Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

8 dicas de como desenformar bolo com perfeição

Dicas

8 dicas de como desenformar bolo com perfeição

Imagine a seguinte cena: você decide fazer um bolo, passa um tempinho escolhendo a receita ideal, compra os ingredientes, bota a mão na massa e, depois de tirar o bolo do forno, fica se perguntando qual é a melhor maneira de desenformar o dito cujo — não tem nada mais frustrante no momento de fazer um bolo do que desenformá-lo e ver que metade dele continuou na forma.

Para evitar que todo o seu trabalho seja perdido, a equipe da cozinha Caldo Bom separou algumas dicas infalíveis para que seu bolo fique perfeito e bonito. Confira a seguir:

1. Comece pelo mais básico: unte bem a forma

Salvo raras exceções, a maioria dos bolos precisa de uma forma bem untada para que a massa não grude nos fundos ou nas laterais. Prefira manteiga ou margarina para untar e, se escolher a margarina, use a tradicional e não a versão light — o problema está no fato de que o produto menos calórico tem mais água em sua composição, o que altera a textura do bolo devido ao calor do forno, resultando em uma massa ressecada.

Para espalhar a manteiga ou a margarina, use um papel toalha ou guardanapo. Lembre-se de checar se não ficou algum pedacinho de papel grudado no fundo da forma, hein! Se preferir, unte a forma com as próprias mãos, tendo o cuidado de lavá-las muito bem antes do procedimento.

Se a massa do seu bolo for branca, termine de untar polvilhando farinha. Se for um bolo escuro, você pode polvilhar cacau em pó.

2. Sabia que tem um momento ideal para untar a forma?

Pois é, você já tem noção de que é preciso untar a forma muito bem para que o bolo não grude, certo? O que talvez você não saiba, no entanto, é que existe um momento ideal para esse preparo da forma.

Para ter melhores resultados na hora de desenformar o bolo, unte a forma e deixe-a na geladeira por alguns minutos. Ou seja: nada de deixar para untar depois de a massa ficar pronta — quando estiver na metade da receita, faça uma pausa, unte a forma, coloque-a na geladeira e volte a fazer o bolo.

Esse truque tem a ver com o fato de que a manteiga (ou a margarina) fica mais dura quando está gelada, ou seja: ela demora mais para derreter no forno, e isso vai ser uma mão na roda quando você precisar tirar o bolo da forma.

3. Não desenforme o bolo assim que sair do forno

Por mais que a ansiedade de ver o resultado possa gerar um ímpeto de desenformar o bolo ainda quente, saiba que esse pode ser o seu maior erro em relação à finalização da sua receita. O ideal é que o bolo esteja morno quando for tirado da forma. 

Dicas de como desenformar bolo com perfeição

Para facilitar a tarefa, use uma espátula ou uma faca sem serra para soltar os lados do bolo, sempre com muito cuidado. Se a forma for daquelas com um furo no meio, além de passar a espátula, você pode polvilhar mais um pouco de farinha de trigo ou cacau em pó para que a massa deslize melhor.

4. Quer desenformar tortas cremosas?

Existem alguns tipos de bolos, como o de aipim e o de milho, que são cremosos. Nesses casos, o momento de tirar o bolo da forma pode ser mais delicado, então recomendamos que você unte bem a forma e, em vez de polvilhar farinha de trigo, prefira forrar com papel-manteiga.

Unte a parte de cima do papel manteiga também, para evitar que a retirada do papel acabe estragando o formato do seu bolo.

5. Conte com a gravidade

Alguns tipos de bolo, como o de fubá, são mais encorpados e resistentes. Se esse for o caso e você estiver com dificuldade para desenformar, cubra a parte de cima da forma com um pano de prato limpo e vire-o para baixo. Espere 20 minutos e veja se agora fica mais fácil desenformar.

+ Você pode gostar:

6. Sua forma tem ranhuras?

Isso pode ser um empecilho na hora de desenformar o bolo, mas existe uma solução para esse problema também. Em lojas de artigos para confeitaria é comum encontrarmos o spray desmoldante, que é a maneira ideal para untar uma forma que tenha marcas. Esse spray é composto por óleos vegetais, ceras e lecitina de soja, o que impede que o bolo seja prejudicado pelas ranhuras da forma.

7. Seguiu as dicas e mesmo assim não conseguiu tirar o bolo?

Uma medida de emergência para quando o bolo não desgruda da forma é posicionar a forma com o bolo em uma boca do fogão, em fogo baixo. Mas cuidado! Não deixe o bolo mais do que alguns segundos. Essa manobra é muito utilizada quando é preciso que o bolo seja retirado da forma com precisão.

8. Contenção de danos

Se o bolo saiu despedaçado ainda assim, tente arrumar o problema encaixando as partes que ficaram grudadas na forma e disfarçando as imperfeições com uma cobertura de bolo. Você também pode usar a massa para fazer bolo de pote, por exemplo. O que importa é não desperdiçar os ingredientes e o tempo que você passou na cozinha! Há sempre um jeitinho para tudo!

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que seu próximo bolo seja sucesso total! Bom apetite!