Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Louro, lentilha e superstições de Ano-Novo

Alimentação Saudável

Louro, lentilha e superstições de Ano-Novo

Ano novo, vida nova. A passagem de ano é um momento simbólico no qual fazemos uma reflexão sobre aquilo que aconteceu nos últimos meses e nos planejamos para o que virá nos meses seguintes.

Porém, essa tradição vem acompanhada de uma série de costumes e superstições, que muitas vezes repetimos sem saber ao certo os motivos ou as origens. Lentilha para o final de ano, simpatias com folhas de louro e usar roupas brancas são apenas alguns desses exemplos. 

Você já se questionou por que essas tradições permanecem? Entender o simbolismo por trás dessas histórias é uma ótima forma de viajar no tempo e desejar com ainda mais intensidade que o novo ano seja sempre muito melhor.

Comer lentilhas no Ano-Novo

Versáteis e saborosas, as lentilhas são consideradas um dos substitutos do feijão, mas curiosamente o consumo delas é muito menor ao longo do ano do que nos finais de ano. Rica em proteínas, ferro, magnésio e potássio, comer essa leguminosa é uma das tradições mais conhecidas entre os brasileiros no Réveillon.

comendo lentilha

Esse costume foi trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos. A tradição italiana diz que consumir esse alimento logo que o relógio marca meia-noite é sinônimo de fartura para o ano todo. A origem desse conceito é incerta, mas em muitas culturas o formato de moeda das lentilhas é associado ao sucesso financeiro.

Receita de Lentilha Saborosa

Ingredientes:

  • 1 e ½ xícara (chá) de lentilha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 30 gramas de calabresa
  • 1 unidade de cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 2 xícaras de caldo de carne
  • Uma pitada de sal
  • Cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo:

  1. Despeje uma xícara e meia de chá de grãos de lentilha em uma tigela, acrescente água e deixe de molho por, no mínimo, 8 horas.
  2. Em uma panela, acrescente uma colher de sopa de azeite. Refogue a calabresa, a cebola e o alho.
  3. Após refogar, acrescente a lentilha hidratada e o caldo de carne.
  4. Acrescente a água, o sal e misture bem.
  5. Cozinhe por 15 minutos.

Simpatia com folhas de louro

As folhas de louro são consideradas um símbolo de imortalidade, pois permanecem verdes mesmo no período de inverno. Na Antiguidade, a planta era tão importante que chegava até mesmo a ser oferecida como prêmio em competições esportivas e em celebrações religiosas. 

folhas de louro

A expressão “colher os louros da vitória” não existe por acaso, já que ela faz referência aos prêmios que eram dados aos atletas nas primeiras edições das Olimpíadas na Grécia Antiga. Em vez de medalhas de ouro, prata e bronze, o vencedor era agraciado com uma coroa de louros.

A sabedoria popular diz que devemos guardar uma folha de louro na carteira durante o ano inteiro para atrair fartura. Nela, escreva o seu nome e faça um pedido. O momento ideal de fazer a troca da folha de louro é no primeiro dia do novo ano. Será que essa simpatia dá certo?

Evitar carnes de aves

No Natal é tradição consumirmos Chester ou Peru, mas você já parou para pensar por que não comemos carne de aves no Ano-Novo? Novamente, a explicação está no imaginário popular. A explicação é que as galinhas – e as aves em geral – têm o hábito de ciscar para trás, o que poderia representar um “atraso de vida”.

Por isso, as carnes de aves devem ser evitadas sempre que possível na passagem de ano. Em vez disso, prefira carne de porco ou peixe. O porco, aliás, é uma das iguarias preferidas no Réveillon, especialmente pelo fato de que ele fuça para frente. Em outras palavras, é como se esse fosse um empurrão de sorte para o ano que se inicia.

Vestir roupas brancas e pular sete ondas

Duas das tradições mais conhecidas do Ano-Novo têm origem nos povos africanos. Antigas tribos africanas tinham o hábito de usar roupas brancas para celebrar Iemanjá e por aqui a ideia foi disseminada pelos adeptos da umbanda. Esse conceito se fortaleceu não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo onde a presença de africanos foi grande.

Já o hábito de pular sete ondas é mais comum em cidades litorâneas, por razões óbvias. A relação com Iemanjá também está presente nessa celebração: cada onda representaria um orixá e cada pulo é um pedido de força, paz e esperança para o novo ano. 

.....

E aí, quais são as suas tradições e simpatias de Ano-Novo? Preparamos um conteúdo especial com receitas, curiosidades e dicas de Natal e Ano-Novo, seja para decorar a casa ou para preparar pratos especiais para essa ocasião. Não deixe de conferir.