Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Confira nossa receita de bolo junino de paçoca para adoçar sua festa

Coleção Receitas

Confira nossa receita de bolo junino de paçoca para adoçar sua festa

A chegada do mês de junho, que vem sempre acompanhado por um friozinho típico, é repleta daquele popular clima tradicional de festa junina, uma das comemorações mais famosas no Brasil — nós até fizemos uma página especial sobre o tema, com receitas, curiosidades, dicas de brincadeiras e decoração —, e se você estiver pensando em fazer um festerê em casa, mas com um bolo diferente do tradicional, a nossa dica de hoje com certeza vai suprir essa necessidade: que tal fazer um bolo junino de paçoca?

É isso mesmo: é totalmente possível reunir duas delícias em uma só e, todo mundo sabe, a boa e velha paçoca de amendoim é figurinha carimbada em qualquer festa junina. 

E aí, topa fazer o seu bolo de paçoca?

Bolo junino de paçoca

Ingredientes para o bolo:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de óleo;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 1 e ½ xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de paçoca moída;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 3 ovos.

Ingredientes para a cobertura:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 colheres (sopa) de leite ou 200 g de doce de leite;
  • 1 colher rasa (sopa) de manteiga;
  • 2 paçocas esfareladas;
  • 3 paçocas (ou mais) esfareladas para enfeitar.

Modo de preparo do bolo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador. A melhor ordem é colocar primeiro os ingredientes líquidos e depois os secos, exceto o fermento.
  2. Depois de bater os outros ingredientes, misture o fermento.
  3. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
  4. Leve ao forno preaquecido e asse por mais ou menos 40 minutos.

Modo de preparo da cobertura:

  1. Misture todos os ingredientes em uma panela média e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.
  2. Cheque a consistência da cobertura e desligue quando ela estiver no ponto de brigadeiro mole.
  3. Despeje a cobertura em cima do bolo já frio e desenformado e esfarele as paçocas da decoração sobre o bolo.

+ Você pode gostar:

Sabia que a paçoca nem sempre foi doce?

Aqui no nosso blog a gente adora compartilhar receitas de sucesso e, claro, contar algumas curiosidades sobre ingredientes e pratos que são populares na mesa do povo brasileiro. Nós já falamos, por exemplo, sobre a história dos deliciosos dadinhos de tapioca e até a respeito das origens do tradicional arroz doce — é lógico que com a paçoca não seria diferente!

Fotografia de paçoca rolha

Inicialmente, a paçoca era um aperitivo popular entre os povos indígenas (“paso-ka” significa “esmagar com as mãos”), e, diferente do que podemos imaginar, esse quitute era salgado! Feito com farinha de mandioca e carne seca, a paçoca antigamente servia também como um alimento de longo prazo de validade para os garimpeiros que buscavam pedras preciosas às margens do rio Tibagi, no Paraná.

Quem também comeu muito a paçoca original foram os tropeiros, que passavam dias viajando e precisavam de um alimento fácil de ser preparado e que não estragasse rápido demais — ou seja: desce mais paçoca salgada de carne seca!

O fato é que o quitute deu certo demais e o método de preparo permitiu que novas receitas fossem testadas. Hoje, a paçoca é o doce feito à base de amendoim, açúcar e farinha de mandioca e que se tornou um dos pratos tradicionais das festas juninas, justamente por causa de seus ingredientes principais. Legal, né?

Para melhorar, o amendoim é conhecido por ter propriedades benéficas à saúde. Esses grãos deliciosos ajudam a combater a anemia, diminuem as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas, auxiliam na perda de peso, melhoram a saúde dos músculos e, de quebra, previnem o diabetes tipo 2 — isso tudo só para citar alguns benefícios!

E aí, vai dizer que não deu vontade de ir agora mesmo preparar seu bolo de paçoca? Esperamos que sua experiência seja a mais doce possível! Bom apetite e bom festerê!