Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Diferenças do arroz para risoto: Arbóreo x Carnaroli

Dicas

Diferenças do arroz para risoto: Arbóreo x Carnaroli

Se o preparo de risotos aí na sua casa é algo que acontece frequentemente, você provavelmente sabe que o arroz arbóreo é comumente indicado para esse tipo de receita. O que nem todo mundo sabe, ainda, é que existe um outro tipo de arroz que é recomendado para as receitas de risoto: o carnaroli. Hoje, falaremos a respeito das diferenças entre esses grãos. Continue a leitura e se prepare para ficar com água na boca!

Uma das grandes vantagens do risoto é que ele pode, facilmente, ser o único prato de uma refeição. Além disso, pelas diferentes possibilidades de combinações de ingredientes, é possível transformar a receita em um preparo mais elegante e sofisticado — um risoto de gorgonzola, nozes e pêra, por exemplo, deixa qualquer jantar muito mais elegante, não é mesmo?

A maioria das receitas de risoto costuma usar o arroz arbóreo como ingrediente principal, e o motivo para isso está no fato da popularidade desse tipo de grão, que libera mais amido durante o cozimento e resulta em um prato mais cremoso. O Carnaroli também não deixa a desejar nesse aspecto — ele talvez só não faça parte das suas receitas por falta de costume.

Conheça um pouco mais sobre os principais tipos de arroz indicados para o preparo de risoto.

Qual é a diferença entre o arroz Arbóreo e o Carnaroli?

O risoto é um prato tipicamente italiano e que foi trazido ao Brasil pelos povos sarracenos, formados por mulçumanos e árabes que viviam na região da Sicília, no século 11. A palavra “risotto” tem um significado singelo e pode ser traduzida como “arrozinho”, assim mesmo, no diminutivo. Bacana, não é?

Para que a receita fique boa, é preciso acertar no tipo de arroz escolhido, por isso é interessante conhecer as diferenças entre os grãos de arroz Arbóreo e Carnaroli. Confira a seguir:

Arroz arbóreo

arroz-arboreo

O arroz Arbóreo é o tipo mais popular quando vemos receitas de risoto. Seus grãos são bastante densos e combinam com receitas que levam maiores quantidades de carne em seu preparo. O tempo de cozimento vai de 14 a 17 minutos.

Arroz Carnaroli

O arroz Carnaroli é composto por grãos compridos e mais finos, e, assim como o arbóreo, também é muito rico em amido — na verdade, ele até ganha do arbóreo nesse quesito, pois é ainda mais rico em amido. Os grãos do carnaroli caem bem em qualquer tipo de risoto: de carnes, frutos do mar e vegetarianos. O tempo de cozimento é o mesmo, variando de 14 a 17 minutos.

arroz-carnaroli

O importante, quando estiver preparando uma receita de risoto, é sempre cuidar para que os grãos fiquem al dente, o que indica que fica mais durinho por dentro e macio por fora. Se passar demais desse ponto, a textura pode ficar mole demais, comprometendo toda a experiência.

O uso do arroz comum para o preparo do risoto não é indicado, já que, caso você siga uma receita tradicional, mas use o agulhinha ou o arroz branco, por exemplo, o resultado possivelmente será uma papa não muito apetitosa.

Se você quiser aproveitar as sobras do churrasco do almoço, por exemplo, o melhor é fazer um belo arroz carreteiro.

  • Você pode gostar:

Agora que você já sabe que é possível usar esses dois tipos de arroz para preparar seus risotos, é só escolher as suas receitas favoritas, comprar um bom vinho e, claro, caprichar na hora de colocar a mão na massa! Bom apetite!