Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Qual é a diferença entre o feijão preto e o feijão carioca?

Alimentação Saudável

Qual é a diferença entre o feijão preto e o feijão carioca?

Feijão é tudo igual? Embora exista mais de uma dezena de tipos de feijão e todos eles estejam entre os alimentos mais benéficos para a saúde, há diferenças nutricionais e de sabor em relação às variedades comercializadas no Brasil.

Os campeões na preferência do público brasileiro são o feijão carioca, popularmente conhecido como “carioquinha”, e o feijão preto, principal ingrediente da feijoada, um dos pratos mais típicos do nosso país. Você não precisa escolher entre um outro: na dúvida, adicione os dois ao seu cardápio.

Porém, entender quais são as características de cada um deles pode fazer com que se torne mais fácil escolher a variedade mais adequada para a sua dieta.

Feijão carioca x feijão preto: saiba mais sobre eles

De coloração bege com listras marrons, o feijão carioca é a variedade mais famosa no país, correspondendo a 70% do consumo dos brasileiros. Sem dúvidas, a combinação de feijão carioca com arroz é a mais presente no dia a dia, mas ele também pode ser utilizado no preparo de sopas, caldos e hambúrgueres.

Suas propriedades nutricionais são bastante parecidas com as do feijão preto, pois ambos são ricos em proteínas, fibras, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Já o feijão preto é a segunda variedade de feijão mais consumida no país, sendo o principal ingrediente da feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira. 

Além disso, ele é bastante consumido junto com o arroz, principalmente no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Assim como os demais tipos dessa leguminosa, o feijão preto é rico em proteínas de alto valor biológico, fibras, ferro e cálcio. Porém, seu grande destaque é a presença das antocianinas, o pigmento que dá a coloração escura.

Por ter propriedades antioxidantes, as antocianinas combatem o envelhecimento precoce, reduzem o nível de colesterol ruim (LDL), protegem a saúde do coração e previnem doenças como mal de Parkinson e Alzheimer e vários tipos de câncer.

Comparação nutricional: as diferenças entre os feijões

Em linhas gerais podemos dizer a diferença entre os feijões carioca e preto em termos nutricionais não são tão significativas. Embora possamos apontar algum deles com mais vantajoso em cada um dos quesitos, em se tratando de uma quantidade reduzida, como a consumida nas refeições, pode-se dizer que ambos empatam tecnicamente em tudo.

O equivalente a 100 gramas de feijão carioca cozido tem mais proteínas (4.8 gramas contra 4.5 gramas), fibras (8.5 gramas contra 8.4 gramas) e magnésio (42 mg contra 40 mg) em relação à mesma quantidade de feijão preto. Além disso, o carioca é um pouco menos calórico: 76 Kcal/100g contra 77 Kcal/100g. Por outro lado, o feijão preto leva vantagem contra o feijão carioca nos quesitos ferro (1.5 mg contra 1.3 mg), cálcio (29 mg contra 27 mg) e fósforo (88 mg contra 87 mg).

Em outras palavras: em termos nutricionais, escolher um ou outro não fará muita diferença na sua dieta. Por isso, o ideal é optar por aquele que você considera mais saboroso e que combine melhor com os demais elementos que você coloca no prato. O feijão, seja ele qual for, é uma fonte importante de proteínas, ferro e cálcio, e deve ser consumido diariamente. Além disso, é um poderoso aliado contra a anemia.

Que tal experimentar os dois em variações deliciosas?

Caldo de feijão carioca com cenoura

Ingredientes:

  • 4 xícaras (chá) de feijão carioca Caldo Bom;
  • 4 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 cebola picada em cubos;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 200 gramas de bacon em cubos;
  • 2 cenouras cortadas em rodelas;
  • 1 cubo de caldo de legumes;
  • Sal e demais temperos a gosto.

Modo de preparo:

  1. No liquidificador, bata o feijão cozido com a água por 3 minutos e reserve. ⠀
  2. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o bacon até dourar. ⠀
  3. Adicione a cenoura, o caldo de legumes e o feijão batido e cozinhe até a cenoura ficar macia. ⠀
  4. Tempere com sal e pimenta, misture e deligue o fogo. Transfira para uma sopeira e sirva em seguida.

Feijão preto na panela comum

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de feijão preto Caldo Bom;
  • 2 folhas de louro;
  • ½ cebola pequena cortada em cubos;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de óleo.

Modo de preparo:

  1. Coloque o feijão preto em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água na metade do tempo e tirando qualquer grão que esteja boiando. 
  2. Leve ao fogo alto o feijão com 4 xícaras (chá) de água e as folhas de louro. Deixe a panela semi-tampada. Quando começar a ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia. 
  3. Depois desse tempo, verifique a textura dos grãos: se estiverem duros, deixe cozinhar por mais 15 minutos; se estiverem macios, é hora de temperar. 
  4. Aqueça o óleo em uma panela à parte e refogue a cebola e o alho. Acrescente o sal e adicione uma concha do feijão já cozido com o caldo. 
  5. Amasse os grãos com a própria concha ou com auxílio de um amassador de batatas para deixar o caldo mais grosso. 
  6. Quando ferver, transfira o feijão temperado para a panela com o restante dos grãos e misture bem. Deixe ferver por mais 10 minutos para engrossar o caldo, mexendo sempre para não queimar.