Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Confira como fazer dadinho de tapioca

Coleção Receitas

Confira como fazer dadinho de tapioca

Você já deve ter ouvido por aí algumas histórias a respeito de erros científicos ou culinários que, no fim das contas, acabaram resultando em produtos incríveis, não é mesmo? Foi assim com a penicilina, que chegou a render um Prêmio Nobel ao escocês Alexander Fleming, e também com o delicioso e crocante dadinho de tapioca, que também surgiu por acaso devido a um feliz erro de culinária.

O responsável por esse “equívoco” cheio de sabor foi o chef Rodrigo Oliveira. Tudo começou quando ele esqueceu uma massa de bolinho em cima de um balcão e, passado um tempo, ao se lembrar do preparo, seu primeiro pensamento foi o de jogar o material todo no lixo. 

Por sorte, a criatividade culinária falou mais alto e Oliveira decidiu fazer um experimento e cortar aquela massa em cubinhos, que seriam preparados de uma forma diferente e nova – o resultado foram os saborosos dadinhos de tapioca. 

O petisco foi tão aprovado pelos clientes do restaurante Mocotó que não demorou para que a receita se tornasse popular em diversos bares brasileiros e, inclusive, em estabelecimentos ao redor do mundo!

Além de deliciosos, os dadinhos de tapioca são bonitos e combinam com o clima gostoso de happy hour ou até mesmo servem como aperitivo antes daquele delicioso churrasco de domingo ficar pronto – para melhorar, as farinhas à base de mandioca são livres de glúten, o que é ótimo para quem tem doença celíaca ou precisa fazer uma dieta mais restritiva em relação a essa proteína. 

Pessoa preparando massa com farinha

Que tal aprender a fazer seus próprios dadinhos de tapioca e surpreender seus convidados com esse quitute cheio de sabor, crocância e charme? Veja como preparar a receita original a seguir:

Dadinhos de tapioca com queijo coalho 

Ingredientes

  • 300 g de queijo coalho
  • 250 g de tapioca granulada
  • 8 g de sal 
  • 1 pitada de pimenta-branca
  • 500 ml de leite

Modo de preparo

  1. Você vai precisar de uma forma ou assadeira que tenha cerca de 20 cm x 30 cm. Forre-a com papel filme e reserve.
  2. Em um ralador fino, rale o queijo coalho e misture com a tapioca, o sal e a pitada de pimenta-branca. Cuide para que os ingredientes estejam bem agrupados uns aos outros, para evitar que a massa empelote.
  3. Ferva o leite e o despeje, ainda quente, sobre a mistura, mexendo bem para que toda a tapioca possa ficar bem hidratada.
  4. Permaneça mexendo todos os ingredientes até obter uma massa firme.
  5. Coloque a massa na assadeira que está forrada com o papel filme e cubra a forma com mais papel filme ou saco plástico de cozinha para que não se forme uma película sobre a massa.
  6. Espere que a massa esfrie totalmente em temperatura ambiente e, em seguida, leve-a para a geladeira, onde deverá ficar por no mínimo três horas.
  7. Retire a massa da geladeira e corte-a em cubos pequenos.
  8. Frite os dadinhos em imersão total a 170 °C até que eles fiquem dourados.
  9. Cuide para que a temperatura acima seja respeitada – dessa forma, os cubinhos ficarão secos e crocantes.
  10. Se quiser assar no forno, unte uma forma com manteiga e asse em 200 °C até que eles fiquem bem dourados.
  11. Você pode servir os dadinhos com molho de pimenta agridoce ou geleia.

Se você quiser preparar a massa com antecedência por algum motivo, saiba que ela pode ficar armazenada na geladeira por no máximo três dias. É muito importante garantir que a forma esteja bem vedada para que os dadinhos de tapioca não fiquem com gosto dos outros produtos armazenados no refrigerador.

Se você não tiver um termostato para conferir a temperatura da fritura com exatidão, não tem problema! Regule, no “olhômetro” mesmo, a chama do fogão e frite os dadinhos de tapioca até que eles fiquem com a cor e a textura desejadas.

E, quando falamos em tapioca, é normal que surjam dúvidas a respeito das diferenças entre polvilho doce e polvilho azedo, então, para que você não se atrapalhe na hora de utilizar esses produtos, escrevemos um texto inteirinho só a respeito desse assunto.

+ Você pode gostar:

E aí, não é legal conhecer um pouco da história dos alimentos que consumimos? Agora que você já sabe que os dadinhos de tapioca surgiram por acaso e que é possível fazer os seus em casa, para surpreender seus familiares e amigos, é só comprar os ingredientes necessários e colocar a mão na massa! Temos certeza de que esse petisco delicioso vai fazer muito sucesso!

E se quiser usar a tapioca para fazer outras receitas além dos saborosos dadinhos, confira uma lista com 13 opções de receitas fáceis e deliciosas para um café da manhã nutritivo. Bom apetite!