas vegetais, que são livres de colesterol;
  • Bom funcionamento do intestino e auxílio na perda ou manutenção do peso por ser rico em fibras e pobre em calorias.

Como germinar grãos de feijão em casa

Fazer broto de feijão caseiro é um procedimento bastante simples e acessível. Como os grãos rendem bastante, você pode começar com pequenas quantidades. Veja como fazer:

Materiais

  • 2 colheres de sopa de grãos de feijão Caldo Bom crus
  • 1 frasco de vidro ou pote de plástico transparente de boca larga
  • 1  pedaço de tule para cobrir a boca do frasco ou pote
  • 1 elástico para prender o tule

Modo de fazer

Coloque os grãos de feijão Caldo Bom crus no recipiente de vidro ou de plástico e encha-o com água. Cubra com o pedaço de tule e prenda com auxílio do elástico. Agite o recipiente e escorra bem a água (não é necessário tirar o tule). 

Complete o recipiente com água novamente e deixe o feijão de molho por 6 a 8 horas protegido da luz solar e em temperatura ambiente. Depois desse intervalo, escorra a água e deixe o frasco de boca para baixo, sem deixar que ele pegue sol direto.

A partir de agora, é necessário lavar os grãos pelo menos duas vezes ao dia. Para isso, preencha o recipiente com água, agite e escorra todo o líquido, repetindo essas etapas até a água sair limpa.

Aguarde até que os grãos germinem. Quando os brotos atingirem cerca de 4 cm (dentro de 3 a 10 dias), você pode consumi-los ou guardá-los na geladeira.

Receitas com broto de feijão

Confira nossas dicas de receitas com broto de feijão para preparar em casa e aproveitar todos os seus nutrientes:

1. Salada de broto de feijão com brócolis

  • 1 xícara de chá de brotos de feijão
  • 1 xícara de chá de flores de brócolis
  • 4 fatias bem finas de limão-siciliano
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Sal a gosto

Coloque os brotos de feijão e as flores de brócolis já lavados em um saco plástico próprio para cozinha e leve ao micro-ondas em potência média por 45 segundos. Transfira para uma tigela, tempere com sal e azeite de oliva a gosto e decore com as fatias de limão-siciliano para servir.

2. Salada de broto de feijão com grãos integrais e abobrinha

Cozinhe o Mix Integral Caldo Bom conforme as instruções da embalagem até secar bem a água e reserve. 

Coloque os brotos de feijão em água fervente por 30 segundos, escorra e transfira para um recipiente com gelo e água gelada para interromper o cozimento (branquear). Reserve.

Aqueça um fio de azeite de oliva em uma frigideira grande e refogue a cebola até dourar. Acrescente a abobrinha e refogue até ficar macia. Adicione o Mix Integral Caldo Bom cozido, os brotos de feijão, o sal e as especiarias. Sirva em temperatura ambiente.

3. Brotos de feijão com tiras de carne

  • 150 gramas de broto de feijão
  • 300 gramas de filé em tiras
  • 3 colheres de sopa de saquê mirin
  • 4 colheres de sopa de óleo de soja
  • 3 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • ¼ de xícara de chá de shoyu
  • ½ xícara de chá de água
  • Sal a gosto
  • Óleo de gergelim a gosto

Em um recipiente, misture o filé com o saquê mirin, sal a gosto e 1 colher de sopa de óleo de soja. Aqueça o restante do óleo de soja em uma panela, refogue a cebola até dourar e frite a carne.

Em um recipiente à parte, misture o amido de milho, o shoyu e a água até dissolver. Acrescente essa mistura à panela, deixe cozinhar em fogo baixo e vá mexendo os ingredientes até engrossar.

Adicione os brotos de feijão e algumas gotas de óleo de gergelim. Misture bem, acerte o sal e cozinhe por mais 2 minutos para não murchar. Sirva em seguida.

Qualidade comprovada: Caldo Bom é integral de verdade

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios dos grãos integrais para a saúde, pois eles fornecem quantidades muito maiores de fibras, vitaminas e sais minerais. Mas como saber que um alimento é integral de verdade?

como-germinar-graos

Uma das formas de fazer isso é verificando se ele apresenta o selo do Whole Grains Council, uma instituição criada nos EUA em 2002 que defende os direitos do consumidor e incentiva o consumo de grãos de integrais.

Diversos produtos Caldo Bom já foram aprovados pelo Whole Grains Council e exibem o selo preto e amarelo na embalagem, atestando que eles são realmente integrais. Assim, você sempre pode ter certeza de que está consumindo grãos integrais de verdade e oferecendo benefícios ao seu organismo.

Fonte(s): Whole Grains Council, Vamos Comer Melhor, Mundo Boa Forma e Japão Em Foco