8 dicas para inserir linhaça na sua alimentação diária

A linhaça é uma semente com alto valor nutricional, oferece uma série de benefícios para o organismo e ainda colabora com o processo de emagrecimento. Por isso, é uma excelente ideia incluir esse alimento na sua dieta todos os dias.

Por aqui, essa semente é encontrada nas variedades marrom e dourada, que são muito parecidas em termos nutricionais. O que as diferencia é o fato de a linhaça marrom ser cultivada em regiões de clima quente e úmido, adaptando-se bem ao solo brasileiro, enquanto a dourada é produzida em áreas de clima frio.

Além disso, a linhaça dourada tem o sabor um pouco mais suave e sua casca é menos rígida, o que facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo. Contudo, quando trituradas, ambas as variedades oferecem praticamente os mesmos benefícios.

Como incluir a linhaça na sua dieta

Rica em ômega-3, fibras e proteínas, a linhaça é considerada um alimento funcional graças às suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas, que ajudam a evitar uma série de doenças por combater as inflamações, regular os níveis de colesterol e diminuir a absorção de açúcar e gorduras.

Além disso, seus componentes prolongam a sensação de saciedade, o que evita que você sinta fome logo depois de uma refeição e faça lanchinhos fora de hora, contribuindo para o processo de emagrecimento.

Não existe uma regra sobre a quantidade de linhaça que deve ser consumida, mas, em geral, recomenda-se de uma a duas colheres de sopa de linhaça por dia, distribuídas em todas as refeições. Veja como aproveitar os benefícios dessa semente ao máximo:

1. Triture a linhaça antes de consumir

Independentemente de ser dourada ou marrom, a casca da linhaça é muito rígida para ser quebrada com os dentes. Dessa forma, para que o organismo consiga absorver seus nutrientes, é preciso triturá-la até obter uma farinha.

Outra opção para melhorar o aproveitamento dos benefícios é deixar as sementes de molho em água de um dia para o outro, o que amolece sua casca.

2. Saiba como armazenar a linhaça corretamente

Quando a linhaça é triturada, seus ácidos graxos ficam expostos à ação do oxigênio e ela perde parte do seu valor nutricional e se torna rançosa em pouco tempo, inviabilizando seu consumo.

Por isso, o mais interessante é moer as sementes na hora. Se for armazená-las, coloque-as em um vidro bem tampado e guarde-as na geladeira por até 15 dias.

3. Ingira bastante líquidos para evitar a prisão de ventre

Por ser uma fonte de fibras, a linhaça contribui para o bom funcionamento do intestino ao estimular os movimentos peristálticos e aumentar o volume do bolo fecal.

Porém, se ela for consumida em excesso e a quantidade de líquidos ingerida por dia for insuficiente, essa combinação pode causar prisão de ventre. Assim, procure consumir as sementes com moderação e beba pelo menos 2 litros de água diariamente.

4. Adicione a linhaça a frutas e iogurtes

Uma boa forma de incluir a linhaça na dieta é acrescentar as sementes a frutas ou iogurtes para consumir no café da manhã.

Você pode montar um cardápio com ½ mamão-papaia, 1 pote de iogurte light e 1 colher de sopa de linhaça triturada, por exemplo.

5. Reforce os benefícios de sucos e shakes

Sucos são ricos em vitaminas e minerais, mas seus benefícios são inferiores aos das frutas in natura porque eles não oferecem a mesma quantidade de fibras. Contudo, ao adicionar a linhaça, você recupera esse nutriente que dá saciedade – apenas lembre-se de bater o suco no liquidificador e bebê-lo sem coar.

Além disso, você pode acrescentar as sementes aos shakes funcionais, aumentando seu poder antioxidante.

6. Enriqueça o valor nutricional do arroz com feijão

A combinação preferida dos brasileiros se torna mais interessante e saborosa com a adição dessas sementinhas cheias de benefícios. Para isso, acrescente 1 colher de sopa de linhaça para cada xícara de arroz ou feijão na hora do cozimento.

7. Consuma a linhaça em sopas e caldos

Outra maneira simples de incluir a linhaça na sua alimentação é acrescentá-la a sopas e caldos durante o preparo, sendo 1 colher de sopa das sementes para cada copo de água.

Durante a fervura, as fibras da linhaça vão formar um gel e dar uma textura mais gelatinosa ao prato.

8. Adicione a farinha de linhaça às saladas

Uma salada colorida já oferece muitos benefícios ao organismo devido ao teor de vitaminas, minerais e fibras, mas seu valor nutricional fica ainda mais interessante quando acrescentamos a linhaça.

Experimente misturar folhas verdes, tomate picado, brotos de alfafa e beterraba e cenoura raladas, tempere com limão e azeite de oliva e adicione a linhaça triturada para preparar uma salada ainda mais saudável.

Viu como é fácil incluir a linhaça na sua dieta? Além de fazer bem, essa sementinha é muito versátil e pode ser utilizada em diversas preparações. Não tenha medo de experimentar!

Fonte(s): Boa FormaTua Saúde e Mundo Boa Forma

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