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Como se alimentar bem tendo uma rotina corrida?

Alimentação Saudável

Como se alimentar bem tendo uma rotina corrida?

Quem estuda e trabalha sabe que encarar uma rotina na qual se passa quase o dia todo fora de casa não é fácil. Em meio a dias tão atribulados, a boa alimentação muitas vezes é deixada de lado, com produtos fast food substituindo refeições mais saudáveis.

Porém, mesmo em uma rotina corrida, é possível se alimentar bem. Quem tem pouco tempo para cozinhar, mas preza por uma alimentação “com gostinho da casa dos pais”, pode recorrer receitas práticas com produtos semiprontos. Não tem erro: é a melhor maneira de combinar comida saudável e praticidade. Veja as dicas que preparamos para você.

Utilize produtos semiprontos

Um estudo realizado pelo Departamento do Agronegócio da FIESP em parceria como o Ibope, revelou algumas características do perfil do consumidor brasileiro quando o assunto são os alimentos e as bebidas: 34% dos entrevistados prioriza a conveniência a praticidade na hora de escolher o que comer.

A linha de itens semiprontos da Caldo Bom, por exemplo, oferece mais de uma dezena de itens diversificados e saborosos, rápidos de serem preparados, e que podem transformar as suas refeições em algo muito mais saudável. Entre as opções estão arroz à brasileira, fusilli Bolognesa, polenta cremosa 4 queijos e risoto Primavera.  

Comece pelas receitas mais simples

Com uma simples pesquisa no Google você pode encontrar receitas de todos os tipos. Porém, se a sua ideia é cozinhar rápido e não perder muito tempo no preparo dos alimentos, opte por aquelas mais simples e com menos ingredientes. Em muitos casos, você pode substituir ingredientes sem prejudicar a receita.

Portanto, faça uma lista com os alimentos que você tem – ou que você gosta – e parta deles para encontrar pratos rápidos e saborosos. Aqui no blog da Caldo Bom há dezenas de receitas com os mais diversos tipos de ingredientes para você pesquisar e escolher. A maioria delas é simples e prática.

Faça porções maiores e congele

Em alguns dias da semana podemos ter uma rotina mais puxada do que em outros, mas nem por isso dá para descuidar de uma boa alimentação. Uma boa dica para ganhar tempo na hora do preparo é cozinhar porções maiores e congelar para toda a semana. Programe-se para fazer isso no final de semana.

Alimentos como arroz, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, frango ou carne, por exemplo, não perdem a qualidade quando esquentados no micro-ondas durante as refeições da semana. Outra dica: se tiver um pouquinho mais de tempo ou for comer em casa, congele as porções sem tempero e dê um toque de sabor a elas na hora de tirá-las do freezer.

Mantenha a cozinha organizada

Você pode achar um exagero, mas manter a cozinha sempre organizada, com cada item em seu devido lugar, facilita bastante o preparo de qualquer receita e faz você ganhar tempo. Antes de começar, liste todos os ingredientes que você vai precisar e separe-os. 

Faça o mesmo com os utensílios necessários – panelas, frigideiras, assadeira, facas, colheres e temperos. Com tudo organizado, fica muito mais fácil passar de um passo para outro sem perder muito tempo. Depois de terminar, lave a louça e deixe tudo preparado para a próxima vez. É muito mais fácil se animar a cozinhar quando você encontra a cozinha arrumada.

Varie o cardápio sempre que possível

Muitas pessoas que não se sentem estimuladas a comerem a própria comida costumam repetir sempre os mesmos pratos. De fato, você encontrará muito mais variedade comendo fora de casa. Porém, cozinhar sempre não significa necessariamente fazer a mesma comida toda semana.

Há muitas alternativas para variar o cardápio – e todas elas podem ser igualmente simples de ser preparadas. Por exemplo: o arroz pode ser arbóreo, carnaroli, cateto, integral, japonês, negro ou vermelho. Já o feijão pode ser branco, carioca, cavalo, fradinho, jalo, preto, rosinha ou vermelho. Deu para perceber a quantidade de combinações que você pode testar e provar?

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Se alimentar bem sempre não significa ter que passar horas na cozinha todos os dias. Há uma infinidade de pratos simples que podem ser preparados com produtos semiprontos de forma rápida e tranquila. Monte o cardápio de acordo com a sua preferência e invista em qualidade e sabor nas refeições do seu dia a dia.