Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Mesa de Natal: 7 ideias de decoração para ceia ou almoço

Especiais

Mesa de Natal: 7 ideias de decoração para ceia ou almoço

Comemorar o Natal em família e entre amigos é uma ocasião muito especial e, além do preparo dos pratos, da escolha das bebidas e das sobremesas, prestar atenção na decoração da mesa também é uma tarefa importante que, para melhorar, pode se transformar em uma missão divertida para toda a família.

Não faz diferença se a sua ceia será para três ou trinta pessoas, se terá muitos pratos ou só os mais básicos — qualquer ceia de Natal merece ser bem decorada. A Caldo Bom ama essa época de comemorações, tanto que temos uma sessão dedicada apenas às festas de fim de ano, por isso selecionamos algumas ideias criativas, elegantes e bonitas para que a sua ceia faça sucesso. Confira!

1. Traga elementos da natureza para a sua mesa

É bacana buscar criar uma paleta de cores que fique harmônica. Se os seus pratos forem brancos e azuis, por exemplo, é possível escolher toalhas de mesa que tenham detalhes em tons de azul e, para contrastar com as cores verde e vermelha, típicas do Natal, você pode usar pequenos vasos com as flores da estação.

No Brasil, o Natal costuma ser um dia quente, então tenha o cuidado de escolher flores frescas, deixá-las hidratadas conforme a recomendação de cada espécie e, claro, como estamos falando de uma decoração para mesa, o ideal é escolher flores menores — as famosas “mosquitinhos” são uma ótima opção.

Para completar com o tom vermelho, sugerimos guardanapos ou jogos americanos nessa cor. O importante é observar as cores das suas louças e tentar criar uma harmonia entre elas e os outros elementos.

2. E se não houver espaço para que todos sentem à mesa?

Uma das coisas legais a respeito do Natal é que, nessa época do ano, a casa costuma ficar cheia. Nessas situações, é comum que algumas pessoas precisem improvisar e comer em balcões ou até mesmo no sofá da sala.

Se for esse o caso, você pode arrumar a mesa de uma forma diferente. Deixe o centro da mesa para colocar os pratos principais e escolha um cantinho (pode ser em um balcão ou aparador também) para empilhar pratos e deixar copos e taças. Assim, quem vai comer pega as louças, faz o prato e se acomoda onde for possível.

Organize os pratos de acordo com seus tamanhos e, para deixar esse espaço mais elegante, você pode envolver uma fita vermelha ou fazer um laço para cobrir a pilha de pratos. Se quiser, cole um pequeno ramo da sua árvore de natal na ponta do laço. Fica bonito e não dá trabalho.

3. Pense nos volumes da mesa

Uma mesa bonita é aquela que tem vários elementos de tamanhos diferentes. Olhe a sua mesa como uma tela em branco. Escolha uma toalha bonita ou suportes de pratos e panelas, reserve os espaços para posicionar os alimentos, distribua as taças, os copos, os talheres e os guardanapos.

Depois, observando os espaços que sobraram, veja o que você pode inserir para dar um ar natalino:

  • Enfeites da árvore de Natal
  • Vasos cheios com bolinhas vermelhas
  • Pinheiros em miniatura
  • Velas
  • Vaso com ramos verdes

Mesa decorada para o natal

4. Tá com pouco espaço? Então coloque os talheres nas taças

Uma tática esperta e que ajuda a economizar espaço é arrumar o guardanapo e os talheres dentro das taças ou copos. Além de criar um resultado bonito e charmoso, é uma ótima forma de economizar espaço na mesa.

+ Você pode gostar:

5. Invista na água saborizada

Além de ser uma opção refrescante para seus convidados, uma jarra ou filtro de cristal ou vidro com água saborizada é também uma forma de decoração. Você pode fazer diversas misturas de sabores, é praticamente impossível errar.

Sugerimos algumas combinações para a sua água saborizada:

  • Morango, limão siciliano e folhas de hortelã
  • Abacaxi, folhas de hortelã e limão
  • Romã, morangos e gengibre
  • Limão, gengibre e folhas de hortelã
  • Morango e folhas de manjericão
  • Maçã, limão e canela em pau
  • Laranja, gengibre, canela em pau e folhas de hortelã
  • Limão siciliano, morango e ramos de capim-cidreira

6. Mimos que viram decoração

Se você vai oferecer alguns mimos aos convidados, como mini panetones, docinhos especiais ou saquinhos com mix de castanhas, tente arrumar esses itens em pratinhos pequenos ou embalagens temáticas de natal e organize-os em um balcão ou aparador, ao lado das pilhas de pratos e das taças.

7. Cuide dos detalhes

Você não precisa gastar muito dinheiro ou ficar muito tempo organizando sua mesa. Na verdade, uma decoração mais minimalista e focada em pequenos detalhes é tão charmosa quanto as decorações mais elaboradas.

Você pode, por exemplo, criar laços especiais para seus guardanapos. Para isso, faça um rolo com cada guardanapo, amarre-os com um pedacinho pequeno de barbante cor de areia e prenda raminhos verdes ou vermelhos — sobre cada raminho, um pau de canela. É simples, bonito e aromático. Se quiser, use uma fita de cetim no lugar do barbante.

***

Agora que você já sabe como melhorar a aparência da sua mesa de Natal, seja para a ceia ou para o almoço, é só usar a criatividade e dar preferência aos itens que você já tem em casa. O importante é que a data seja celebrada com carinho e alegria. Feliz Natal!