Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como guardar alimentos: o que entra e o que fica fora da geladeira?

Dicas

Como guardar alimentos: o que entra e o que fica fora da geladeira?

A função de uma geladeira é guardar e conservar os alimentos. Porém, nem todos os itens que compramos precisam ir parar lá dentro. Saber como guardar alimentos de forma correta é uma dúvida que muitas pessoas têm. Ler as orientações sugeridas pelo fabricante na embalagem do produto é sempre o melhor conselho. Porém, depois de abertos, o local de acondicionamento pode mudar. Além disso, dependendo de onde você guarde um determinado item – ou em quais condições de temperatura ele esteja –, é possível que a vida útil do alimento seja ampliada ou reduzida. Você sabe ao certo então onde guardar os alimentos para mantê-los sempre bem conservados? O que vai fora e o que vai dentro da geladeira? Tire todas as suas dúvidas nesse artigo.

O que você deve deixar dentro da geladeira?

Nem sempre a resposta é a mais óbvia possível. Além disso, muitos associam a forma como o produto está disponível no mercado como a maneira ideal de guardá-lo, e nem sempre isso corresponde à realidade. É o caso do ovos, por exemplo, que nos mercados, em geral, são deixados fora de ambientes com refrigeração. Eles resistem alguns dias em temperatura ambiente, mas deixá-los dentro da geladeira aumenta a sua vida útil. Fora da geladeira, eles duram em média 15 dias, mas refrigerados podem resistir até dois meses. Os vinhos também devem ser mantidos na geladeira. Entretanto, há opiniões diversas com relação à posição: há quem defenda que as garrafas sejam deixadas na horizontal, para manter a rolha umedecida; outros dizem que na vertical uma superfície menor do vinho fica em contato com o oxigênio. De certo mesmo, portanto, só o fato de que ele deve ser refrigerado. E o que dizer da manteiga? Quando deixada fora da geladeira, especialmente em locais em que a temperatura é mais alta, as gorduras se decompõem mais rápido, deixando um aspecto rançoso. Deixá-la na geladeira, aumenta a sua vida útil e, portanto, é o mais indicado na maioria dos casos.

O lado oposto: o que deve ser deixado fora da geladeira?

Qual é o melhor local para guardar o pão? Há explicações que justifiquem que ele fique dentro ou fora da geladeira, mas a segunda opção deve se aplicar à maioria. Quando refrigerado, o pão dura mais tempo, mas ele resseca e só poderá ser comido como torrada. Se é esse o seu objetivo, sem problemas. O ideal, no entanto, não é mantê-lo resfriado, mas sim acondicionado em uma embalagem fechada. O ketchup é outro item que divide opiniões: fora da geladeira, ele pode ter a cor e o sabor alterados mais rápido. Por outro lado, seu grau de acidez faz com que seja seguro consumi-lo mesmo assim. Depois de aberto, consuma-o em no máximo um mês para que ele não perca o sabor. O mesmo vale para o molho de pimenta: fora da geladeira ele pode durar até três anos. Há quem goste de guardar pó de café na geladeira, mas essa não é uma boa ideia. Ele deve ser guardado em um ambiente fechado, livre de umidade, pois o ar oxida a gordura do café, deixando-o mais rançoso e propenso a perder o aroma. Azeite e óleo de oliva? Da mesma forma, mantenha-os fora da geladeira. Há muita controvérsia ainda com relação a certas frutas e legumes. Muitas pessoas, por hábito ou mesmo por desconhecimento, continuam mantendo certos itens dentro da geladeira. É o caso do tomate. É fora da geladeira que são preservados o sabor e aroma da fruta, especialmente se ele for utilizado em saladas. Dentro da geladeira ele dura mais tempo, mas um estudo realizado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que podem até sofrer mutações genéticas quando resfriados. A batata, a cebola, o alho, além do melão, da banana e do abacate também são exemplos de itens que devem estar fora da geladeira. As cebolas, as batatas e o alho devem ser mantidos em um armário fresco e escuro. Os melões, quando conservados fora da geladeira, ficam mais doces. Já as bananas e os abacates só devem ir para dentro da geladeira depois que estiverem maduros, mas só se você assim desejar, pois não é necessário. Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a imensa linha de produtos que a Caldo Bom oferece. Na ampla maioria dos casos, todos os itens podem ser guardados fora da geladeira, em local fresco e bem conservado, com temperatura ambiente. Isso garante uma maior praticidade no armazenamento, além de garantir que o sabor dos alimentos permaneça por mais tempo. Observe sempre a data de validade dos produtos e não consuma alimentos cujo prazo de validade estiver expirado. Fonte(s): NY Times, CVS-SP, FNS, Estadão, BBC e GreenMe