Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como preparar o caldo de feijão

Dicas

Como preparar o caldo de feijão

Existem algumas combinações perfeitas na culinária, como queijo branco com goiabada, bolo de fubá com café passado na hora e, claro, o clássico dos clássicos: feijão com arroz! Além de proporcionar uma mistura saudável em termos nutricionais, os queridinhos da comida caseira são ricos em sabor. O problema, no caso do feijão, é que nem sempre conseguimos aquele caldo mais encorpado.

Para ajudar você em sua busca pelo feijão perfeito, com caldo grosso e cheio de sabor, separamos algumas dicas incríveis e que vão revolucionar a sua hora do almoço. Confira a seguir!

Como engrossar o caldo do feijão

Existem vários tipos de feijão e, claro, diferentes possibilidades de preparo. Desde a receita mais clássica até aquelas que levam outros ingredientes, uma coisa é certa: o bom mesmo é o feijão encorpado, com caldo grosso e saboroso. Veja algumas formas de engrossar o caldo do feijão:

Ajustar o tempo de cozimento

panela de feijão

Deixe que a última etapa de cozimento seja feita com a panela aberta, pois isso ajuda a fazer com que a água evapore e o feijão fique com o caldo mais denso. Se você deixa o feijão na pressão por 20 minutos, por exemplo, diminua esse tempo para 18 minutos e, após retirar a tampa, deixe o feijão cozinhando por mais 10 minutos, em fogo alto. Antes de servir, experimente os grãos para que eles fiquem com a consistência ideal para você.

Usar farinha de trigo

Essa dica, além de engrossar o caldo do feijão, também deixa o preparo muito saboroso. Para isso, basta cozinhar o feijão como de costume e, depois, em uma frigideira antiaderente, adicionar aproximadamente duas colheres (sopa) de óleo e os temperos que você usa (alho, cebola, louro, sal etc).

Quando os temperos estiverem bem refogados, adicione duas colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem, para não empelotar. Assim que a farinha ficar com uma coloração amarronzada, despeje a mistura na panela de feijão, aos poucos, e mexa com cuidado. Prontinho: agora seu feijão estará cheio de sabor e com um caldo grosso!

  • Você pode gostar:

Com uma porção do próprio feijão

Os grãos de feijão são ricos em amido, substância que dá a consistência cremosa a diversas receitas. Por isso, depois de cozinhar os grãos, você pode usar o próprio feijão para engrossar o caldo!

Retire o equivalente a uma concha de feijão cozido da panela e amasse os grãos com a ajuda de um garfo. Se preferir, pode usar o liquidificador ou o mixer. Depois, coloque essa papinha novamente na panela e ferva por alguns minutos. É o suficiente para que o caldo fique cremoso e suculento!

Deixando a receita mais saudável com inhame!

mulher fatiando inhame

O inhame é um ingrediente coringa por vários motivos. Um deles, certamente, está na sua capacidade de deixar sopas e caldos mais encorpados, já que o tubérculo também libera bastante amido durante o processo de cozimento.

No caso do feijão, sugerimos que você cozinhe rodelas de inhame juntamente com os grãos, na panela de pressão. Depois que o cozimento terminar, retire os inhames, refogue-os com azeite e alho em uma frigideira antiaderente, amasse bem com a ajuda de um garfo e despeje a massa que vai se formar na panela com o feijão cozido. É o que basta para que o caldo fique encorpado, nutritivo e bonito.

Usando amido de milho

Assim como o trigo, o amido de milho também pode ser utilizado para engrossar o caldo do seu feijão, sabia? Tudo o que você precisa fazer é pegar um recipiente pequeno, como uma cumbuca de sobremesa, e acrescentar duas colheres (sopa) de amido de milho e três colheres (sopa) de água fria.

Misture bem, até que todo o amido fique dissolvido e, depois, acrescente essa misturinha à panela com o feijão cozido. Deixe ferver por alguns minutos e, pronto: seu feijão ficará lindo e saboroso!

Viu só como é possível fugir daquele caldo ralo e sem graça? Agora é só comprar seu feijão favorito, colocar as nossas dicas em prática e aproveitar ainda mais as suas refeições em família! Bom apetite!