Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Feijão ou lentilha: conheça as diferenças

Alimentação Saudável

Feijão ou lentilha: conheça as diferenças

Arroz com feijão ou arroz com lentilha: qual dessas duas opções aparece com maior frequência no seu cardápio? Se você faz parte da ampla parcela de brasileiros que consome arroz com feijão todos os dias, certamente a primeira alternativa foi a sua resposta.

Porém, você sabia que pode variar o seu cardápio substituindo o feijão pela lentilha? Embora o feijão seja um alimento menos calórico, a lentilha apresenta mais nutrientes, o que no final das contas pode ser uma ótima forma de compensação. Entender as características de cada um dos alimentos pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saborosas e variadas.

Feijão ou lentilha: qual é a melhor opção?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. O feijão apresenta mais benefícios do que a lentilha em alguns quesitos, mas também perde no comparativo em outros. Na prática, podemos dizer que os alimentos são muito similares em termos de função para o organismo e optar por um ou outro pode ser uma simples questão de preferência.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas). Em termos de ferro e ácido fólico ambos os grãos são equivalentes e escolher um ou outro não impactará diretamente na sua dieta.

Os principais benefícios do feijão na alimentação

A ampla variedade de tipos de feijão faz com que esse seja um dos alimentos mais versáteis no cardápio dos brasileiros. Você pode optar por ele nas versões branco, carioca, cavalo, fradinho, jalo, preto, rosinha e vermelho, apenas para citar alguns dos mais comuns disponíveis nos mercados.

A Caldo Bom oferece uma grande variedade desse alimento. Ele está disponível nas seguintes versões: feijão brancofeijão carioca ourofeijão carioca premiumfeijão carioca especialfeijão cavalofeijão fradinhofeijão jalofeijão preto ourofeijão preto premiumfeijão preto especialfeijão rosinhafeijão vermelho e feijão vermelho especial.

O feijão é também um dos grãos que ajudam na prevenção do câncer de mama e também é considerado um poderoso aliado contra a anemia. Diferentemente do que muitos imaginam, o consumo de feijão não engorda, desde que seja consumido em quantidades moderadas nas refeições. Isso sem falar que ele é considerado uma combinação perfeita para o arroz.

Os principais benefícios da lentilha na alimentação

Embora a lentilha seja tradicionalmente associada à ceia de Ano Novo, não há nenhuma razão para que você não consuma esse alimento durante o ano todo. Rica em fibras insolúveis, ela ajuda a diminuir o colesterol, a regular o intestino e a desintoxicar o organismo, absorvendo as toxinas.

Graças a uma substância chamada lignana, a lentilha também ajuda a reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual. Por fim, os índices de cálcio e ferro do alimento são considerados boas maneiras de prevenir e tratar a anemia e melhorar a saúde dos ossos.

No site da Caldo Bom você encontra diversas receitas para preparar lentilhas. Recomendamos o Arroz com Lentilha e Calabresa e a Lentilha da Sorte. A lentilha é um alimento tão versátil que pode ser utilizado ainda em receitas de salada de grãos e em hambúrgueres vegetarianos

Na dúvida entre qual opção escolher? Fique com as duas!