Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Dia da Gastronomia Mineira (05/07): 6 curiosidades sobre a culinária mineira

Curiosidades

Dia da Gastronomia Mineira (05/07): 6 curiosidades sobre a culinária mineira

Você sabe que uma coisa é boa quando existe até um dia específico em sua homenagem, não é mesmo? Pois é esse o caso da culinária mineira, que, além de receitas saborosas e cheias de ingredientes com a cara do Brasil, é celebrada todos os anos, no dia 05 de julho, considerado o Dia da Gastronomia Mineira.

A data passou a ser oficial em 2012 e sua escolha homenageia o aniversário de Eduardo Frieiro, autor do primeiro livro escrito apenas para reverenciar a culinária de Minas Gerais. A obra, chamada “Feijão, angu e couve – Ensaio sobre a comida dos mineiros”, foi lançada em 1966 e aborda toda a complexidade dos sabores típicos dos pratos do estado. 

Para homenagear as receitas típicas da terra do “uai”, separamos algumas curiosidades interessantes a respeito da gastronomia mineira. Confira!

Como tudo começou

A culinária de Minas Gerais tem suas raízes em eventos históricos que moldaram a história de todo o estado, o que inclui fatores como economia, política, cultura, relações sociais e, claro, a gastronomia.

Pessoas de muitas regiões do país foram para Minas Gerais entre os séculos XVII e XVIII à procura de ouro. A partir de então, além dos povos indígenas que eram nativos, o estado se tornou casa de tropeiros gaúchos, bandeirantes paulistas, trabalhadores do Norte e do Nordeste, nobres vindos de Portugal, pessoas escravizadas e líderes da Coroa. 

É essa diversidade étnica que deu origem à culinária mineira, que mantém traços de cada uma dessas culturas. 

comidas mineiras servidas em cima da mesa

Receitas de todos os cantos

Todos os povos que foram para Minas Gerais à procura de ouro levaram consigo suas receitas familiares. Lá, os pratos tiveram ingredientes substituídos e as pessoas se preocuparam em fazer uma comida mais pesada para que os trabalhadores braçais conseguissem manter a força e também para que, aqueles que viajavam, tivessem comidas com mais sustância para consumir durante os trajetos. Vem dessa época, por exemplo, o famoso feijão tropeiro.

Poucos ingredientes

É fácil entender que, há alguns séculos, a variedade de ingredientes culinários era muito menor do que a de hoje, não é mesmo? É por isso que muitas receitas foram criadas à base dos produtos locais mais abundantes, como a mandioca.

+ Você pode gostar:

Ruralização de Minas Gerais

Depois da exploração das minas de ouro, o estado de Minas Gerais passou por um processo de ruralização, ou seja: a agricultura se desenvolveu mais e a vida social e econômica estava a todo vapor no início do século XX.

Além do plantio, Minas Gerais investiu também na pecuária e em outro de seus produtos famosos: o queijo. Nas cozinhas das fazendas, as receitas mineiras ficavam cada vez mais saborosas e, claro, passavam de geração para geração.

buffet de comida mineira

Ingredientes mais famosos da gastronomia mineira

Se você já foi a algum restaurante mineiro, sabe bem que alguns ingredientes não podem faltar. O mais interessante é reparar que alguns pratos e ingredientes foram herdados de culturas específicas. Veja:

  • Indígenas: pirão, farofa, paçoca, mandioca, milho, cuscuz, canjica, pamonha.
  • Portugueses: doces, bolos e preparos diferentes de ovo de galinha (gemada, ovo frito, ovo cozido etc).
  • Povos escravizados e sertanejos: melado, rapadura, farinha.

Além desses, os ingredientes típicos da culinária mineira incluem feijão, quiabo, abobrinha, couve, inhame, carnes de porco e gado e, claro, torresmo.

Cartões postais da cozinha mineira

pão de queijo coberto com doce de leite

Quando falamos em comidas típicas de Minas Gerais, pensamos logo em pão de queijo, feijão tropeiro e torresmo. Além dessas, que todo mundo já conhece, há também algumas iguarias diferentes, como:

  • Pastel de angu: Esse famoso tira-gosto mineiro é uma herança dos povos escravizados, que faziam uma massinha de água e fubá, recheada com guisado. 
  • Frango com quiabo: Graças aos indígenas, o frango com quiabo se tornou outro prato típico de Minas Gerais. Originalmente, o prato é servido com angu.
  • Vaca atolada: Outra delícia mineira é esse prato, feito à base de costela bovina e mandioca.
  • Doce de leite: O famoso doce é a cara de Minas Gerais. Por lá, é comum a combinação do doce de leite com queijo.
  • Romeu e Julieta: O casamento do queijo com a goiabada também tem sua origem em Minas Gerais, sabia? 

Viu só? O Brasil é realmente rico em cultura e gastronomia. Da próxima vez que for a Minas Gerais ou a algum restaurante de gastronomia mineira, lembre-se de que, por trás daqueles pratos há muita história e, claro, amor!