Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Saiba como fazer uma festa junina durante a quarentena

Dicas

Saiba como fazer uma festa junina durante a quarentena

Infelizmente, em razão da pandemia de coronavírus, é bem provável que não tenhamos muitas das tradicionais festas juninas que são realizadas em todo o Brasil. Porém, isso não significa que mesmo em casa você não possa criar um clima junino.

Para quem mora com os filhos ou outros familiares, aproveitar o momento para criar uma festa temática pode ser uma ótima oportunidade de matar a saudade dessa tradição. Importante: devemos evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social, então nada de convidar pessoas que não moram na sua residência para a festa, ok?

Porém, para as pessoas que moram na mesma residência, a tradição está liberada. Aqui vão algumas dicas de como você pode entrar no clima junino sem sair de casa.

Comece pela decoração

A decoração junina é simples e fácil de ser feita. As tradicionais bandeirinhas podem ser feitas com diversos materiais, como papel de seda, cartolina, sulfite, EVA e até mesmo páginas de revistas velhas. Basta recortá-las em formato triangular ou retangular e colá-las em um barbante. Estique o fio de um canto a outro do cômodo e pronto!

O vídeo a seguir mostra várias dicas simples de como fazer a decoração com materiais que você tem em casa. Vale a pena conferir. 

Você também pode recriar uma versão simbólica da fogueira. Utilizando papelão ou eva e papel celofane, é possível colar na parede os materiais e deixar um cantinho da casa para ela. Não se esqueça também das vestimentas: camisas quadriculadas de flanela e vestidos de cores chamativas, além de chapéu de palha e bigode completam o visual perfeito.

No vídeo abaixo você vê como fazer uma fogueira com eva e celofane. 

Entre no clima com música

As festas juninas mais modernas reúnem músicas de todos os gêneros, mas xote, baião, forró e sertanejo raiz ainda são os mais emblemáticos. As tradicionais quadrilhas também devem ser executadas sem parar. O importante é criar um clima alegre e que permita a todos dançarem, se quiserem.

A playlist acima reúne mais de uma centena de músicas tradicionais das quadrilhas de festa junina. É só dar o play e aproveitar.

Comidas típicas

Por último, mas não menos importante, é hora de preparar deliciosos pratos típicos conforme a tradição manda. A lista de comidas típicas de festa junina é bastante extensa e varia de região para região do país. 

Porém, alguns itens não podem faltar: milho verde cozido, pipoca, pinhão, pamonha, paçoca, doce de abóbora, pé-de-moleque, arroz doce, canjica, bolo de fubá e quentão são alguns exemplos. Aqui vão algumas receitas para você preparar essas guloseimas.

1. Pé-de-moleque

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Coloque na panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre.
  2. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado e mexa bem, até soltar do fundo da panela.
  3. Unte uma tigela com margarina e despeje o conteúdo sobre ela.
  4. Deixe esfriar e corte em pedaços.

2.Bolo de Fubá

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C por 10 minutos.
  2. Unte a forma com manteiga ou margarina e depois polvilhe farinha de trigo. Observe que para cada tipo de forma o tempo de assar é diferente.
  3. Misture o conteúdo do pacote de Mistura para Bolo de Fubá Caldo Bom com os ovos, o leite morno e a margarina ou manteiga.
  4. Bata na batedeira por 5 minutos em velocidade alta ou à mão por 6 ou 7 minutos, até obter uma massa homogênea.
  5. Transfira para a assadeira já untada e leve ao forno seguindo indicação.
  6. Deixe esfriar, desenforme soltando as laterais.
  7. Para finalizar, polvilhe coco ralado e sirva.

3. Canjica Branca

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Lave a Canjica de Milho Branca e deixe-a de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar.
  2. Cozinhe na panela de pressão com 2 litros de água (ou cubra de água até passar três dedos acima da canjica) por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia.
  3. Coloque em outra panela, se necessário maior, e acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  4. Deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
  5. Desligue o fogo quando ela estiver bem cremosa.
  6. Polvilhe a Canela em Pó e sirva.

.....

Não deixe conferir outras receitas disponíveis no site da Caldo Bom. Outras sugestões para a sua festa são o Arroz Doce com Arroz Arbóreo, o Brigadeiro de Milho Verde, a Broa de Milho e o Cachorro-Quente Especial.