Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

7 passos para organizar uma festa junina econômica e perfeita

Dicas

7 passos para organizar uma festa junina econômica e perfeita

A temporada de festa junina chegou e, com ela, o desejo do brasileiro de comparecer a todas as festas possíveis e, claro, de preparar seu próprio arraiá. Se você já tem até uma noção dos convidados, mas ainda está na dúvida a respeito dos gastos e dos preparos necessários para fazer seu festerê aí em sua casa, continue a leitura, pois hoje temos algumas dicas valiosas para que você organize sua festa junina sem gastar muito.

Como organizar uma festa junina econômica

Organizar sua própria festa junina é uma forma de transformar essa comemoração em algo ainda mais divertido. Se o preparo for em família, melhor ainda, pois é possível fazer até mesmo os quitutes mais tradicionais aí na cozinha da sua casa — a Caldo Bom tem uma seleção de receitas de festa junina para quem gosta de colocar a mão na massa.

Para que o seu festerê seja divertido e saia do jeitinho que você imagina, é interessante tomar cuidado em alguns aspectos da organização. Veja a seguir:

1. Estabeleça seu orçamento

O planejamento financeiro do seu evento vai evitar que você se estresse e transforme o que era para ser uma comemoração divertida em uma dor de cabeça. Por isso, coloque na ponta do lápis qual é a quantidade máxima que você pode gastar com a sua festa e, a partir daí, ficará mais fácil se planejar.

Uma possibilidade bacana é dividir as despesas ou pelo menos parte delas com seus convidados. Assim, cada pessoa desembolsa um pouquinho e todo mundo curte a festa.

mulher organizando festa junina

2. Defina o dia, a hora e o lugar

A festa vai ser na sua casa? Na área de confraternização do condomínio? Na casa de um amigo? Em algum salão alugado? Defina o quanto antes o local do arraiá, o dia e o horário. Assim que tiver esses dados confirmados, já avise seus convidados e peça para que eles confirmem presença o quanto antes. 

Ter uma relação de todos os convidados confirmados é importante por vários aspectos, como contabilizar quitutes e bebidas, pensar em números de talheres e cadeiras disponíveis, ver se há lugar para estacionar etc. Crie uma lista de convidados e se atenha a ela.

3. Faça uma listinha de tudo o que precisa ser comprado

Ir ao mercado sem uma lista de compras não é uma boa ideia, pois isso pode fazer com que você se esqueça de alguns itens ou compre coisas desnecessárias. Depois de ter uma noção da quantidade de pessoas que comparecerão no seu evento, veja tudo o que precisa ser comprado e faça listas em relação a ingredientes, bebidas, itens de decoração etc.

4. Capriche na decoração

A decoração mais fácil de fazer quando falamos em uma festa junina caseira são as bandeirinhas. Elas deixam o ambiente com aquele clima de arraiá que tanto gostamos e, para melhorar, são feitas sem dificuldade.

Além disso, há muitos vídeos na internet que ensinam a fazer os mais diversos tipos de decoração, como balões para pendurar no teto, enfeites de mesa, luminárias divertidas e por aí vai.

Se você vai receber crianças, pense também em recriar as brincadeiras tradicionais, como pescaria, jogo de argolas, tiro ao alvo, correio elegante, bingo, cadeia etc.

Você pode gostar:

5. Crie uma playlist de respeito

Uma boa festa junina precisa também de algumas músicas temáticas e que animem os convidados. O ideal é que você crie uma playlist com antecedência, para que, no dia do evento, não seja necessário buscar músicas temáticas. Capriche na escolha dos sons e veja como os convidados ficarão felizes.

6. Estabeleça um critério para as roupas

Lembre seus convidados de que é preciso ir a caráter para uma festa junina, hein! Sugira que as pessoas usem vestidos floridos, camisas xadrez, calças com remendos, chapéus de palha e todos os apetrechos que combinam com a ocasião.

7. Capriche nos quitutes

comidas de festa junina

As comidinhas de festa junina são uma maravilha à parte. Se você ainda não sabe direito o que preparar ou comprar para o grande dia, confira as nossas sugestões de comidas que fazem sucesso:

Planejar uma festa junina não é algo difícil demais, mas é preciso começar a pensar no evento com certa antecedência, para que tudo saia como o planejado. A Caldo Bom deseja que seu festerê seja incrível e memorável!