Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Grãos: qual é a importância deles na nossa alimentação

Alimentação Saudável

Grãos: qual é a importância deles na nossa alimentação

Não é por acaso que dois grãos, arroz e feijão, formam uma combinação perfeita para a nossa saúde. Eles estão na base da pirâmide alimentar, o que significa que eles são o principal grupo alimentar que devemos incluir em nossa dieta.

Porém, algumas pessoas os deixam de lado pelo fato de considerá-los alimentos calóricos. De fato, eles são fornecedores de energia para o organismo, mas se forem consumidos em quantidades adequadas podem até mesmo ser benéficos em dietas de perda de peso. 

Conhecer os benefícios que esse grupo alimentar nos proporciona é o primeiro passo para ter certeza de que eles não podem ficar de fora das nossas refeições.

Os benefícios dos grãos na alimentação

Em linhas gerais, os grãos são alimentos ricos em carboidratos complexos. Isso significa que além de fornecerem energia para o organismo eles também são ricos em vitamina B e ferro, entre outros fitonutrientes considerados essenciais à saúde. 

O feijão, a lentilha, o grão-de-bico, o milho, a soja e ervilha fazem parte dessa lista seleta que deve estar presente na nossa alimentação diária. Adicionar uma colher de sopa de alimentos como chia ou linhaça em frutas e iogurtes no café da manhã ou no lanche da tarde, além de uma porção no almoço e no jantar é suficiente para extrair o que há de melhor deles em termos de nutrição.

Arroz e feijão: uma combinação perfeita

Diferentemente do que muitos imaginam, a combinação de arroz com feijão não engorda, desde que os alimentos não sejam consumidos em excesso. Em média, de duas a três colheres de sopa de arroz e uma concha e meia de feijão em uma refeição são suficientes para suprir as necessidades diárias, não sendo necessário repetir a dose no jantar, por exemplo.

O feijão é um alimento rico em proteínas e minerais, além de vitaminas B1, B2, B3 e B9. As proteínas vegetais auxiliam na composição dos músculos e dos tecidos do corpo e, em razão dos seus índices de ferro, ele é considerado um poderoso aliado contra a anemia.

Redução na incidência de problemas de intestino preso

Estatísticas mostram que cerca de 30% dos brasileiros sofrem com problemas relacionados ao intestino preso. Uma dieta pobre em fibras é uma das possíveis causas dessa condição e os grãos podem ser a solução. O grão-de-bico, por exemplo, é um alimento pertencente ao grupo das leguminosas, assim como o feijão-carioca, a ervilha e a lentilha. 

Por ser rico em fibras, seu consumo ajuda a regular o funcionamento do intestino. Outro benefício dos alimentos desse grupo é que eles contêm triptofano, um aminoácido necessário para a produção de serotonina – o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Fáceis de preparar no dia-a-dia

Além dos benefícios nutricionais, os grãos são uma opção muito prática para quem busca ter uma alimentação saudável, pois é possível cozinhar uma quantidade maior e utilizá-los em vários pratos diferentes durante a semana. 

Alimentos como feijãogrão-de-bicolentilha e quinoa, entre outros grãos, oferecem aminoácidos de alto valor biológico, contribuindo para uma ingestão adequada de proteínas. Por exemplo, que tal uma salada de lentilha para deixar as suas refeições ainda mais saudáveis? Você vai precisar do seguinte:

  • 1 xícara de chá de lentilha Caldo Bom
  • 1 cebola-roxa picada
  • 1 cenoura picada
  • 1 tomate picado
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 folha de louro Caldo Bom
  • ½ colher de sopa de folhas de tomilho
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino Caldo Bom a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite

Em uma panela, coloque a lentilha Caldo Bom, a cebola, a cenoura, o louro e o tomilho. Cubra com água até cerca de 1 dedo acima dos ingredientes. Cozinhe em fogo baixo até a lentilha ficar macia, mas sem desmanchar (aproximadamente 20 minutos). Desligue o fogo e escorra a lentilha. Adicione os demais ingredientes, misture bem e sirva.

.....

Está convencido agora que os grãos são parte fundamental em qualquer dieta? Aproveite e conheça algumas deliciosas receitas à base de grãos que farão sucesso em qualquer cardápio. Há várias sugestões em nosso site, mas destacamos especialmente a Lentilha Cozida, o Mix de Grãos Completo com Legumes e a Salada de Bacalhau e Grão-de-Bico.