Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Por quanto tempo o feijão pode ficar congelado?

Curiosidades

Por quanto tempo o feijão pode ficar congelado?

Que o arroz e o feijão são uma combinação perfeita para a saúde você já sabe. O que talvez você não saiba é que é possível simplificar ainda mais o seu trabalho na cozinha preparando porções maiores e congelando-as para o restante da semana.

Porém, você pode estar se perguntando: quanto tempo o feijão congelado dura? Diferentemente do que acontece com o feijão resfriado, ou seja, deixado na geladeira, mas fora do congelador, nesse caso o prazo de validade é muito maior e com algumas dicas de preparo você pode deixá-lo com gostinho fresco na hora que for consumi-lo.

Aliás, essa é uma das dicas mais interessantes quando se trata de combinar uma boa alimentação com uma rotina corrida.

Por quanto tempo o feijão pode ficar congelado?

Aqui vai a boa notícia: se estivermos falando de feijão cozido, ele pode ficar congelado de dois a três meses que não trará nenhum tipo de problema para o consumo. Porém, não há necessidade de preparar quantidades que durem tanto tempo assim. Para uma pessoa com alimentação regular, cerca de um quilo de feijão é suficiente para uma ou duas semanas.

Portanto, você pode aproveitar o final de semana para colocar o feijão para cozinhar e deixá-lo pronto para o consumo ao longo dos dias seguintes. A quantidade a ser congelada deve levar em consideração as suas características de consumo. 

Se você come mais do que um quilo por semana, então prepare uma quantidade maior de uma vez, mas mantenha uma ou duas semanas como referência para obter os melhores resultados.

Dicas de como congelar feijão cozido

Embora você simplesmente possa preparar o feijão do seu jeito e, depois, congelá-lo, se você seguir algumas dicas poderá obter um resultado ainda melhor. Obter um feijão saboroso e com gostinho de como se tivesse sido preparado há poucos minutos é possível mesmo se você optar pela versão congelada.

Congele o feijão sem tempero

A principal dica para deixar o feijão congelado sempre fresquinho é prepará-lo sem tempero. Quando for descongelar, acrescente o tempero junto com uma quantidade média de água e pronto. Ele vai terminar de cozinhar e o resultado será um alimento muito mais fresco e com aspecto mais agradável.

Não cozinhe o feijão totalmente

Essa é outra dica que pode dar mais sabor ao seu feijão congelado. Quando for prepará-lo pela primeira vez, não o deixe cozinhar por completo. Cerca de 35 minutos na panela de pressão são suficientes. Retire-o do fogo, deixe esfriar e, somente depois, congele. A regra é: veja o tempo de preparo indicado na sua receita e considere 10 minutos a menos.

Guarde-o em potinhos pequenos

É mais interessante guardar um quilo de feijão congelado em cinco potes de 200 gramas do que em um pote de um quilo. Isso porque, ao retirar do congelador, você trabalhará apenas com a quantidade que será efetivamente consumida, evitando um processo de descongelamento intermediário no meio do caminho. Para se ter uma ideia, 200 gramas de feijão serve de 3 a quatro porções.

Receita de feijão preto no micro-ondas

O feijão é um poderoso aliado conta a anemia, auxilia na prevenção do câncer de mama e é fácil de ser preparado. Abaixo, escolhemos uma receita saborosa de Feijão Preto Caldo Bom feito no micro-ondas.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Deixe o feijão de molho em água por pelo menos 12 horas antes do preparo. Depois desse período, descarte a água, enxágue os grãos e reserve.
  2. Coloque o óleo, o alho e a cebola em um recipiente de vidro, tampe e leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima. 
  3. Acrescente o feijão, o louro, a água e o sal e misture bem. 
  4. Retorne o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 30 minutos em potência alta, abrindo o forno a cada 10 minutos para mexer o caldo e verificar se os grãos já estão macios.