Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

5 dicas de como engrossar o caldo de feijão

Alimentação Saudável

5 dicas de como engrossar o caldo de feijão

Se tem um prato que representa o Brasil, ele com certeza é a boa e velha combinação de feijão com arroz. Além das tradicionais discussões sobre se o correto é colocar o feijão por cima ou por baixo do arroz, há quem diga que o melhor feijão é aquele com caldo mais grosso, justamente porque, dessa forma, ele não esparrama no prato e cria uma consistência ainda mais interessante quando agregado ao arroz.

Acontece que, quando o assunto é engrossar o caldo do feijão, é comum ter algumas dúvidas e dificuldades. Para que você resolva esse problema de uma vez por todas, selecionamos não apenas uma, mas cinco formas de deixar o caldo do feijão mais grosso e mais cremoso. 

Confira a seguir e escolha a opção que combina melhor com a sua cozinha:

1. Usando a técnica de amassar um pouco de feijão

Essa forma de engrossar o caldo do feijão é possivelmente a mais popular de todas, além de ser muito simples também. Tudo o que você precisa fazer é cozinhar seu feijão normalmente e, quando os grãos já estiverem macios, separar uma pequena porção, equivalente a mais ou menos duas colheres de sopa, e amassar esses grãos.

Você pode fazer isso na própria concha do feijão ou em um recipiente à parte, se preferir. Depois de amassados, os grãos liberam amido e isso faz com que o caldo fique bem mais cremoso. Por isso, devolva o feijão amassado à panela e deixe cozinhar por mais alguns minutos, sem tampa.

Você também consegue chegar ao mesmo resultado batendo a porção em um mixer ou liquidificador, se preferir.

2. Usando amido de milho

Quando você precisar engrossar o caldo do feijão e não tiver muito tempo de sobra, faça o seguinte: misture bem, em um recipiente pequeno, duas colheres (sopa) de amido de milho com três colheres (sopa) de água fria.

 dicas de como engrossar o caldo de feijão

Depois, é só adicionar essa mistura ao feijão, mexendo bem para encorpar em todo o caldo, e deixar ferver por um minuto. Se estiver sem amido de milho em casa, faça o mesmo processo com farinha de trigo e o resultado será bastante semelhante.

3. Redução do caldo de feijão

Se você tiver um tempinho a mais para finalizar o preparo do feijão e não quiser adicionar outros ingredientes à receita, simplesmente cozinhe o feijão na panela de pressão por 15 minutos e, depois, deixe que ele ferva por mais tempo, na panela sem tampa, já com os temperos de sua preferência. Dessa forma, a água evapora lentamente, o caldo reduz e engrossa de maneira natural.

4. Cozinhe o feijão com pedaços de inhame

Outra forma de reduzir o caldo de feijão é cozinhá-lo com dois inhames, cortados de forma grosseira. Ao terminar o cozimento na panela de pressão, retire o inhame e o refogue em uma frigideira com azeite, alho e um pouco do caldo do feijão. Amasse o inhame que foi refogado e devolva à panela com o feijão. Deixe cozinhar por mais 15 minutos e sirva – além de mais grosso, o caldo do feijão ficará ainda mais nutritivo!

5. Feijão com biomassa de banana verde

Outra forma muito saudável de engrossar o caldo do feijão é utilizar biomassa de banana verde. Esse creme, que pode ser feito em casa ou comprado pronto no supermercado, é totalmente sem gosto e pode ser usado para engrossar molhos e, claro, o caldo do feijão.

Depois de cozinhar o feijão como de costume, abra a panela e acrescente, aos poucos, algumas colheres da biomassa. Coloque uma colher de cada vez, mexa bastante para que ela “derreta” e se integre com o caldo, e veja se há necessidade de acrescentar mais ou não. Esse método tem que ser feito no “olhômetro” mesmo, por isso não há uma medida ideal.

Agora que você já conhece esses cinco truques para deixar o caldo do feijão mais grosso e mais cremoso, é só escolher aquele que combina mais com as suas preferências e que se encaixa no tempo que você tem disponível para o preparo da receita. Coisa boa, né? Esperamos que seu próximo almoço fique do jeitinho que você deseja! Bom apetite!